Drinques para fazer em casa

"Todo mundo tem um pouco de bartender", diz Márcio Silva, apresentador do Bar Aberto


Premiado bartender troca o bar pelo estúdio e conta ao Balcão como foi a experiência; reallity estreia na Band no próximo dia 13

Por Gilberto Amendola

Olá, amigos

Como estão todos vocês.

Bora, tocar o  nosso barquinho etílico com juízo e segurança.

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No balcão de hoje, uma entrevista exclusiva com o bartender Márcio Silva, que irá apresentar, ao lado de Marina Person, o primeiro reality show de coquetelaria na TV aberta, o Bar Aberto.

 

Marina Person e Márcio Silva, os apresentadores do novo reallity. FOTO: Barry Company

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O programa estreia no próximo dia 13 de outubro após o Jornal da Noite, na Band. O reality será transmitido sempre às terças-feiras e acompanhará durante dois meses 10 participantes apaixonados por coquetelaria.

Todas as gravações obedeceram um rígido protocolo de biossegurança, devido à pandemia de covid-19. A equipe de produção foi reduzida e os participantes ficaram isolados no Hotel Hyatt, em São Paulo, onde também aconteceram todas as gravações.

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O grande prêmio será uma viagem para conhecer as casas das mais importantes marcas da Pernod Ricard com tudo pago: Absolut na Suécia, Beefeater na Inglaterra, Chivas e Ballantine's na Escócia. Além disso o vencedor também ganhará um bar personalizado e 100% equipado, feito exclusivamente para sua casa.

Além de Márcio e Marina, o programa vai contar com um júri de profissionais renomados da área, como Fabio La Pietra, Adriana Pino, Zulu, Alice Guedes, Chula, Gustavo Rômulo, Stephanie Marinkovic, Alex Mesquita, Jairo Gama e também com a chef Elisa Fernandes, vencedora do primeiro Masterchef.

 
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Bartender Stephanie Marinkovic (à dir.) com os apresentadores do Bar Aberto. FOTO: Barry Company

Entre muitas conquistas no universo da coquetelaria, nosso entrevistado é reconhecido por ser o responsável pela abertura do SubAstor, por ter colocado o bar Guilhotina na posição 15 entre os 50 melhores bares do mundo pelo "World's 50 Best Bars" e ser considerado uma  das 100 pessoas mais influentes da indústria de bebidas e bares no Mundo (na posição 36 pela renomada revista "Drinks International" de Londres).

Vamos ao papo com Márcio Silva:

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Márcio Silva. FOTO: Barry Company

 

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Como foi a experiência de fazer televisão e apresentar um reality?

Foi enriquecedora. Aprendi muito e sai um melhor ser humano dessa experiência.  Me familiarizar com a história dos participantes foi bem legal, aprendi  muito com a direção, a equipe de produção e, claro, com a Marina Person.  Acho que uma das mensagens do programa é a democratização. É levar uma possibilidade de chegar na casa das pessoas e mostrar que um coquetel pode ser apreciado em ocasiões de consumo feliz e responsável.

Como bartender, atrás do balcão, você sempre foi um profissional que se comunicou muito bem. Você levou o "comunicador" do bar para a televisão?

Por mais que os mercados tenham similaridades, foi bem diferente. No bar, você tem uma energia que sobe e que só vai diminuindo a partir do momento em que estamos prestes a fechar (e tudo isso é muito controlado por música - playlists são muito importantes dentro de um bar). Na TV, tive que aprender a controlar minha própria energia. Às vezes, a energia está lá em cima e você ouve "corta".  A Marina (Person) me guiou nesse aprendizado. Tive que aprender a equilibrar minha energia para não sair exausto das gravações.

Como o reality pode ser positivo para o mercado de bares e coquetelaria - assim como tem sido para a gastronomia? 

Acho que pode contribuir para a democratização do consumo. Acho que a cozinha é um mercado mais aberto do que o de bar, mas poucas pessoas se arriscam dentro de uma cozinha. Já em relação ao bar, independentemente da pessoa ter conhecimento ou não, todo mundo tem um pouquinho de bartender e se arrisca. Se você faz um churrasco, quer fazer a caipirinha. E hoje, em um esquenta em casa, as pessoas já fazem o próprio gim tônica. Acho que as pessoas devem irão identificar com o programa. A mensagem é consumir melhor, subir as escadinhas e melhorar o consumo de forma moderada. A exigência do consumidor e a profissionalização do bartender melhora todo o mercado.

Ou seja, pode ajudar com que o consumidor perca o medo dos coquetéis.

Hoje, muita gente só pede o básico: cerveja e vinho. Não queremos tirar esse consumo, mas mostrar que é possível apreciar outras bebidas que muita gente nem prestavam atenção antes.

Como foi o seu processo como apresentador e a relação com os participantes?

A produção me mandou os vídeos dos participantes. Quis entender quem estava ali. Isso foi muito importante. Quando os diretores me conheceram no bar, eles tiraram o script. Eu usei o roteiro como um direcionamento. Mas fui mais o Márcio. Não criei personagem. Olhei para os participantes como se estivesse olhando para a minha equipe no Subastor ou no Guilhotina. Tive tempo de ouvir a história dos participantes, dar treinamento, toques técnicos e operacionais. Temos 10 histórias incríveis, de superação e determinação.  Pessoas que faziam coquetéis em casa e saíram mais profissionais, com mais conhecimento.

Quer continuar fazendo TV?

