Itaú Empresas volta ao mercado após cinco anos com ex-jogador Ronaldo como garoto-propaganda


Unidade de negócios é voltada ao atendimento de pequenas e médias empresas; segundo especialista, banco tem apostado no esporte para construir sua marca

Por Wesley Gonsalves
Atualização:

O Itaú reformou a unidade de negócios dedicada ao atendimento de pequenas e médias empresas (PMEs) e relança a marca Itaú Empresas para o mercado brasileiro depois de cinco anos. Após colocar à frente das suas campanhas o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, a tenista Bia Haddad e a cantora Madonna, agora o banco escala o ex-jogador de futebol e empresário Ronaldo Nazário como seu novo “garoto propaganda” do segmento.

O reposicionamento se dá em meio a outras iniciativas do banco que completa 100 anos em 2024. Recentemente, o negócio apresentou ao mercado um novo logo, relançou divisão para média e alta renda, o Itaú Personnalité, e patrocinou o maior show da história da carreira da cantora americana Madonna, realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro.

O diretor de marketing do Itaú, Eduardo Tracanalla, conta que a nova identidade levou aproximadamente cinco anos para ser concretizada. O projeto, criado pela agência de publicidade Galeria, deve guiar os investimentos publicitários do banco no setor ao longo dos próximos anos na mídia impressa, televisão e ativações no mundo virtual.

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Ele destaca que, apesar de ser relançada no ano de centenário, a nova fase do Itaú Empresas não está diretamente ligada às comemorações da instituição financeira, mas sim à integração de serviços e lançamento de novas ferramentas de negócio no segmento de PMEs. “Nós vivemos isso para a média renda, no Itaú Uniclass, aconteceu antes no Personnalité, para a alta renda, e agora era a vez do nosso Itaú empresas”, afirma.

Ronaldo será o novo garoto-propaganda do Itaú em campanha voltada para pequenas e médias empresas Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação

Tracanella conta também que a expectativa do banco é conseguir expandir os planos de se tornar a opção dos clientes tanto na pessoa física quanto na pessoa jurídica, universalizando o atendimento aos associados. Segundo o banco, mais de 50% da base de correntistas é formada por clientes com contas nos dois segmentos. O executivo explica que a nova marcar quer atingir, em especial, os empresários e empreendedores com faturamento entre R$ 200 mil e R$ 60 milhões ao ano, que já possuem conta no Itaú, além de novos grupos.

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A campanha “Jogando Junto” destaca a transformação da unidade, que agora oferece serviços e assessoria estratégica personalizada. Em parceria com Ronaldo, a iniciativa traz histórias reais de clientes do banco, refletindo a nova abordagem consultiva e integrada. André Rodrigues, diretor de PMEs do Itaú Unibanco, enfatiza que o objetivo é ajudar os empreendedores a prosperar, abordando suas principais necessidades e desafios. A campanha inclui mais de 18 filmes para TV e outras mídias, reforçando a importância das PMEs, que representam 30% do PIB e 50% dos empregos no Brasil.

Trocando de banco

Entre empresários e empresárias anônimos, o pentacampeão e ex-dono do Cruzeiro Ronaldo chega ao banco para reforçar o posicionamento da instituição no segmento. Para o diretor de marketing, relação do atleta com os negócios impulsionou sua escolha a garoto propaganda da marca.

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“Nós estamos falando dele como uma personalidade muito querida e conhecida no Brasil e no mundo, da sua trajetória de superação que tem muito a ver com o empresariado e o empreendedor brasileiro que luta contra muitas dificuldades”, afirma Tracanella.

Mas essa não é a primeira vez que o Fenômeno sai dos campos para emprestar sua imagem a uma instituição financeira. À época, em 2006, junto de outros nomes da seleção pentacampeã, Ronaldo estrelou um comercial do Santander Banespa, logo após o banco espanhol adquirir a instituição brasileira privatizada nos anos 2000.

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Para o professor de marketing esportivo da ESPM, Ivan Martinho, o banco tradicional acerta ao lançar seu reposicionamento de marca do segmento de empresas, que segue o caminho já trilhado pela instituição. O banco vem atrelando seus investimentos publicitários ao universo do esporte.

