Quem é Gabb? Sociólogo e único influenciador brasileiro convidado do TikTok para o Cannes Lions


Criador de conteúdo aproveitou a oportunidade para fazer conexões com executivos do setor para futuros projetos

Por Wesley Gonsalves
Atualização:

ENVIADO ESPECIAL A CANNES - Na suíte 155 do luxuoso hotel Carlton, à beira-mar do mediterrâneo, em Cannes, o influenciador Gabriel Moraes, o Gabb, como é conhecido no mundo virtual, se preparava para mais um dos seus compromissos de trabalho durante o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. A convite do TikTok Business, ele foi o único criador de conteúdo da América Latina convidado pela plataforma chinesa para participar de uma série de eventos na Riviera Francesa com o mercado publicitário global.

Assim como a própria organização oficial do Cannes Lions, agências, anunciantes, redes sociais e outras gigantes do setor colocaram de vez os criadores de conteúdo para dentro do evento de criatividade e no centro das discussões. Com executivos, debatem os próximos passos para o crescimento desse mercado, que tem projeções bilionárias para os próximos anos. “Para mim é uma honra, eu nunca imaginei que estaria nesse lugar, na meca da publicidade, no Cannes Lions”, dispara Gabb.

Nessa agenda de trabalho, mesclando o glamour dos eventos no Sul da França com áreas de entretenimento para celebridades, Gabb também seguiu uma agenda carregada de encontros profissionais, como as participações em palestras para executivos do setor e também para se conectar com nomes importantes.

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Gabb participa do Cannes Lions Foto: SORAYA URSINE

Enquanto se preparava para ir a mais uma agenda, no caminho do saguão do hotel de arquitetura da Belle Époque, no hall com lustres de cristal e escadarias de mármores exóticos, o influenciador parecia ter entendido a principal função do festival que é se conectar a outros nomes do mercado. Ali no saguão mesmo, o influenciador aproveitou o rápido encontro por acaso com a presidente da agência WMcCann, Renata Bokel, para disparar: “Vamos fechar aqueles jobs juntos”.

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‘She’s a movie star’

Sociólogo de formação e apaixonado pelas redes sociais, Gabb começou a criar conteúdo na internet há pelo menos 10 anos. Contudo, o seu ponto de mudança ocorreu em outubro de 2023, quando ele tomou a decisão de rumar sua produção para o segmento de moda.

Com comentários ácidos e divertidos, ele comenta em vídeos alguns dos “looks” de famosos em tapetes vermelhos, analisa desfiles, marcas e tudo em relação ao segmento. “Sou sociólogo. E a gente sabe que quem fala sobre tudo, não fala sobre nada. Foi aí que decidi que eu precisava trabalhar com o que o meu coração mandava, que era a moda”, lembra.

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Apesar de usar uma pitada de autenticidade com seus bordões como “eu bati na perna, eu inclinei para trás”, “horrorosa” e “she’s a movie star”, se engana quem acredita que seu conteúdo é feito no improviso. Para os vídeos, assim como para o restante da sua carreira, o influenciador é um devoto da preparação e do planejamento.

Com inspiração na apresentadora americana Joan Rivers, ele critica e elogia alguns dos modelitos das famosas. Em um desses vídeos, feito sobre a festa de aniversário de Angélica Huck, o conteúdo chegou aos ouvidos do apresentador do dominical Luciano Huck que convidou o comunicador para participar do programa Domingão do Huck, comentando looks. “Comecei a fazer os conteúdos no TikTok como preparação para ter o meu programa de moda (Ambulatório da Moda). Mas a minha virada de carreira veio com o Huck”, conta.

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Depois de Huck e do aumento expressivo da sua audiência nas redes sociais, que trouxe novos fãs, a relação com a TV também trouxe os negócios com as marcas.

Com contratos para o próprio Tiktok, McDonald’s, Coca-Cola e outras gigantes do setor, o jovem é um dos agenciados pela agência Chango. Ele lembra que com a chegada do seu sucesso recente, um dos pontos mais importantes é a sua preocupação de se associar às marcas que tenham realmente uma conexão com a sua criatividade e seu público.

“Tomo muito cuidado com quem vou falar, e quais marcas quero me associar. Não estou procurando só dinheiro, quero construir uma carreira sólida e para isso tenho de me juntar a pessoas e marcas que acredito, que são consolidadas”, complementa.

