Olá, amigos do Balcão. Todos bem?
Na edição de hoje vamos falar um pouco de harmonização.
Sim, nesta semana experimentei o menu degustação da Casa do Porco, de Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda. O restaurante foi eleito o 12º melhor do mundo em 2023, na lista The World’s 50 Best Restaurants.
O diferencial desta experiência é que a harmonização não é apenas com um tipo de bebida, mas um passeio por coquetelaria, vinhos, cerveja...
Em oito etapas, o menu começa com uma seleção de embutidos - com destaque para cabeça de porco. Neste caso, o acompanhamento é o Renascer das cinzas (cachaça, limão, xarope de gengibre, vermute tinto e carvão ativado.
A coquetelaria também está presente no segundo movimento do cardápio. Para harmonizar pequenos sanduíches, a sugestão é o coquetel Bota Mel na Boca (com redução de cerveja, hidromel de maracujá e espumante Brut). Meu preferido de toda a experiência.
Na sequência, harmonização com sidra e vinho branco Alvarinho. Destaco a parceria entre o corte do dia, glacê defumada e salada de palmito pupunha com uma cerveja Session Ipa.
O já clássico Porco San Zé é pareado com uma caipirinha de 3 limões. A sobremesa ainda vem com um vermute de jabuticaba produzido pela própria Casa do Porco.
Aí você pode estar pensando: mas não é muito álcool? Não, as medidas são de degustação e achei bem tranquilo chegar ao final da experiência sem perder a sobriedade.
O menu degustação SEM HARMONIZAÇÃO custa R$ 290. COM HARMONIZAÇÃO, soma-se mais R$ 210.
A Casa do Porco fica na R. Araújo, 124 - República.
Alerta de bar novo
O novo Drunks fica no “segundo andar” do restaurante Osso, no Itaim. O chef de bar é o Marlon Silva, que começou a carreira como garçom no extinto Frank Bar (no também extinto Maksud ).
Marlon é um dos bartenders que aprenderam o ofício com o Spencer Amereno Jr., um dos principais nomes do País em coquetelaria e hospitalidade
Da carta inaugural, destaque para o Eu Juro Que É o Último (com blend de runs com manteiga noizette).
Na Rua Bandeira Paulista, 520.