Os investimentos em publicidade deverão atingir um marco histórico em 2024, ultrapassando pela primeira vez US$ 1 trilhão globalmente. O dado é fruto do mais recente relatório Warc’s Global Ad Spend Outlook 2024/25 Q4, produzido pela empresa do grupo Ascential, a mesma do Cannes Lions (representado oficialmente no Brasil pelo ESTADÃO). O aumento projetado de 10,7% nos gastos globais neste ano representa um adicional de US$ 104 bilhões, o segundo maior crescimento absoluto já registrado.
A maior parte desse crescimento é impulsionada pela mídia online, com destaque para empresas como Alphabet, Amazon e Meta. Em 2024, a televisão linear também desempenhou um papel relevante, com crescimento de 1,9%, totalizando US$ 153,6 bilhões. As redes sociais ainda dominam a publicidade digital, com US$ 252,7 bilhões em 2024. As perspectivas para esse segmento foram revisadas para cima (+19,3%) devido aos resultados positivos de plataformas como Facebook, Instagram e TikTok.
A única expansão já registrada maior que essa foi em 2021, tempos de recuperação pós-pandemia, aponta James McDonald, diretor de dados, inteligência e forecasting da Warc. “Se esse crescimento será sustentável, ainda é incerto, pois 2025 traz desafios significativos, como a pressão regulatória sobre Google e TikTok – juntos, eles representam um quarto do mercado publicitário fora da China”, destacou o executivo.
As projeções são baseadas em dados de cem mercados globais, utilizando uma rede neural que analisa mais de dois milhões de pontos de dados, incluindo receitas de mídia, despesas de marketing e tendências de consumo. A Warc é uma consultoria que também organiza a premiação internacional homônima de eficiência em marketing.
Dinheiro natalino
O relatório também estimou o impacto que as festas de fim de ano terão para os anunciantes, com um investimento projetado de US$ 299,2 bilhões no último trimestre de 2024. Só a Amazon deve arrecadar US$ 16,9 bilhões em receitas publicitárias no período – a expectativa do número geral, mundo afora é de quase US$ 300 bilhões na temporada de festas.
Os setores de tecnologia, eletrônicos e bens de consumo de rápida movimentação deverão liderar os investimentos em mídia de varejo online. A publicidade em plataformas de mídia do varejo deve alcançar US$ 46,2 bilhões no quarto trimestre, com um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior. Marcas de bebidas alcoólicas, cosméticos, alimentos e refrigerantes serão protagonistas nos investimentos em publicidade no período.