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Gabb prefere escolher as marcas para as quais vai trabalhar Foto: SOraya Ursine/Estadão

Diferentemente de outros criadores de conteúdo que recentemente se envolveram em polêmicas ao divulgar marcas de jogos digitais e casas virtuais de apostas, Gabb vê na seletividade dos seus parceiros de negócio seu diferencial para ser perene neste mercado que catapulta nomes e os joga ao ostracismo na mesma velocidade. “É um dinheiro que mudaria minha vida, mas eu prefiro trabalhar 10 anos com marcas legais, do que seis meses com uma marca que não vai ter uma vida útil para mim.”

Criadores na Riviera

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Na primeira edição do festival em que o Cannes Lions abriu espaço para os criadores, os influenciadores que transitam pelas festas, praias e eventos com o mercado, não chegam apenas para “aprender”, mas também para ensinar o mercado.

Nesta quinta-feira, 20, do Palácio dos Festivais aos stands particulares das marcas na praia, o dia foi dos criadores de conteúdo, que entre uma foto e outra com os fãs, discutiam sobre o mercado de influência na publicidade.

A exemplo do brasileiro, outros criadores foram colocados no centro dos painéis e palestras para ensinar aos executivos e criativos a entender melhor a audiência e a conexão desses profissionais com o seu público. “Quando fui convidado pelo TikTok global para vir para Cannes representar a América Latina, eu caí da cadeira”, brinca Gabb.

Abrindo a programação oficial do Cannes Lions para o dia, no Palácio dos Festivais, um dos principais painéis, foi debatido o desenvolvimento do mercado, os próximos passos dos investimentos no setor e também o avanço da criatividade. Nos eventos ao longo do Boulevard de La Croisette, como na Spotify Beach, outros “talks” com influenciadores e executivos também debatiam os gargalos do crescimento do setor para o futuro.

ENVIADO ESPECIAL A CANNES - Na suíte 155 do luxuoso hotel Carlton, à beira-mar do mediterrâneo, em Cannes, o influenciador Gabriel Moraes, o Gabb, como é conhecido no mundo virtual, se preparava para mais um dos seus compromissos de trabalho durante o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. A convite do TikTok Business, ele foi o único criador de conteúdo da América Latina convidado pela plataforma chinesa para participar de uma série de eventos na Riviera Francesa com o mercado publicitário global.

Assim como a própria organização oficial do Cannes Lions, agências, anunciantes, redes sociais e outras gigantes do setor colocaram de vez os criadores de conteúdo para dentro do evento de criatividade e no centro das discussões. Com executivos, debatem os próximos passos para o crescimento desse mercado, que tem projeções bilionárias para os próximos anos. “Para mim é uma honra, eu nunca imaginei que estaria nesse lugar, na meca da publicidade, no Cannes Lions”, dispara Gabb.

Nessa agenda de trabalho, mesclando o glamour dos eventos no Sul da França com áreas de entretenimento para celebridades, Gabb também seguiu uma agenda carregada de encontros profissionais, como as participações em palestras para executivos do setor e também para se conectar com nomes importantes.

Gabb participa do Cannes Lions Foto: SORAYA URSINE

Enquanto se preparava para ir a mais uma agenda, no caminho do saguão do hotel de arquitetura da Belle Époque, no hall com lustres de cristal e escadarias de mármores exóticos, o influenciador parecia ter entendido a principal função do festival que é se conectar a outros nomes do mercado. Ali no saguão mesmo, o influenciador aproveitou o rápido encontro por acaso com a presidente da agência WMcCann, Renata Bokel, para disparar: “Vamos fechar aqueles jobs juntos”.

‘She’s a movie star’

Sociólogo de formação e apaixonado pelas redes sociais, Gabb começou a criar conteúdo na internet há pelo menos 10 anos. Contudo, o seu ponto de mudança ocorreu em outubro de 2023, quando ele tomou a decisão de rumar sua produção para o segmento de moda.

Com comentários ácidos e divertidos, ele comenta em vídeos alguns dos “looks” de famosos em tapetes vermelhos, analisa desfiles, marcas e tudo em relação ao segmento. “Sou sociólogo. E a gente sabe que quem fala sobre tudo, não fala sobre nada. Foi aí que decidi que eu precisava trabalhar com o que o meu coração mandava, que era a moda”, lembra.