Eu torço que sim. É importante trazer o mercado do bar para televisão. Estou torcendo que tenha um repercussão gigantesca para que possa ter uma segunda temporada.

Notícias do Mundo da Coquetelaria

Shot 1 - O Global Bar Week, evento online para fomentar a troca de experiências entre profissionais do setor, bares e empresas, acontece de 12 a 18 de outubro.  A iniciativa é do Bar Convent (BCB), que tem edições em São Paulo, Berlin e Nova York, e da feira Imbibe, de Londres. A grade de apresentações e workshop tem a curadoria de Marco De la Roche, diretor de Educação do BCB. A participação é gratuita para o visitante, mas será necessário um registro a ser aprovado pela organização. Mais informações no site do evento www.barconventsaopaulo.com.br.

Shot 2 - A Diageo, proprietária de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Ypióca, anunciou São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza como as cidades que serão apoiadas pelo Movimento Pró-Bar, programa global da companhia que oferece suporte a bares e restaurantes a se recuperarem e receberem seus clientes de volta após a pandemia da Covid-19. A empresa irá doar R$ 15 milhões para beneficiar estabelecimentos dessas praças. Os interessados em participar da iniciativa devem solicitar apoio do fundo no Diageo Bar Academy (www.diageobaracademy.com).

Shot 3 - Nasceu um novo Astor! Desta vez, um Astor  localizado no cruzamento das ruas Oscar Freire e Peixoto Gomide. Terceiro endereço da marca da Cia. Tradicional de Comércio em São Paulo, o bar leva para os Jardins o mesmo espírito dos endereços mais antigos da marca. Para a carta de coquetéis, algumas novidades foram preparadas. Fabio La Pietra, Alex Sepulcro e equipe investiram em coquetéis mais "gastronômicos", como o I Fiori (R$ 33) (Aperol, Jerez fino, Cordial de morango, Verjus soda, Solução salina e Tintura de lavanda), o Choco Highball (R$ 33) (Tequila blanco, Vermouth tinto, Melado de cana, Chá de casca de cacau e Bitter Peychaud's) e o Milanese (R$ 33) (Vermouth tinto, Aperol, Campari, Cordial de morango, Cold brew e Água tônica). O bar Astor Oscar Freire fica na Rua Oscar Freire 163.

Shot 4 - O licor Amarula  anunciou sua mais nova parceria no Brasil com a rede de franquias Cuor di Crema, lançando o Gelato Amarula. A novidade chega na primeira semana de outubro, nas lojas Cuor di Crema e Boulangerie Carioca de São Paulo e do Rio de Janeiro, com o valor sugerido de a partir de R$ 12,50.

