Olá, amigos do Balcão
Todos bem?
Poucas coisas me deixam mais feliz do que um bar novo. Cheiro de bar novo, mesa de bar novo, clima de bar novo e drinques de bar novo. Um bar novo é sempre um renovar de esperanças, uma possibilidade de um novo amor. Um bar novo é uma página em branco onde podemos escrever nossos sonhos mais bonitos e etílicos.
Sei que estamos em um momento de muitos bares novos abrindo. Mas quero falar daquele que visitei nesses dias, o The Door Hideout.
Vocês já devem ter ouvido falar de Hideout, não é?
Criado pelos empresários Aline Araújo e Marcelo Malanconi em 2019, o Hideout Speakeasy fica no bairro do Gonzaga, em Santos. Já em 2022, o Hideout ganhou um irmão, o Hideout Fizz, localizado na cobertura do Comfort Hotel, no bairro Ponta da Praia. Agora, em São Paulo, a empreitada ganhou outros dois sócios Sylas Rocha e João Warzee.
Apesar do Background santista, o The Door da Vila Madalena é absolutamente novo. O foco aqui, além de uma experiência intimista, é a criatividade e a possibilidade de invenção.
Quem milita na coquetelaria (como profissional do bar ou cliente) vai ficar ‘de cara’ com o laboratório de pesquisa e desenvolvimento de bases etílicas da casa. Tem centrífuga, cuba ultrassônica, sous-vide, slow juicer, desidratadora, Thermomix e Rotavapor. É tipo uma Disneylândia para gente como eu e você. Imagino a felicidade do Sylas e dos bartenders com tudo aquilo - e tipo você ser criança nos anos 80 e ganhar aqueles kits de pequeno cientista (eu tive um).
Importante, os equipamentos do laboratório poderão ser usados pela comunidade de bares - ajudando em suas próprias criações e transformando o The Door Hideout também em um hub de criações etílicas.
A carta é do Sylas Rocha. Na casa, bartenders experientes como Michel Felício e Lucas Staffa (sei que tem mais gente - que ainda não conheci).
Entre os drinques, recomendo a Torta do Sevilha, uma versão de Old Fashioned que mimetiza a torta de banana da lanchonete Sevilha, no bairro do Gonzaga (bourbon com fatwash de manteiga e banana, Angostura, cereja infusionada na groselha, tuille de canela e especiarias). Também gostei bastante do Sherry Lab - uma parceria com o Coffee Lab (leva jerez oloroso, vermute dry infusionado com café do Coffee Lab, orange bitter e uma cereja alcoólica).
Por fim, vale registar o Boulevardier Zero. Sim, um Boulevardier sem álcool, mas com todo o sabor da sua versão clássica. Um achado! O sabor e o aroma realmente remetem diretamente a um Boulevardier tradicional. Deve ser um hit entre quem prefere ou está no clima de algo livre de propriedades etílicas.
Leia também a matéria publicada pelo Paladar.
The Door Hideout
Rua Fradique Coutinho, 1111, Vila Madalena.
Absinto
O L’Absinthe, um novo absinto, apelidado de “Fada Verde”, leva a assinatura de Lalo Zanini - empresário que trouxe de volta o absinto para o Brasil na década de 1990. O L’Absinthe é produzido pelo mestre-destilador João Fucci. A graduação alcoólica é de 53,7%. Marcelo Serrano será o embaixador da marca. Lançamento no próximo dia 19.
Fernet Cola
Na última quinta-feira, dia 7, a icônica marca italiana Fernet Branca promoveu uma festa secreta na capital paulista para lançar oficialmente o coquetel internacional Fernet Cola. A bebida, um clássico argentino que combina o amargor característico do Fernet com a doçura da Coca-Cola, é a nova aposta da marca para conquistar o paladar dos brasileiros e já faz parte da carta de diversos bares renomados da cidade. Quer preparar em casa? A receita é simples: em um copo longo com bastante gelo, adicione 20% de Fernet Branca e complete com 80% de refrigerante cola.
Terê recebe Cais
O Terê recebe, nesta segunda-feira, dia 18, a chef Catarina Ferraz, que chefia a cozinha do ótimo restaurante Cais, em Pinheiros; e o influenciador digital da área de alimentos e bebidas Danilo Carneiro. Serão servidos 4 opções de comidas criadas pela chef Catarina. Já no bar, Danilo preparou três receitas exclusivas usando os produtos da Single Fin Premium Gin, marca nacional do destilado. Dia 18, a partir das 19h. Na Rua General Jardim, 427 - Vila Buarque.
Gabriel Santana renova carta de drinques do Santo Grão Itaim
O Santo Grão Itaim está com nova carta de drinques assinada pelo renomado bartender Gabriel Santana. São seis opções de coquetéis - Fitz Pepper, Bubblegum Spritz, Liliko’i Negroni, Blueberry Mojito, Pinga Colada e Manhattan Cumaru – perfeitos para um happy hour na varanda da casa. “Ingredientes como pequi, maracujá e blueberry se misturam a clássicos, resultando em combinações sofisticadas e surpreendentes”, comenta Santana sobre suas criações. O Santo Grão Itaim fica na rua Pais de Araújo, 163.
Baile
Vogue Brasil celebrou, pela primeira vez, uma edição do Gala Día de Muertos, na última quarta-feira (6), no Palácio dos Cedros, em São Paulo. O evento, apresentado pela tequila premium Don Julio, reuniu celebridades e influenciadores para homenagear as tradições culturais do México, país que deu vida à data. Entre os convidados, destacaram-se nomes como Bella Campos, Isis Valverde, Juliette, Rodrigo Simas, Pathy DeJesus, Bárbara Brito, Didi Wagner, Dudu Bertholini, Tici Pinheiro, Jordanna Maia, Fernanda Motta, Thiago Oliveira e outros.