Apesar de usar uma pitada de autenticidade com seus bordões como “eu bati na perna, eu inclinei para trás”, “horrorosa” e “she’s a movie star”, se engana quem acredita que seu conteúdo é feito no improviso. Para os vídeos, assim como para o restante da sua carreira, o influenciador é um devoto da preparação e do planejamento.

Com inspiração na apresentadora americana Joan Rivers, ele critica e elogia alguns dos modelitos das famosas. Em um desses vídeos, feito sobre a festa de aniversário de Angélica Huck, o conteúdo chegou aos ouvidos do apresentador do dominical Luciano Huck que convidou o comunicador para participar do programa Domingão do Huck, comentando looks. “Comecei a fazer os conteúdos no TikTok como preparação para ter o meu programa de moda (Ambulatório da Moda). Mas a minha virada de carreira veio com o Huck”, conta.

Depois de Huck e do aumento expressivo da sua audiência nas redes sociais, que trouxe novos fãs, a relação com a TV também trouxe os negócios com as marcas.

Com contratos para o próprio Tiktok, McDonald’s, Coca-Cola e outras gigantes do setor, o jovem é um dos agenciados pela agência Chango. Ele lembra que com a chegada do seu sucesso recente, um dos pontos mais importantes é a sua preocupação de se associar às marcas que tenham realmente uma conexão com a sua criatividade e seu público.

“Tomo muito cuidado com quem vou falar, e quais marcas quero me associar. Não estou procurando só dinheiro, quero construir uma carreira sólida e para isso tenho de me juntar a pessoas e marcas que acredito, que são consolidadas”, complementa.

Gabb prefere escolher as marcas para as quais vai trabalhar Foto: SOraya Ursine/Estadão

Diferentemente de outros criadores de conteúdo que recentemente se envolveram em polêmicas ao divulgar marcas de jogos digitais e casas virtuais de apostas, Gabb vê na seletividade dos seus parceiros de negócio seu diferencial para ser perene neste mercado que catapulta nomes e os joga ao ostracismo na mesma velocidade. “É um dinheiro que mudaria minha vida, mas eu prefiro trabalhar 10 anos com marcas legais, do que seis meses com uma marca que não vai ter uma vida útil para mim.”

Criadores na Riviera

Na primeira edição do festival em que o Cannes Lions abriu espaço para os criadores, os influenciadores que transitam pelas festas, praias e eventos com o mercado, não chegam apenas para “aprender”, mas também para ensinar o mercado.

Nesta quinta-feira, 20, do Palácio dos Festivais aos stands particulares das marcas na praia, o dia foi dos criadores de conteúdo, que entre uma foto e outra com os fãs, discutiam sobre o mercado de influência na publicidade.

A exemplo do brasileiro, outros criadores foram colocados no centro dos painéis e palestras para ensinar aos executivos e criativos a entender melhor a audiência e a conexão desses profissionais com o seu público. “Quando fui convidado pelo TikTok global para vir para Cannes representar a América Latina, eu caí da cadeira”, brinca Gabb.

Abrindo a programação oficial do Cannes Lions para o dia, no Palácio dos Festivais, um dos principais painéis, foi debatido o desenvolvimento do mercado, os próximos passos dos investimentos no setor e também o avanço da criatividade. Nos eventos ao longo do Boulevard de La Croisette, como na Spotify Beach, outros “talks” com influenciadores e executivos também debatiam os gargalos do crescimento do setor para o futuro.

ENVIADO ESPECIAL A CANNES - Na suíte 155 do luxuoso hotel Carlton, à beira-mar do mediterrâneo, em Cannes, o influenciador Gabriel Moraes, o Gabb, como é conhecido no mundo virtual, se preparava para mais um dos seus compromissos de trabalho durante o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. A convite do TikTok Business, ele foi o único criador de conteúdo da América Latina convidado pela plataforma chinesa para participar de uma série de eventos na Riviera Francesa com o mercado publicitário global.