Delivery SP, Santos e RJ

Dita CoquetéisO Dita Coquetéis entrega clássicos e autorais na cidade de São Paulo. Pedidos pela DM @ditacoqueteis ou pelo (11) 95148-4718. 50/25 Cocktails Co.O 50/25 Cocktails Co. é o projeto de drinques engarrafados do head bartender e consultor de bar Paulo Ravelli  e da criadora de conteúdo digital Xan Ravelli. São garrafas de 375 ml com diversas variações de negroni e outros drinques autorais. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (11) 94602-6313. Mais informações no Insta do projeto, @50vintecinco. KoyaO Koya será inaugurado até o fim do ano. Mas enquanto esse dia não chega, ele está funcionando como  um projeto de coquetéis engarrafados assinados por Thiago Pereira - com drinques que em breve estarão disponíveis no site www.koya88.com.br. Além disso, ele também  oferece um clube de assinatura, em que é  possível receber mensalmente um kit com 8 garrafas com coquetéis. Os pedidos também podem ser feitos pelo Instagram, @koya88. Homemade Coffee DrinkO Homemade Coffee Drink faz delivery de coquetéis que levam um toque de café em sua composição. Na carta, coquetéis como Boulevardier Coffe, Kingston Coffe e outros. Cada drinque sai por R$ 25. Além dos coquetéis, o serviço também trabalha com um Cold Brew (R$ 15) e charuto premium (R$ 15). Os pedidos devem ser feitos pelo direct do Instagram, @homemadecoffeedrink. As entregas são feitas de quinta a sábado. Frank BarO Frank Bar lançou a plataforma de coquetéis sob encomenda, o "Frank Bar na sua Casa". Nela, os clientes poderão escolher entre oito opções de drinques. Os coquetéis tradicionais têm valor de R$ 75, enquanto as criações exclusivas saem por R$ 80. Cada garrafa comporta 160 ml, equivalente a cerca de duas doses. O cliente recebe ainda as guarnições. Retiradas na Rua São Carlos do Pinhal, 424 (mediante agendamento prévio realizado no momento da compra). Encomendas pelo site. Yuu drinksO Yuu drinks entrega coquetéis com frete fixo de R$ 10 para cidade de São Paulo. No cardápio, clássicos e autorais. Os coquetéis custam R$ 24. Para pedidos, DM pelo Instagram (@yuu.drinks) ou via WhatsApp (99545-1564). At Home SpeakeasyA bartender e chef de produção do Frank Bar, Adriana Morais, e Rafael Pires Domingues, bartender do Frank Bar, juntaram forças para criar o At Home Speakasy. O serviço de coquetéis delivery estreia com 3 criações da dupla: o cachaça-tai, o banana old fashioned e o tangerina sour. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp 99298- 0634. Jazz FactoryO Jazz Factory e o Quincas bar são parceiros no delivery de coquetéis e criações do  bartender Bryan Rocha. Destaque para o Yoda Juice (com néctar de rúcula). Você pode pedir pelo Ifood ou pelo telefone 3675-6337. Bio BarO Bio Bar nasceu para ser um bar itinerante, mas a pandemia do coronavírus fez com que o projeto se transformasse em um serviço de delivery de coquetéis. Na carta, drinques clássicos e sazonais. Os pedidos podem ser feitos pelo Instagram ( www.biobar.com.br. Sip LoversOs Sip Lovers, grupo que tem atuado na distribuição de garrafinhas para bares realizarem seus deliverys com menos custo, inaugurou sua própria loja virtual para venda de coquetéis. Na plataforma, é possível encontrar drinques autorais de bartenders convidados e clássicos modernos. Na estreia, os bartenders convidados são Jean Ponce (Guarita Bar), Marcelo Serrano (Venuto) e Adriana Pino (vencedora do World Class Brasil 2018).  Conheça e peça os drinques no www.siplovers.com ou no Instagram @siplovers. Staff CocktailsO Staff Cocktails começou a operar nessa semana com delivery de drinques. No cardápio, coquetéis como negroni, old fashioned, gim tônica, macunaíma e a possibilidade de pedir drinques específicos (sujeito à disponibilidade). Eles têm 250 ml (três doses, em média). Os pedidos podem ser feitos via DM (@locale.caffe) ou diretamente no local, das 8h30 às 22h. É possível pedir versões de Aperol Spritz, Negroni e Dry Martini engarrafados, todos por R$28. O Locale Caffè fica na Rua Manuel Guedes, 349, Itaim Bibi. Molotov BarO bar também iniciou o seu serviço de delivery de coquetéis. São oito opções em diferentes tamanhos, acompanhadas de gelo transparente e guarnições. Pedidos pelo goomer.app/molotov. Adote um BartenderO projeto Adote um Bartender já começou a entregar drinques por delivery. Comprando os coquetéis do projeto, você também ajuda os profissionais da área que estão em situação mais difícil nesse momento do País. Por enquanto, os pedidos devem ser feitos pelo Ifood, no restaurante Graxa Discos. Térreo Bar A cada final de semana, o Térreo Bar prepara uma carta diferente para o delivery. Os interessados devem consultar o Instagram do bar, @terreobar, e mandar seu pedido por DM. Boca de ouro Os órfãos do Boca de Ouro (eu incluso) já podem respirar aliviado. O 'Boca' começa o seu delivery, com os pratos do chefe Alê, os drinques do Rodrigo Roso e todo charme e elegância deArnaldo Hirai e Renato Martins. Claro que o clássico 'bolovo e macunaíma' estão disponíveis. Os pedidos podem ser feitos pelo Ifood. Ah, finalmente o 'Boca' tem um perfil no Instagram, o @barbocadeouro. The Lab The Lab voltou com seu próprio Delivery. Os pedidos podem ser feitos via Ifood ou direto no site do Thelabdelivery.com.br. Entre os autorais estão os surpreendentes Fish Martini, Influenza e o Black Berry Blood (que eram clássicos da carta do saudoso H. Gin). Mule Mule Muleria A casa especializada em Moscow Mule está entregando delivery pelo Ifood, Rappi ou pelo telefone 3614-9098. Riviera Bar Um dos mais tradicionais bares de São Paulo também está realizando delivery de drinques. Os clássicos da casa estão disponíveis pelo Ifood e pelo goomer. Ipo Bar O Ipo está com delivery de drinques clássicos, como o gold rush, negroni, boulevardier (com um toque de manga rosa) e gimlet. As garrafas custam R$ 65 e rendem 4 coquetéis. Os pedidos devem ser feitos pelo direct do Ipo no Instagram, @ipobar. Bang Bang Café O Bang Bang também iniciou o seu delivery de coquetéis artesanais e clássicos. Para pedidos, escreva para o WhastApp (94117- 7863). Mix n' GinDrinques autorais e clássicos. Delivery e retirada. De 6ª a domingo, entre 18h e 23h. Pedidos pelo direct (@mixngin), WhatsApp (98073-5161) e telefone (2597-8090).