Ronaldo foi mais uma celebridade do mundo dos esportes a ser contratado como garoto-propaganda do Itaú, depois de Lewis Hamilton e Bia Haddad Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação

”O Itaú apostou sistematicamente no esporte para construir sua marca. A atuação do banco se pautava no patrocínio da seleção brasileira de futebol, nos pacotes de transmissão, na Copa do Mundo do Brasil e também no tênis, através de torneios em que dialogava com seus clientes de alto valor”, afirma o especialista.

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“Mais recentemente o banco, através de seus diversos segmentos de clientes e marcas, resolveu apostar em atletas atuais como Bia Haddad, Carlos Alcaraz e Lewis Hamilton e, agora, alinhado com a estratégia de futebol, aposta em um dos maiores representantes do futebol brasileiro de todos os tempos, um atleta empresário muito bem-sucedido que, por curiosidade, já foi garoto-propaganda da concorrência anos atrás.”

Com o crescimento da briga de bancos tradicionais, dos segmentos totalmente digitais e das e cooperativas de crédito pelos empresários de pequenas e médias empresas, o Itaú quer abocanhar seu “quinhão” deste mercado. Para se destacar dos concorrentes, o foco é ofertar um mix com serviços tanto virtuais quanto físicos aos associados. “Nossa busca é como cada vez mais podemos oferecer um olhar integrado, um só Itaú”, diz Tracanella.

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Além da imagem do empresário e ex-jogador, o “rebranding” do Itaú dará espaço para a história pessoal de alguns dos seus clientes. Junto de Ronaldo, dez clientes apresentarão suas empresas e como eles têm utilizado os serviços financeiros do banco para alavancar os negócios.

O Itaú reformou a unidade de negócios dedicada ao atendimento de pequenas e médias empresas (PMEs) e relança a marca Itaú Empresas para o mercado brasileiro depois de cinco anos. Após colocar à frente das suas campanhas o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, a tenista Bia Haddad e a cantora Madonna, agora o banco escala o ex-jogador de futebol e empresário Ronaldo Nazário como seu novo “garoto propaganda” do segmento.

O reposicionamento se dá em meio a outras iniciativas do banco que completa 100 anos em 2024. Recentemente, o negócio apresentou ao mercado um novo logo, relançou divisão para média e alta renda, o Itaú Personnalité, e patrocinou o maior show da história da carreira da cantora americana Madonna, realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro.

O diretor de marketing do Itaú, Eduardo Tracanalla, conta que a nova identidade levou aproximadamente cinco anos para ser concretizada. O projeto, criado pela agência de publicidade Galeria, deve guiar os investimentos publicitários do banco no setor ao longo dos próximos anos na mídia impressa, televisão e ativações no mundo virtual.

Ele destaca que, apesar de ser relançada no ano de centenário, a nova fase do Itaú Empresas não está diretamente ligada às comemorações da instituição financeira, mas sim à integração de serviços e lançamento de novas ferramentas de negócio no segmento de PMEs. “Nós vivemos isso para a média renda, no Itaú Uniclass, aconteceu antes no Personnalité, para a alta renda, e agora era a vez do nosso Itaú empresas”, afirma.

Ronaldo será o novo garoto-propaganda do Itaú em campanha voltada para pequenas e médias empresas Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação

Tracanella conta também que a expectativa do banco é conseguir expandir os planos de se tornar a opção dos clientes tanto na pessoa física quanto na pessoa jurídica, universalizando o atendimento aos associados. Segundo o banco, mais de 50% da base de correntistas é formada por clientes com contas nos dois segmentos. O executivo explica que a nova marcar quer atingir, em especial, os empresários e empreendedores com faturamento entre R$ 200 mil e R$ 60 milhões ao ano, que já possuem conta no Itaú, além de novos grupos.

A campanha “Jogando Junto” destaca a transformação da unidade, que agora oferece serviços e assessoria estratégica personalizada. Em parceria com Ronaldo, a iniciativa traz histórias reais de clientes do banco, refletindo a nova abordagem consultiva e integrada. André Rodrigues, diretor de PMEs do Itaú Unibanco, enfatiza que o objetivo é ajudar os empreendedores a prosperar, abordando suas principais necessidades e desafios. A campanha inclui mais de 18 filmes para TV e outras mídias, reforçando a importância das PMEs, que representam 30% do PIB e 50% dos empregos no Brasil.