Assim como a própria organização oficial do Cannes Lions, agências, anunciantes, redes sociais e outras gigantes do setor colocaram de vez os criadores de conteúdo para dentro do evento de criatividade e no centro das discussões. Com executivos, debatem os próximos passos para o crescimento desse mercado, que tem projeções bilionárias para os próximos anos. “Para mim é uma honra, eu nunca imaginei que estaria nesse lugar, na meca da publicidade, no Cannes Lions”, dispara Gabb.

Nessa agenda de trabalho, mesclando o glamour dos eventos no Sul da França com áreas de entretenimento para celebridades, Gabb também seguiu uma agenda carregada de encontros profissionais, como as participações em palestras para executivos do setor e também para se conectar com nomes importantes.

Gabb participa do Cannes Lions Foto: SORAYA URSINE

Enquanto se preparava para ir a mais uma agenda, no caminho do saguão do hotel de arquitetura da Belle Époque, no hall com lustres de cristal e escadarias de mármores exóticos, o influenciador parecia ter entendido a principal função do festival que é se conectar a outros nomes do mercado. Ali no saguão mesmo, o influenciador aproveitou o rápido encontro por acaso com a presidente da agência WMcCann, Renata Bokel, para disparar: “Vamos fechar aqueles jobs juntos”.

‘She’s a movie star’

Sociólogo de formação e apaixonado pelas redes sociais, Gabb começou a criar conteúdo na internet há pelo menos 10 anos. Contudo, o seu ponto de mudança ocorreu em outubro de 2023, quando ele tomou a decisão de rumar sua produção para o segmento de moda.

Com comentários ácidos e divertidos, ele comenta em vídeos alguns dos “looks” de famosos em tapetes vermelhos, analisa desfiles, marcas e tudo em relação ao segmento. “Sou sociólogo. E a gente sabe que quem fala sobre tudo, não fala sobre nada. Foi aí que decidi que eu precisava trabalhar com o que o meu coração mandava, que era a moda”, lembra.

Apesar de usar uma pitada de autenticidade com seus bordões como “eu bati na perna, eu inclinei para trás”, “horrorosa” e “she’s a movie star”, se engana quem acredita que seu conteúdo é feito no improviso. Para os vídeos, assim como para o restante da sua carreira, o influenciador é um devoto da preparação e do planejamento.

Com inspiração na apresentadora americana Joan Rivers, ele critica e elogia alguns dos modelitos das famosas. Em um desses vídeos, feito sobre a festa de aniversário de Angélica Huck, o conteúdo chegou aos ouvidos do apresentador do dominical Luciano Huck que convidou o comunicador para participar do programa Domingão do Huck, comentando looks. “Comecei a fazer os conteúdos no TikTok como preparação para ter o meu programa de moda (Ambulatório da Moda). Mas a minha virada de carreira veio com o Huck”, conta.

Depois de Huck e do aumento expressivo da sua audiência nas redes sociais, que trouxe novos fãs, a relação com a TV também trouxe os negócios com as marcas.

Com contratos para o próprio Tiktok, McDonald’s, Coca-Cola e outras gigantes do setor, o jovem é um dos agenciados pela agência Chango. Ele lembra que com a chegada do seu sucesso recente, um dos pontos mais importantes é a sua preocupação de se associar às marcas que tenham realmente uma conexão com a sua criatividade e seu público.

“Tomo muito cuidado com quem vou falar, e quais marcas quero me associar. Não estou procurando só dinheiro, quero construir uma carreira sólida e para isso tenho de me juntar a pessoas e marcas que acredito, que são consolidadas”, complementa.

Gabb prefere escolher as marcas para as quais vai trabalhar Foto: SOraya Ursine/Estadão

Diferentemente de outros criadores de conteúdo que recentemente se envolveram em polêmicas ao divulgar marcas de jogos digitais e casas virtuais de apostas, Gabb vê na seletividade dos seus parceiros de negócio seu diferencial para ser perene neste mercado que catapulta nomes e os joga ao ostracismo na mesma velocidade. “É um dinheiro que mudaria minha vida, mas eu prefiro trabalhar 10 anos com marcas legais, do que seis meses com uma marca que não vai ter uma vida útil para mim.”

Criadores na Riviera

Na primeira edição do festival em que o Cannes Lions abriu espaço para os criadores, os influenciadores que transitam pelas festas, praias e eventos com o mercado, não chegam apenas para “aprender”, mas também para ensinar o mercado.