Oguru Sushi & BarRestaurante japonês com delivery de drinques autorais e clássicos. Eles estão disponíveis pelo aplicativo Ifood ou, para take away apenas no Itaim Bibi, via WhatsApp (99297-8679), com 10% de desconto. Rafael Pires Domingues Rafael Pires Domingues, bartender do Frank Bar, está fazendo delivery por conta própria. O trabalho é 100% artesanal e feito na casa do Rafa. Todos os coquetéis produzidos são feitos com a cachaça Arbórea. Cada coquetel sai por R$ 35. Para pedir o seu drinque entre no Instagram do Rafael, @rpdomingues. Zenzero Drinques SPZenzero é uma empresa especializada em delivery de drinques que nasceu na Serra Gaúcha. Agora, desde abril está em São Paulo com a proposta de delivery. O Zenzero atende pelo Ifood. Os preços variam de R$ 27 a R$ 50. Soroko's BarO Soroko's Bar está preparando drinques para delivery. A casa está nas plataformas Uber Eats e ifood. Boteco Mano do CéuO bar já fazia delivery antes mesmo da pandemia. Na carta, negroni com Cynar 70 no lugar de vermute, clássicos como Bitter Giuseppe e Old Fashioned. Além do autoral Scarpa (que leva cachaça branca, Cynar e Brasilberg). O Boteco Mano do Céu atende pelo Ifood. Espaço 13O Espaço 13 está com delivery em dias fixos, nas quintas, sextas e sábados. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (99368-5785). Fortunato BarO Fortunato também está fazendo delivery dos seus ótimos coquetéis. Quem quiser, pode pedir pelo telefone 4680-2966. Degrau BarO Degrau Bar está realizando delivery de coquetéis, cervejas e lanches pelo Ifood ou para retirar no local. BenzinaOs coquetéis saem por R$ 20 (100 ml) e mais taxa de entrega. Os drinques devem ser encomendados com um dia de antecedência pelo direct do Instagram do Benzina (@gsantana.bartender). Pedidos também podem ser feitos pelo WhatsApp (98888-2365). Talita Simões/ Drinks@Home A bartender Talita Simões também está produzindo coquetéis para entrega. Entre os coquetéis, dois tipos de gim tônica e o Greta (gim, mix cítrico de casca de abacaxi, tônica e zimbro). Pedidos e encomendas pelo WhatsApp (96081-2223) ou pelo Instagram @talitasimoesmixology. Drosophyla Bar O 'Dró' também tem o seu delivery de comidas e coquetéis. Os pedidos devem ser feitos pelo telefone 3120-5535. Ou pelo WhatsApp 98588-1031/ 98588-1172. O menu pode ser acessado no Instagram do bar, @drosophylabar. QT Pizza Bar O cliente pode pedir pelo Ifood ou retirar no local os aperitivos em garrafinhas de 210 ml (R$ 36 cada): Armando (Amaro, vermute branco e Fernet), negroni (bitter aperitivo, vermute tinto e gim) e old fashioned (bourbon, xarope de açúcar e bitter). Detalhe, são três drinques pelo preço de um, enviados sem gelo. Lupe Bar y Taqueria O Lupe está no Ifood com ótimos coquetéis e, principalmente, dando um gostinho de sua nova carta. O bar lançou o coquetel No Manes! pelo aplicativo de entrega Ifood. Cubq O bar itinerante Cubq está fazendo delivery de coquetéis autorais e clássicos por meio do Ifood. Quem quiser conhecer mais da proposta do bar deve acessar o site www.cubq.com.br. Balaio IMS O restaurante está disponibilizando seus ótimos drinques autorais pelo aplicativo de entrega Ifood. Jiquitaia O restaurante tem três opções de coquetéis em seu delivery (caju amigo, detox e rabo de galo). Faça os pedidos pelos números: 99954-0071 ou 3262-2366. Venuto O restaurante Venuto, que tem como sócio o bartender Marcelo Serrano também está no Ifood.
Grog Bar O Grog está entregando kits de coquetéis que variam entre 2 a 15 drinques. Você pode pedir pelo direct do Instagram do bar @grog.bar ou pelo número 98551-4800. Caledonia Whisky & Co. O Caledonia está fazendo delivery de suas réguas de degustação de uísque. Para pedir, basta procurar o bar no Ifood. Apotheck Bar Drinques originais do Apotheck bar e os tônicos lançados em parceria com o bar dos arcos. Eles podem ser pedidos pelo site apothekcocktails.com. Guarita Bar O Guarita começou a fazer entregas. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (9805-93746). O cardápio de comida e drinques está disponível nos destaques do Instagram @guaritabar. O Picco Oferece quatro drinques engarrafados para consumir em casa: vodca martini, martinez, manhattan e kingston. Todos por R$ 20. O bar atende pelo Rappi, por mensagem no Instagram @o.picco ou pelo WhatsApp (99307-7651).
Regô O bar está oferecendo drinques engarrafados (150 ml). Entre os coquetéis, opções autorais (Lulone e 70) e clássicos (negroni e vésper). Pedidos podem ser feitos por mensagem direta no Instagram @ao.rego ou pelo WhatsApp (96252-0884). Os drinques custam entre R$ 25 e R$ 30. Sylvester O Slyvester faz coquetéis para retirada no local. Você pode reservar pelo telefone (3034-1268) ou pelo WhattsApp (96234-4314). Retirada na R. Maria Carolina, 745, Pinheiros. Eugênia Café Bar O Eugênia, em Pinheiros, aceita pedidos de coquetéis diretamente pelo Intagram @eugeniacafebar. Astor Disponibiliza drinques clássicos para delivery (negroni, dry martini, old fashioned, boulevardier e manhattan). Interessados devem ligar para 2883-5063. Banqueta bar Faz delivery do negroni clássico e da versão envelhecida em barris de carvalho ou amburana. As garrafas têm 375 ml e servem até quatro drinques. Cada garrafa acompanha um pack com quatro gelos translúcidos da Ice4Pros. Pedidos pelo direct do Instagram @banquetabar.
Imakay O restaurante e bar já está com serviço de delivery - inclusive com alguns drinques da carta. O pedido pode ser feito por WhatsApp 3078-7786. Logo, a carta do restaurante também deve entrar no Rappi. Pineapple Bar Também está com drinques engarrafados para delivery. São cinco opções de clássicos (manhattan, dry martini, old fashioned, boulevardier e negroni). Cada garrafinha custa R$ 20. Pedidos pelos telefones 3031-2312/97071-0052 ou por mensagem direta no Instagram @pineapplebarsp. Canoa Cervejaria Embora seja uma cervejaria, a Canoa tem dois coquetéis para entrega delivery. Eles podem ser pedidos pelo site canoaemcas.com.br. Cama de Gato O cama de gato está fazendo delivery de kits para negroni, boulevardier, gim tônicas e muito mais. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (95330-5499).