Trocando de banco

Entre empresários e empresárias anônimos, o pentacampeão e ex-dono do Cruzeiro Ronaldo chega ao banco para reforçar o posicionamento da instituição no segmento. Para o diretor de marketing, relação do atleta com os negócios impulsionou sua escolha a garoto propaganda da marca.

“Nós estamos falando dele como uma personalidade muito querida e conhecida no Brasil e no mundo, da sua trajetória de superação que tem muito a ver com o empresariado e o empreendedor brasileiro que luta contra muitas dificuldades”, afirma Tracanella.

Mas essa não é a primeira vez que o Fenômeno sai dos campos para emprestar sua imagem a uma instituição financeira. À época, em 2006, junto de outros nomes da seleção pentacampeã, Ronaldo estrelou um comercial do Santander Banespa, logo após o banco espanhol adquirir a instituição brasileira privatizada nos anos 2000.

Para o professor de marketing esportivo da ESPM, Ivan Martinho, o banco tradicional acerta ao lançar seu reposicionamento de marca do segmento de empresas, que segue o caminho já trilhado pela instituição. O banco vem atrelando seus investimentos publicitários ao universo do esporte.

Ronaldo foi mais uma celebridade do mundo dos esportes a ser contratado como garoto-propaganda do Itaú, depois de Lewis Hamilton e Bia Haddad Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação

”O Itaú apostou sistematicamente no esporte para construir sua marca. A atuação do banco se pautava no patrocínio da seleção brasileira de futebol, nos pacotes de transmissão, na Copa do Mundo do Brasil e também no tênis, através de torneios em que dialogava com seus clientes de alto valor”, afirma o especialista.

“Mais recentemente o banco, através de seus diversos segmentos de clientes e marcas, resolveu apostar em atletas atuais como Bia Haddad, Carlos Alcaraz e Lewis Hamilton e, agora, alinhado com a estratégia de futebol, aposta em um dos maiores representantes do futebol brasileiro de todos os tempos, um atleta empresário muito bem-sucedido que, por curiosidade, já foi garoto-propaganda da concorrência anos atrás.”

Com o crescimento da briga de bancos tradicionais, dos segmentos totalmente digitais e das e cooperativas de crédito pelos empresários de pequenas e médias empresas, o Itaú quer abocanhar seu “quinhão” deste mercado. Para se destacar dos concorrentes, o foco é ofertar um mix com serviços tanto virtuais quanto físicos aos associados. “Nossa busca é como cada vez mais podemos oferecer um olhar integrado, um só Itaú”, diz Tracanella.

Além da imagem do empresário e ex-jogador, o “rebranding” do Itaú dará espaço para a história pessoal de alguns dos seus clientes. Junto de Ronaldo, dez clientes apresentarão suas empresas e como eles têm utilizado os serviços financeiros do banco para alavancar os negócios.

O Itaú reformou a unidade de negócios dedicada ao atendimento de pequenas e médias empresas (PMEs) e relança a marca Itaú Empresas para o mercado brasileiro depois de cinco anos. Após colocar à frente das suas campanhas o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, a tenista Bia Haddad e a cantora Madonna, agora o banco escala o ex-jogador de futebol e empresário Ronaldo Nazário como seu novo “garoto propaganda” do segmento.

O reposicionamento se dá em meio a outras iniciativas do banco que completa 100 anos em 2024. Recentemente, o negócio apresentou ao mercado um novo logo, relançou divisão para média e alta renda, o Itaú Personnalité, e patrocinou o maior show da história da carreira da cantora americana Madonna, realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro.

O diretor de marketing do Itaú, Eduardo Tracanalla, conta que a nova identidade levou aproximadamente cinco anos para ser concretizada. O projeto, criado pela agência de publicidade Galeria, deve guiar os investimentos publicitários do banco no setor ao longo dos próximos anos na mídia impressa, televisão e ativações no mundo virtual.

Ele destaca que, apesar de ser relançada no ano de centenário, a nova fase do Itaú Empresas não está diretamente ligada às comemorações da instituição financeira, mas sim à integração de serviços e lançamento de novas ferramentas de negócio no segmento de PMEs. “Nós vivemos isso para a média renda, no Itaú Uniclass, aconteceu antes no Personnalité, para a alta renda, e agora era a vez do nosso Itaú empresas”, afirma.

