Após polêmica, PepsiCo cancela projeto no Largo da Batata


Empresa havia anunciado parceria público-privada há uma semana; após críticas, prefeitura recuou

Por Igor Ribeiro
Atualização:

A PepsiCo está anunciando oficialmente a “descontinuidade do projeto de sua marca Ruffles em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros”. O acordo, que previa a revitalização e manutenção do Largo da Batata, causou grande discussão entre autoridades, urbanistas e comunidade.

Largo da Batata: em meio a críticas, prefeitura de São Paulo recua de projeto de parceria junto à PepsiCo Foto: CMSP/ Divulgação

O ESTADÃO primeiro noticiou a intenção da marca na quinta-feira (12), quando havia inclusive planos de realizar um evento no dia 15, na própria praça, para celebrar a parceria. A festa nunca chegou a ocorrer. A prefeitura anunciou sua desistência da parceria no mesmo fim de semana.

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“A decisão de tornar o termo assinado sem efeito nesta quinta-feira foi necessária para que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) se manifeste a respeito da proposta de comunicação visual do parceiro para o espaço”, disse a prefeitura em nota. A marca chegou a se pronunciar, reforçando que havia seguido “todas as diretrizes do processo administrativo com a SubPrefeitura de Pinheiros e que a iniciativa não contempla a mudança do nome do Largo da Batata (naming rights)“.

Ao ESTADÃO, a prefeitura atualizou a nota já compartilhada no último fim de semana, acrescentando que a proposta de comunicação visual da empresa para a praça “está em análise”.

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Leia a seguir a íntegra do comunicado enviado pela PepsiCo:

“PepsiCo decidiu pela descontinuidade do projeto de sua marca RUFFLES em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, para conservação e manutenção do Largo da Batata.

O objetivo do projeto sempre foi o de oferecer benefícios e melhorias para a população que frequenta o Largo. Lamentamos a percepção que pode ter sido gerada sobre intenções eventualmente diferentes desta.

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A companhia tem um histórico de boas práticas de parcerias no estado de São Paulo e em outras regiões do país, e irá repensar a iniciativa como um todo, uma vez que contribuir com o desenvolvimento socioambiental das comunidades continua sendo um forte compromisso da PepsiCo, presente há 70 anos no Brasil.

Todas as diretrizes do processo administrativo e leis vigentes foram cumpridas. A PepsiCo é, reconhecidamente, uma das empresas mais éticas do mundo, segundo o Instituto global Ethisphere.

A companhia reafirma seu compromisso com a cidade de São Paulo e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos."

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*Notícia atualizada às 21h20.

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A PepsiCo está anunciando oficialmente a “descontinuidade do projeto de sua marca Ruffles em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros”. O acordo, que previa a revitalização e manutenção do Largo da Batata, causou grande discussão entre autoridades, urbanistas e comunidade.

Largo da Batata: em meio a críticas, prefeitura de São Paulo recua de projeto de parceria junto à PepsiCo Foto: CMSP/ Divulgação

O ESTADÃO primeiro noticiou a intenção da marca na quinta-feira (12), quando havia inclusive planos de realizar um evento no dia 15, na própria praça, para celebrar a parceria. A festa nunca chegou a ocorrer. A prefeitura anunciou sua desistência da parceria no mesmo fim de semana.

“A decisão de tornar o termo assinado sem efeito nesta quinta-feira foi necessária para que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) se manifeste a respeito da proposta de comunicação visual do parceiro para o espaço”, disse a prefeitura em nota. A marca chegou a se pronunciar, reforçando que havia seguido “todas as diretrizes do processo administrativo com a SubPrefeitura de Pinheiros e que a iniciativa não contempla a mudança do nome do Largo da Batata (naming rights)“.

Ao ESTADÃO, a prefeitura atualizou a nota já compartilhada no último fim de semana, acrescentando que a proposta de comunicação visual da empresa para a praça “está em análise”.

Leia a seguir a íntegra do comunicado enviado pela PepsiCo:

“PepsiCo decidiu pela descontinuidade do projeto de sua marca RUFFLES em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, para conservação e manutenção do Largo da Batata.

O objetivo do projeto sempre foi o de oferecer benefícios e melhorias para a população que frequenta o Largo. Lamentamos a percepção que pode ter sido gerada sobre intenções eventualmente diferentes desta.

A companhia tem um histórico de boas práticas de parcerias no estado de São Paulo e em outras regiões do país, e irá repensar a iniciativa como um todo, uma vez que contribuir com o desenvolvimento socioambiental das comunidades continua sendo um forte compromisso da PepsiCo, presente há 70 anos no Brasil.

Todas as diretrizes do processo administrativo e leis vigentes foram cumpridas. A PepsiCo é, reconhecidamente, uma das empresas mais éticas do mundo, segundo o Instituto global Ethisphere.

A companhia reafirma seu compromisso com a cidade de São Paulo e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos."

*Notícia atualizada às 21h20.

A PepsiCo está anunciando oficialmente a “descontinuidade do projeto de sua marca Ruffles em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros”. O acordo, que previa a revitalização e manutenção do Largo da Batata, causou grande discussão entre autoridades, urbanistas e comunidade.

Largo da Batata: em meio a críticas, prefeitura de São Paulo recua de projeto de parceria junto à PepsiCo Foto: CMSP/ Divulgação

O ESTADÃO primeiro noticiou a intenção da marca na quinta-feira (12), quando havia inclusive planos de realizar um evento no dia 15, na própria praça, para celebrar a parceria. A festa nunca chegou a ocorrer. A prefeitura anunciou sua desistência da parceria no mesmo fim de semana.

“A decisão de tornar o termo assinado sem efeito nesta quinta-feira foi necessária para que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) se manifeste a respeito da proposta de comunicação visual do parceiro para o espaço”, disse a prefeitura em nota. A marca chegou a se pronunciar, reforçando que havia seguido “todas as diretrizes do processo administrativo com a SubPrefeitura de Pinheiros e que a iniciativa não contempla a mudança do nome do Largo da Batata (naming rights)“.

Ao ESTADÃO, a prefeitura atualizou a nota já compartilhada no último fim de semana, acrescentando que a proposta de comunicação visual da empresa para a praça “está em análise”.

Leia a seguir a íntegra do comunicado enviado pela PepsiCo:

“PepsiCo decidiu pela descontinuidade do projeto de sua marca RUFFLES em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, para conservação e manutenção do Largo da Batata.

O objetivo do projeto sempre foi o de oferecer benefícios e melhorias para a população que frequenta o Largo. Lamentamos a percepção que pode ter sido gerada sobre intenções eventualmente diferentes desta.

A companhia tem um histórico de boas práticas de parcerias no estado de São Paulo e em outras regiões do país, e irá repensar a iniciativa como um todo, uma vez que contribuir com o desenvolvimento socioambiental das comunidades continua sendo um forte compromisso da PepsiCo, presente há 70 anos no Brasil.

Todas as diretrizes do processo administrativo e leis vigentes foram cumpridas. A PepsiCo é, reconhecidamente, uma das empresas mais éticas do mundo, segundo o Instituto global Ethisphere.

A companhia reafirma seu compromisso com a cidade de São Paulo e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos."

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