Nesta quinta-feira, 20, do Palácio dos Festivais aos stands particulares das marcas na praia, o dia foi dos criadores de conteúdo, que entre uma foto e outra com os fãs, discutiam sobre o mercado de influência na publicidade.

A exemplo do brasileiro, outros criadores foram colocados no centro dos painéis e palestras para ensinar aos executivos e criativos a entender melhor a audiência e a conexão desses profissionais com o seu público. “Quando fui convidado pelo TikTok global para vir para Cannes representar a América Latina, eu caí da cadeira”, brinca Gabb.

Abrindo a programação oficial do Cannes Lions para o dia, no Palácio dos Festivais, um dos principais painéis, foi debatido o desenvolvimento do mercado, os próximos passos dos investimentos no setor e também o avanço da criatividade. Nos eventos ao longo do Boulevard de La Croisette, como na Spotify Beach, outros “talks” com influenciadores e executivos também debatiam os gargalos do crescimento do setor para o futuro.

ENVIADO ESPECIAL A CANNES - Na suíte 155 do luxuoso hotel Carlton, à beira-mar do mediterrâneo, em Cannes, o influenciador Gabriel Moraes, o Gabb, como é conhecido no mundo virtual, se preparava para mais um dos seus compromissos de trabalho durante o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. A convite do TikTok Business, ele foi o único criador de conteúdo da América Latina convidado pela plataforma chinesa para participar de uma série de eventos na Riviera Francesa com o mercado publicitário global.

Assim como a própria organização oficial do Cannes Lions, agências, anunciantes, redes sociais e outras gigantes do setor colocaram de vez os criadores de conteúdo para dentro do evento de criatividade e no centro das discussões. Com executivos, debatem os próximos passos para o crescimento desse mercado, que tem projeções bilionárias para os próximos anos. “Para mim é uma honra, eu nunca imaginei que estaria nesse lugar, na meca da publicidade, no Cannes Lions”, dispara Gabb.

Nessa agenda de trabalho, mesclando o glamour dos eventos no Sul da França com áreas de entretenimento para celebridades, Gabb também seguiu uma agenda carregada de encontros profissionais, como as participações em palestras para executivos do setor e também para se conectar com nomes importantes.

Gabb participa do Cannes Lions Foto: SORAYA URSINE

Enquanto se preparava para ir a mais uma agenda, no caminho do saguão do hotel de arquitetura da Belle Époque, no hall com lustres de cristal e escadarias de mármores exóticos, o influenciador parecia ter entendido a principal função do festival que é se conectar a outros nomes do mercado. Ali no saguão mesmo, o influenciador aproveitou o rápido encontro por acaso com a presidente da agência WMcCann, Renata Bokel, para disparar: “Vamos fechar aqueles jobs juntos”.

‘She’s a movie star’

Sociólogo de formação e apaixonado pelas redes sociais, Gabb começou a criar conteúdo na internet há pelo menos 10 anos. Contudo, o seu ponto de mudança ocorreu em outubro de 2023, quando ele tomou a decisão de rumar sua produção para o segmento de moda.

Com comentários ácidos e divertidos, ele comenta em vídeos alguns dos “looks” de famosos em tapetes vermelhos, analisa desfiles, marcas e tudo em relação ao segmento. “Sou sociólogo. E a gente sabe que quem fala sobre tudo, não fala sobre nada. Foi aí que decidi que eu precisava trabalhar com o que o meu coração mandava, que era a moda”, lembra.

Apesar de usar uma pitada de autenticidade com seus bordões como “eu bati na perna, eu inclinei para trás”, “horrorosa” e “she’s a movie star”, se engana quem acredita que seu conteúdo é feito no improviso. Para os vídeos, assim como para o restante da sua carreira, o influenciador é um devoto da preparação e do planejamento.

Com inspiração na apresentadora americana Joan Rivers, ele critica e elogia alguns dos modelitos das famosas. Em um desses vídeos, feito sobre a festa de aniversário de Angélica Huck, o conteúdo chegou aos ouvidos do apresentador do dominical Luciano Huck que convidou o comunicador para participar do programa Domingão do Huck, comentando looks. “Comecei a fazer os conteúdos no TikTok como preparação para ter o meu programa de moda (Ambulatório da Moda). Mas a minha virada de carreira veio com o Huck”, conta.