Santos

Hideout Speakeasy, da cidade de Santos,  está na minha lista de bares que preciso conhecer assim que a pandemia acabar (assim como o Liz, do Rio de Janeiro). Então, inaugurando a sessão Santos da nossa lista de delivery, apresento o @hideout.speakeasy. Para quem mora em Santos, o bar está no Ifood e no Goomer. Rio de Janeiro Liz Cocktail Co. O Liz Cocktail entrega em toda a Zona Sul do Rio de Janeiro ou pick up. Informações e pedidos via direct @lizcocktails. Five Dollar Shake Drinks Entrega de 6ª e sábado na zona sul do Rio, Centro e Tijuca. Os pedidos podem ser feitos via direct @5dollarshakedrinks. Vizinho Gastro Bar O Vizinho está nos aplicativos Ifood e Rappi. O bar também atende pedidos via WhatsApp (21) 97154-0841. Shake Speake Easy Bar O Shake tem 10 opções de drinques de produção artesanal. Os pedidos podem ser feitos pelo direct @shakespeakeasybar ou pelo WhatsApp (21) 99369-0372. Nosso O nosso está com delivery de clássicos da casa, como o negroni envelhecido e outros. Cada garrafa serve quatro drinques. Pedidos e informações pelo celular (21) 99619-0099.
 

Olá, amigos

Como estão todos vocês.

Bora, tocar o  nosso barquinho etílico com juízo e segurança.

No balcão de hoje, uma entrevista exclusiva com o bartender Márcio Silva, que irá apresentar, ao lado de Marina Person, o primeiro reality show de coquetelaria na TV aberta, o Bar Aberto.

 

Marina Person e Márcio Silva, os apresentadores do novo reallity. FOTO: Barry Company

 

O programa estreia no próximo dia 13 de outubro após o Jornal da Noite, na Band. O reality será transmitido sempre às terças-feiras e acompanhará durante dois meses 10 participantes apaixonados por coquetelaria.

Todas as gravações obedeceram um rígido protocolo de biossegurança, devido à pandemia de covid-19. A equipe de produção foi reduzida e os participantes ficaram isolados no Hotel Hyatt, em São Paulo, onde também aconteceram todas as gravações.

O grande prêmio será uma viagem para conhecer as casas das mais importantes marcas da Pernod Ricard com tudo pago: Absolut na Suécia, Beefeater na Inglaterra, Chivas e Ballantine's na Escócia. Além disso o vencedor também ganhará um bar personalizado e 100% equipado, feito exclusivamente para sua casa.

Além de Márcio e Marina, o programa vai contar com um júri de profissionais renomados da área, como Fabio La Pietra, Adriana Pino, Zulu, Alice Guedes, Chula, Gustavo Rômulo, Stephanie Marinkovic, Alex Mesquita, Jairo Gama e também com a chef Elisa Fernandes, vencedora do primeiro Masterchef.

 

Bartender Stephanie Marinkovic (à dir.) com os apresentadores do Bar Aberto. FOTO: Barry Company

Entre muitas conquistas no universo da coquetelaria, nosso entrevistado é reconhecido por ser o responsável pela abertura do SubAstor, por ter colocado o bar Guilhotina na posição 15 entre os 50 melhores bares do mundo pelo "World's 50 Best Bars" e ser considerado uma  das 100 pessoas mais influentes da indústria de bebidas e bares no Mundo (na posição 36 pela renomada revista "Drinks International" de Londres).

Vamos ao papo com Márcio Silva:

 

Márcio Silva. FOTO: Barry Company

 

Como foi a experiência de fazer televisão e apresentar um reality?

Foi enriquecedora. Aprendi muito e sai um melhor ser humano dessa experiência.  Me familiarizar com a história dos participantes foi bem legal, aprendi  muito com a direção, a equipe de produção e, claro, com a Marina Person.  Acho que uma das mensagens do programa é a democratização. É levar uma possibilidade de chegar na casa das pessoas e mostrar que um coquetel pode ser apreciado em ocasiões de consumo feliz e responsável.

Como bartender, atrás do balcão, você sempre foi um profissional que se comunicou muito bem. Você levou o "comunicador" do bar para a televisão?

Por mais que os mercados tenham similaridades, foi bem diferente. No bar, você tem uma energia que sobe e que só vai diminuindo a partir do momento em que estamos prestes a fechar (e tudo isso é muito controlado por música - playlists são muito importantes dentro de um bar). Na TV, tive que aprender a controlar minha própria energia. Às vezes, a energia está lá em cima e você ouve "corta".  A Marina (Person) me guiou nesse aprendizado. Tive que aprender a equilibrar minha energia para não sair exausto das gravações.

Como o reality pode ser positivo para o mercado de bares e coquetelaria - assim como tem sido para a gastronomia? 

Acho que pode contribuir para a democratização do consumo. Acho que a cozinha é um mercado mais aberto do que o de bar, mas poucas pessoas se arriscam dentro de uma cozinha. Já em relação ao bar, independentemente da pessoa ter conhecimento ou não, todo mundo tem um pouquinho de bartender e se arrisca. Se você faz um churrasco, quer fazer a caipirinha. E hoje, em um esquenta em casa, as pessoas já fazem o próprio gim tônica. Acho que as pessoas devem irão identificar com o programa. A mensagem é consumir melhor, subir as escadinhas e melhorar o consumo de forma moderada. A exigência do consumidor e a profissionalização do bartender melhora todo o mercado.

Ou seja, pode ajudar com que o consumidor perca o medo dos coquetéis.

