Nesta quarta-feira, 22, serão conhecidas as Marcas Mais 2024, estudo elaborado por Estadão e Troiano Branding que chega a sua 10ª edição. Na noite de hoje será realizado, em São Paulo, o evento que premiará as marcas mais envolventes hoje segundo os consumidores brasileiros.
A pesquisa analisou as respostas de mais de 11,5 mil pessoas, nas cinco regiões do Brasil, sendo mulheres e homens de classes A, B e C. Foram avaliadas mais de 35 categorias, como Automóveis, Bancos, Celulares, Cervejas, Construtoras, Desodorantes, Farmácias e Seguradoras, por meio de um painel online. A metodologia da Troiano Branding identifica a exata relevância da marca para o consumidor segundo diversos critérios, sendo os principais seu grau de envolvimento, a preferência de compra por seus produtos, sua familiaridade com a empresa, o nível de rejeição e seu desconhecimento de serviços e produtos. Deste processo resultam índices que determinam o pódio das marcas em cada categoria.
O ciclo final começa com o evento desta noite e segue até a edição de um caderno especial do Estadão no domingo, 27. Neste ínterim, análises sobre branding, awareness e tendências de mercado, entre outros temas, serão publicados nas plataformas digitais dos realizadores. Reportagens, artigos e outros formatos examinarão os resultados e ajudarão a audiência a interpretar o estudo e seus vencedores.
Nesta década, já passaram pelo ranking centenas de marcas, de multinacionais às regionais, de centenárias às jovens, de grandes anunciantes àquelas de comunicação mais pontual. Tendo em vista a longevidade e a relevância dessas empresas, o Marca Mais 2024 traz duas novas categorias: Top 5 Melhor Performance nos 10 anos de ranking; e Top 5 Marcas do Futuro para os próximos 10 anos.
Os premiados serão anunciados no portal Marca Mais e ao vivo, durante o evento desta noite, que é reservado para convidados. A cerimônia contará, porém, com transmissão aberta, em tempo real, por meio das plataformas sociais do Estadão, a partir das 19h.