Depois de Huck e do aumento expressivo da sua audiência nas redes sociais, que trouxe novos fãs, a relação com a TV também trouxe os negócios com as marcas.

Com contratos para o próprio Tiktok, McDonald’s, Coca-Cola e outras gigantes do setor, o jovem é um dos agenciados pela agência Chango. Ele lembra que com a chegada do seu sucesso recente, um dos pontos mais importantes é a sua preocupação de se associar às marcas que tenham realmente uma conexão com a sua criatividade e seu público.

“Tomo muito cuidado com quem vou falar, e quais marcas quero me associar. Não estou procurando só dinheiro, quero construir uma carreira sólida e para isso tenho de me juntar a pessoas e marcas que acredito, que são consolidadas”, complementa.

Gabb prefere escolher as marcas para as quais vai trabalhar Foto: SOraya Ursine/Estadão

Diferentemente de outros criadores de conteúdo que recentemente se envolveram em polêmicas ao divulgar marcas de jogos digitais e casas virtuais de apostas, Gabb vê na seletividade dos seus parceiros de negócio seu diferencial para ser perene neste mercado que catapulta nomes e os joga ao ostracismo na mesma velocidade. “É um dinheiro que mudaria minha vida, mas eu prefiro trabalhar 10 anos com marcas legais, do que seis meses com uma marca que não vai ter uma vida útil para mim.”

Criadores na Riviera

Na primeira edição do festival em que o Cannes Lions abriu espaço para os criadores, os influenciadores que transitam pelas festas, praias e eventos com o mercado, não chegam apenas para “aprender”, mas também para ensinar o mercado.

Nesta quinta-feira, 20, do Palácio dos Festivais aos stands particulares das marcas na praia, o dia foi dos criadores de conteúdo, que entre uma foto e outra com os fãs, discutiam sobre o mercado de influência na publicidade.

A exemplo do brasileiro, outros criadores foram colocados no centro dos painéis e palestras para ensinar aos executivos e criativos a entender melhor a audiência e a conexão desses profissionais com o seu público. “Quando fui convidado pelo TikTok global para vir para Cannes representar a América Latina, eu caí da cadeira”, brinca Gabb.

Abrindo a programação oficial do Cannes Lions para o dia, no Palácio dos Festivais, um dos principais painéis, foi debatido o desenvolvimento do mercado, os próximos passos dos investimentos no setor e também o avanço da criatividade. Nos eventos ao longo do Boulevard de La Croisette, como na Spotify Beach, outros “talks” com influenciadores e executivos também debatiam os gargalos do crescimento do setor para o futuro.

ENVIADO ESPECIAL A CANNES - Na suíte 155 do luxuoso hotel Carlton, à beira-mar do mediterrâneo, em Cannes, o influenciador Gabriel Moraes, o Gabb, como é conhecido no mundo virtual, se preparava para mais um dos seus compromissos de trabalho durante o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. A convite do TikTok Business, ele foi o único criador de conteúdo da América Latina convidado pela plataforma chinesa para participar de uma série de eventos na Riviera Francesa com o mercado publicitário global.

Assim como a própria organização oficial do Cannes Lions, agências, anunciantes, redes sociais e outras gigantes do setor colocaram de vez os criadores de conteúdo para dentro do evento de criatividade e no centro das discussões. Com executivos, debatem os próximos passos para o crescimento desse mercado, que tem projeções bilionárias para os próximos anos. “Para mim é uma honra, eu nunca imaginei que estaria nesse lugar, na meca da publicidade, no Cannes Lions”, dispara Gabb.

Nessa agenda de trabalho, mesclando o glamour dos eventos no Sul da França com áreas de entretenimento para celebridades, Gabb também seguiu uma agenda carregada de encontros profissionais, como as participações em palestras para executivos do setor e também para se conectar com nomes importantes.

Gabb participa do Cannes Lions Foto: SORAYA URSINE

Enquanto se preparava para ir a mais uma agenda, no caminho do saguão do hotel de arquitetura da Belle Époque, no hall com lustres de cristal e escadarias de mármores exóticos, o influenciador parecia ter entendido a principal função do festival que é se conectar a outros nomes do mercado. Ali no saguão mesmo, o influenciador aproveitou o rápido encontro por acaso com a presidente da agência WMcCann, Renata Bokel, para disparar: “Vamos fechar aqueles jobs juntos”.