Hoje, muita gente só pede o básico: cerveja e vinho. Não queremos tirar esse consumo, mas mostrar que é possível apreciar outras bebidas que muita gente nem prestavam atenção antes.

Como foi o seu processo como apresentador e a relação com os participantes?

A produção me mandou os vídeos dos participantes. Quis entender quem estava ali. Isso foi muito importante. Quando os diretores me conheceram no bar, eles tiraram o script. Eu usei o roteiro como um direcionamento. Mas fui mais o Márcio. Não criei personagem. Olhei para os participantes como se estivesse olhando para a minha equipe no Subastor ou no Guilhotina. Tive tempo de ouvir a história dos participantes, dar treinamento, toques técnicos e operacionais. Temos 10 histórias incríveis, de superação e determinação.  Pessoas que faziam coquetéis em casa e saíram mais profissionais, com mais conhecimento.

Quer continuar fazendo TV?

Eu torço que sim. É importante trazer o mercado do bar para televisão. Estou torcendo que tenha um repercussão gigantesca para que possa ter uma segunda temporada.

Notícias do Mundo da Coquetelaria

Shot 1 - O Global Bar Week, evento online para fomentar a troca de experiências entre profissionais do setor, bares e empresas, acontece de 12 a 18 de outubro.  A iniciativa é do Bar Convent (BCB), que tem edições em São Paulo, Berlin e Nova York, e da feira Imbibe, de Londres. A grade de apresentações e workshop tem a curadoria de Marco De la Roche, diretor de Educação do BCB. A participação é gratuita para o visitante, mas será necessário um registro a ser aprovado pela organização. Mais informações no site do evento www.barconventsaopaulo.com.br.

Shot 2 - A Diageo, proprietária de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Ypióca, anunciou São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza como as cidades que serão apoiadas pelo Movimento Pró-Bar, programa global da companhia que oferece suporte a bares e restaurantes a se recuperarem e receberem seus clientes de volta após a pandemia da Covid-19. A empresa irá doar R$ 15 milhões para beneficiar estabelecimentos dessas praças. Os interessados em participar da iniciativa devem solicitar apoio do fundo no Diageo Bar Academy (www.diageobaracademy.com).

Shot 3 - Nasceu um novo Astor! Desta vez, um Astor  localizado no cruzamento das ruas Oscar Freire e Peixoto Gomide. Terceiro endereço da marca da Cia. Tradicional de Comércio em São Paulo, o bar leva para os Jardins o mesmo espírito dos endereços mais antigos da marca. Para a carta de coquetéis, algumas novidades foram preparadas. Fabio La Pietra, Alex Sepulcro e equipe investiram em coquetéis mais "gastronômicos", como o I Fiori (R$ 33) (Aperol, Jerez fino, Cordial de morango, Verjus soda, Solução salina e Tintura de lavanda), o Choco Highball (R$ 33) (Tequila blanco, Vermouth tinto, Melado de cana, Chá de casca de cacau e Bitter Peychaud's) e o Milanese (R$ 33) (Vermouth tinto, Aperol, Campari, Cordial de morango, Cold brew e Água tônica). O bar Astor Oscar Freire fica na Rua Oscar Freire 163.

Shot 4 - O licor Amarula  anunciou sua mais nova parceria no Brasil com a rede de franquias Cuor di Crema, lançando o Gelato Amarula. A novidade chega na primeira semana de outubro, nas lojas Cuor di Crema e Boulangerie Carioca de São Paulo e do Rio de Janeiro, com o valor sugerido de a partir de R$ 12,50.