Ronaldo será o novo garoto-propaganda do Itaú em campanha voltada para pequenas e médias empresas Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação

Tracanella conta também que a expectativa do banco é conseguir expandir os planos de se tornar a opção dos clientes tanto na pessoa física quanto na pessoa jurídica, universalizando o atendimento aos associados. Segundo o banco, mais de 50% da base de correntistas é formada por clientes com contas nos dois segmentos. O executivo explica que a nova marcar quer atingir, em especial, os empresários e empreendedores com faturamento entre R$ 200 mil e R$ 60 milhões ao ano, que já possuem conta no Itaú, além de novos grupos.

A campanha “Jogando Junto” destaca a transformação da unidade, que agora oferece serviços e assessoria estratégica personalizada. Em parceria com Ronaldo, a iniciativa traz histórias reais de clientes do banco, refletindo a nova abordagem consultiva e integrada. André Rodrigues, diretor de PMEs do Itaú Unibanco, enfatiza que o objetivo é ajudar os empreendedores a prosperar, abordando suas principais necessidades e desafios. A campanha inclui mais de 18 filmes para TV e outras mídias, reforçando a importância das PMEs, que representam 30% do PIB e 50% dos empregos no Brasil.

Trocando de banco

Entre empresários e empresárias anônimos, o pentacampeão e ex-dono do Cruzeiro Ronaldo chega ao banco para reforçar o posicionamento da instituição no segmento. Para o diretor de marketing, relação do atleta com os negócios impulsionou sua escolha a garoto propaganda da marca.

“Nós estamos falando dele como uma personalidade muito querida e conhecida no Brasil e no mundo, da sua trajetória de superação que tem muito a ver com o empresariado e o empreendedor brasileiro que luta contra muitas dificuldades”, afirma Tracanella.

Mas essa não é a primeira vez que o Fenômeno sai dos campos para emprestar sua imagem a uma instituição financeira. À época, em 2006, junto de outros nomes da seleção pentacampeã, Ronaldo estrelou um comercial do Santander Banespa, logo após o banco espanhol adquirir a instituição brasileira privatizada nos anos 2000.

Para o professor de marketing esportivo da ESPM, Ivan Martinho, o banco tradicional acerta ao lançar seu reposicionamento de marca do segmento de empresas, que segue o caminho já trilhado pela instituição. O banco vem atrelando seus investimentos publicitários ao universo do esporte.

Ronaldo foi mais uma celebridade do mundo dos esportes a ser contratado como garoto-propaganda do Itaú, depois de Lewis Hamilton e Bia Haddad Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação

”O Itaú apostou sistematicamente no esporte para construir sua marca. A atuação do banco se pautava no patrocínio da seleção brasileira de futebol, nos pacotes de transmissão, na Copa do Mundo do Brasil e também no tênis, através de torneios em que dialogava com seus clientes de alto valor”, afirma o especialista.

“Mais recentemente o banco, através de seus diversos segmentos de clientes e marcas, resolveu apostar em atletas atuais como Bia Haddad, Carlos Alcaraz e Lewis Hamilton e, agora, alinhado com a estratégia de futebol, aposta em um dos maiores representantes do futebol brasileiro de todos os tempos, um atleta empresário muito bem-sucedido que, por curiosidade, já foi garoto-propaganda da concorrência anos atrás.”

Com o crescimento da briga de bancos tradicionais, dos segmentos totalmente digitais e das e cooperativas de crédito pelos empresários de pequenas e médias empresas, o Itaú quer abocanhar seu “quinhão” deste mercado. Para se destacar dos concorrentes, o foco é ofertar um mix com serviços tanto virtuais quanto físicos aos associados. “Nossa busca é como cada vez mais podemos oferecer um olhar integrado, um só Itaú”, diz Tracanella.

Além da imagem do empresário e ex-jogador, o “rebranding” do Itaú dará espaço para a história pessoal de alguns dos seus clientes. Junto de Ronaldo, dez clientes apresentarão suas empresas e como eles têm utilizado os serviços financeiros do banco para alavancar os negócios.

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