‘She’s a movie star’

Sociólogo de formação e apaixonado pelas redes sociais, Gabb começou a criar conteúdo na internet há pelo menos 10 anos. Contudo, o seu ponto de mudança ocorreu em outubro de 2023, quando ele tomou a decisão de rumar sua produção para o segmento de moda.

Com comentários ácidos e divertidos, ele comenta em vídeos alguns dos “looks” de famosos em tapetes vermelhos, analisa desfiles, marcas e tudo em relação ao segmento. “Sou sociólogo. E a gente sabe que quem fala sobre tudo, não fala sobre nada. Foi aí que decidi que eu precisava trabalhar com o que o meu coração mandava, que era a moda”, lembra.

Apesar de usar uma pitada de autenticidade com seus bordões como “eu bati na perna, eu inclinei para trás”, “horrorosa” e “she’s a movie star”, se engana quem acredita que seu conteúdo é feito no improviso. Para os vídeos, assim como para o restante da sua carreira, o influenciador é um devoto da preparação e do planejamento.

Com inspiração na apresentadora americana Joan Rivers, ele critica e elogia alguns dos modelitos das famosas. Em um desses vídeos, feito sobre a festa de aniversário de Angélica Huck, o conteúdo chegou aos ouvidos do apresentador do dominical Luciano Huck que convidou o comunicador para participar do programa Domingão do Huck, comentando looks. “Comecei a fazer os conteúdos no TikTok como preparação para ter o meu programa de moda (Ambulatório da Moda). Mas a minha virada de carreira veio com o Huck”, conta.

Depois de Huck e do aumento expressivo da sua audiência nas redes sociais, que trouxe novos fãs, a relação com a TV também trouxe os negócios com as marcas.

Com contratos para o próprio Tiktok, McDonald’s, Coca-Cola e outras gigantes do setor, o jovem é um dos agenciados pela agência Chango. Ele lembra que com a chegada do seu sucesso recente, um dos pontos mais importantes é a sua preocupação de se associar às marcas que tenham realmente uma conexão com a sua criatividade e seu público.

“Tomo muito cuidado com quem vou falar, e quais marcas quero me associar. Não estou procurando só dinheiro, quero construir uma carreira sólida e para isso tenho de me juntar a pessoas e marcas que acredito, que são consolidadas”, complementa.

Gabb prefere escolher as marcas para as quais vai trabalhar Foto: SOraya Ursine/Estadão

Diferentemente de outros criadores de conteúdo que recentemente se envolveram em polêmicas ao divulgar marcas de jogos digitais e casas virtuais de apostas, Gabb vê na seletividade dos seus parceiros de negócio seu diferencial para ser perene neste mercado que catapulta nomes e os joga ao ostracismo na mesma velocidade. “É um dinheiro que mudaria minha vida, mas eu prefiro trabalhar 10 anos com marcas legais, do que seis meses com uma marca que não vai ter uma vida útil para mim.”

Criadores na Riviera

Na primeira edição do festival em que o Cannes Lions abriu espaço para os criadores, os influenciadores que transitam pelas festas, praias e eventos com o mercado, não chegam apenas para “aprender”, mas também para ensinar o mercado.

Nesta quinta-feira, 20, do Palácio dos Festivais aos stands particulares das marcas na praia, o dia foi dos criadores de conteúdo, que entre uma foto e outra com os fãs, discutiam sobre o mercado de influência na publicidade.

A exemplo do brasileiro, outros criadores foram colocados no centro dos painéis e palestras para ensinar aos executivos e criativos a entender melhor a audiência e a conexão desses profissionais com o seu público. “Quando fui convidado pelo TikTok global para vir para Cannes representar a América Latina, eu caí da cadeira”, brinca Gabb.

Abrindo a programação oficial do Cannes Lions para o dia, no Palácio dos Festivais, um dos principais painéis, foi debatido o desenvolvimento do mercado, os próximos passos dos investimentos no setor e também o avanço da criatividade. Nos eventos ao longo do Boulevard de La Croisette, como na Spotify Beach, outros “talks” com influenciadores e executivos também debatiam os gargalos do crescimento do setor para o futuro.

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