Delivery SP, Santos e RJ

Dita CoquetéisO Dita Coquetéis entrega clássicos e autorais na cidade de São Paulo. Pedidos pela DM @ditacoqueteis ou pelo (11) 95148-4718. 50/25 Cocktails Co.O 50/25 Cocktails Co. é o projeto de drinques engarrafados do head bartender e consultor de bar Paulo Ravelli  e da criadora de conteúdo digital Xan Ravelli. São garrafas de 375 ml com diversas variações de negroni e outros drinques autorais. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (11) 94602-6313. Mais informações no Insta do projeto, @50vintecinco. KoyaO Koya será inaugurado até o fim do ano. Mas enquanto esse dia não chega, ele está funcionando como  um projeto de coquetéis engarrafados assinados por Thiago Pereira - com drinques que em breve estarão disponíveis no site www.koya88.com.br. Além disso, ele também  oferece um clube de assinatura, em que é  possível receber mensalmente um kit com 8 garrafas com coquetéis. Os pedidos também podem ser feitos pelo Instagram, @koya88. Homemade Coffee DrinkO Homemade Coffee Drink faz delivery de coquetéis que levam um toque de café em sua composição. Na carta, coquetéis como Boulevardier Coffe, Kingston Coffe e outros. Cada drinque sai por R$ 25. Além dos coquetéis, o serviço também trabalha com um Cold Brew (R$ 15) e charuto premium (R$ 15). Os pedidos devem ser feitos pelo direct do Instagram, @homemadecoffeedrink. As entregas são feitas de quinta a sábado. Frank BarO Frank Bar lançou a plataforma de coquetéis sob encomenda, o "Frank Bar na sua Casa". Nela, os clientes poderão escolher entre oito opções de drinques. Os coquetéis tradicionais têm valor de R$ 75, enquanto as criações exclusivas saem por R$ 80. Cada garrafa comporta 160 ml, equivalente a cerca de duas doses. O cliente recebe ainda as guarnições. Retiradas na Rua São Carlos do Pinhal, 424 (mediante agendamento prévio realizado no momento da compra). Encomendas pelo site. Yuu drinksO Yuu drinks entrega coquetéis com frete fixo de R$ 10 para cidade de São Paulo. No cardápio, clássicos e autorais. Os coquetéis custam R$ 24. Para pedidos, DM pelo Instagram (@yuu.drinks) ou via WhatsApp (99545-1564). At Home SpeakeasyA bartender e chef de produção do Frank Bar, Adriana Morais, e Rafael Pires Domingues, bartender do Frank Bar, juntaram forças para criar o At Home Speakasy. O serviço de coquetéis delivery estreia com 3 criações da dupla: o cachaça-tai, o banana old fashioned e o tangerina sour. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp 99298- 0634. Jazz FactoryO Jazz Factory e o Quincas bar são parceiros no delivery de coquetéis e criações do  bartender Bryan Rocha. Destaque para o Yoda Juice (com néctar de rúcula). Você pode pedir pelo Ifood ou pelo telefone 3675-6337. Bio BarO Bio Bar nasceu para ser um bar itinerante, mas a pandemia do coronavírus fez com que o projeto se transformasse em um serviço de delivery de coquetéis. Na carta, drinques clássicos e sazonais. Os pedidos podem ser feitos pelo Instagram ( www.biobar.com.br. Sip LoversOs Sip Lovers, grupo que tem atuado na distribuição de garrafinhas para bares realizarem seus deliverys com menos custo, inaugurou sua própria loja virtual para venda de coquetéis. Na plataforma, é possível encontrar drinques autorais de bartenders convidados e clássicos modernos. Na estreia, os bartenders convidados são Jean Ponce (Guarita Bar), Marcelo Serrano (Venuto) e Adriana Pino (vencedora do World Class Brasil 2018).  Conheça e peça os drinques no www.siplovers.com ou no Instagram @siplovers. Staff CocktailsO Staff Cocktails começou a operar nessa semana com delivery de drinques. No cardápio, coquetéis como negroni, old fashioned, gim tônica, macunaíma e a possibilidade de pedir drinques específicos (sujeito à disponibilidade). Eles têm 250 ml (três doses, em média). Os pedidos podem ser feitos via DM (@locale.caffe) ou diretamente no local, das 8h30 às 22h. É possível pedir versões de Aperol Spritz, Negroni e Dry Martini engarrafados, todos por R$28. O Locale Caffè fica na Rua Manuel Guedes, 349, Itaim Bibi. Molotov BarO bar também iniciou o seu serviço de delivery de coquetéis. São oito opções em diferentes tamanhos, acompanhadas de gelo transparente e guarnições. Pedidos pelo goomer.app/molotov. Adote um BartenderO projeto Adote um Bartender já começou a entregar drinques por delivery. Comprando os coquetéis do projeto, você também ajuda os profissionais da área que estão em situação mais difícil nesse momento do País. Por enquanto, os pedidos devem ser feitos pelo Ifood, no restaurante Graxa Discos. Térreo Bar A cada final de semana, o Térreo Bar prepara uma carta diferente para o delivery. Os interessados devem consultar o Instagram do bar, @terreobar, e mandar seu pedido por DM. Boca de ouro Os órfãos do Boca de Ouro (eu incluso) já podem respirar aliviado. O 'Boca' começa o seu delivery, com os pratos do chefe Alê, os drinques do Rodrigo Roso e todo charme e elegância deArnaldo Hirai e Renato Martins. Claro que o clássico 'bolovo e macunaíma' estão disponíveis. Os pedidos podem ser feitos pelo Ifood. Ah, finalmente o 'Boca' tem um perfil no Instagram, o @barbocadeouro. The Lab The Lab voltou com seu próprio Delivery. Os pedidos podem ser feitos via Ifood ou direto no site do Thelabdelivery.com.br. Entre os autorais estão os surpreendentes Fish Martini, Influenza e o Black Berry Blood (que eram clássicos da carta do saudoso H. Gin). Mule Mule Muleria A casa especializada em Moscow Mule está entregando delivery pelo Ifood, Rappi ou pelo telefone 3614-9098. Riviera Bar Um dos mais tradicionais bares de São Paulo também está realizando delivery de drinques. Os clássicos da casa estão disponíveis pelo Ifood e pelo goomer. Ipo Bar O Ipo está com delivery de drinques clássicos, como o gold rush, negroni, boulevardier (com um toque de manga rosa) e gimlet. As garrafas custam R$ 65 e rendem 4 coquetéis. Os pedidos devem ser feitos pelo direct do Ipo no Instagram, @ipobar. Bang Bang Café O Bang Bang também iniciou o seu delivery de coquetéis artesanais e clássicos. Para pedidos, escreva para o WhastApp (94117- 7863). Mix n' GinDrinques autorais e clássicos. Delivery e retirada. De 6ª a domingo, entre 18h e 23h. Pedidos pelo direct (@mixngin), WhatsApp (98073-5161) e telefone (2597-8090).
Oguru Sushi & BarRestaurante japonês com delivery de drinques autorais e clássicos. Eles estão disponíveis pelo aplicativo Ifood ou, para take away apenas no Itaim Bibi, via WhatsApp (99297-8679), com 10% de desconto. Rafael Pires Domingues Rafael Pires Domingues, bartender do Frank Bar, está fazendo delivery por conta própria. O trabalho é 100% artesanal e feito na casa do Rafa. Todos os coquetéis produzidos são feitos com a cachaça Arbórea. Cada coquetel sai por R$ 35. Para pedir o seu drinque entre no Instagram do Rafael, @rpdomingues. Zenzero Drinques SPZenzero é uma empresa especializada em delivery de drinques que nasceu na Serra Gaúcha. Agora, desde abril está em São Paulo com a proposta de delivery. O Zenzero atende pelo Ifood. Os preços variam de R$ 27 a R$ 50. Soroko's BarO Soroko's Bar está preparando drinques para delivery. A casa está nas plataformas Uber Eats e ifood. Boteco Mano do CéuO bar já fazia delivery antes mesmo da pandemia. Na carta, negroni com Cynar 70 no lugar de vermute, clássicos como Bitter Giuseppe e Old Fashioned. Além do autoral Scarpa (que leva cachaça branca, Cynar e Brasilberg). O Boteco Mano do Céu atende pelo Ifood. Espaço 13O Espaço 13 está com delivery em dias fixos, nas quintas, sextas e sábados. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (99368-5785). Fortunato BarO Fortunato também está fazendo delivery dos seus ótimos coquetéis. Quem quiser, pode pedir pelo telefone 4680-2966. Degrau BarO Degrau Bar está realizando delivery de coquetéis, cervejas e lanches pelo Ifood ou para retirar no local. BenzinaOs coquetéis saem por R$ 20 (100 ml) e mais taxa de entrega. Os drinques devem ser encomendados com um dia de antecedência pelo direct do Instagram do Benzina (@gsantana.bartender). Pedidos também podem ser feitos pelo WhatsApp (98888-2365). Talita Simões/ Drinks@Home A bartender Talita Simões também está produzindo coquetéis para entrega. Entre os coquetéis, dois tipos de gim tônica e o Greta (gim, mix cítrico de casca de abacaxi, tônica e zimbro). Pedidos e encomendas pelo WhatsApp (96081-2223) ou pelo Instagram @talitasimoesmixology. Drosophyla Bar O 'Dró' também tem o seu delivery de comidas e coquetéis. Os pedidos devem ser feitos pelo telefone 3120-5535. Ou pelo WhatsApp 98588-1031/ 98588-1172. O menu pode ser acessado no Instagram do bar, @drosophylabar. QT Pizza Bar O cliente pode pedir pelo Ifood ou retirar no local os aperitivos em garrafinhas de 210 ml (R$ 36 cada): Armando (Amaro, vermute branco e Fernet), negroni (bitter aperitivo, vermute tinto e gim) e old fashioned (bourbon, xarope de açúcar e bitter). Detalhe, são três drinques pelo preço de um, enviados sem gelo. Lupe Bar y Taqueria O Lupe está no Ifood com ótimos coquetéis e, principalmente, dando um gostinho de sua nova carta. O bar lançou o coquetel No Manes! pelo aplicativo de entrega Ifood. Cubq O bar itinerante Cubq está fazendo delivery de coquetéis autorais e clássicos por meio do Ifood. Quem quiser conhecer mais da proposta do bar deve acessar o site www.cubq.com.br. Balaio IMS O restaurante está disponibilizando seus ótimos drinques autorais pelo aplicativo de entrega Ifood. Jiquitaia O restaurante tem três opções de coquetéis em seu delivery (caju amigo, detox e rabo de galo). Faça os pedidos pelos números: 99954-0071 ou 3262-2366. Venuto O restaurante Venuto, que tem como sócio o bartender Marcelo Serrano também está no Ifood.
Grog Bar O Grog está entregando kits de coquetéis que variam entre 2 a 15 drinques. Você pode pedir pelo direct do Instagram do bar @grog.bar ou pelo número 98551-4800. Caledonia Whisky & Co. O Caledonia está fazendo delivery de suas réguas de degustação de uísque. Para pedir, basta procurar o bar no Ifood. Apotheck Bar Drinques originais do Apotheck bar e os tônicos lançados em parceria com o bar dos arcos. Eles podem ser pedidos pelo site apothekcocktails.com. Guarita Bar O Guarita começou a fazer entregas. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (9805-93746). O cardápio de comida e drinques está disponível nos destaques do Instagram @guaritabar. O Picco Oferece quatro drinques engarrafados para consumir em casa: vodca martini, martinez, manhattan e kingston. Todos por R$ 20. O bar atende pelo Rappi, por mensagem no Instagram @o.picco ou pelo WhatsApp (99307-7651).
Regô O bar está oferecendo drinques engarrafados (150 ml). Entre os coquetéis, opções autorais (Lulone e 70) e clássicos (negroni e vésper). Pedidos podem ser feitos por mensagem direta no Instagram @ao.rego ou pelo WhatsApp (96252-0884). Os drinques custam entre R$ 25 e R$ 30. Sylvester O Slyvester faz coquetéis para retirada no local. Você pode reservar pelo telefone (3034-1268) ou pelo WhattsApp (96234-4314). Retirada na R. Maria Carolina, 745, Pinheiros. Eugênia Café Bar O Eugênia, em Pinheiros, aceita pedidos de coquetéis diretamente pelo Intagram @eugeniacafebar. Astor Disponibiliza drinques clássicos para delivery (negroni, dry martini, old fashioned, boulevardier e manhattan). Interessados devem ligar para 2883-5063. Banqueta bar Faz delivery do negroni clássico e da versão envelhecida em barris de carvalho ou amburana. As garrafas têm 375 ml e servem até quatro drinques. Cada garrafa acompanha um pack com quatro gelos translúcidos da Ice4Pros. Pedidos pelo direct do Instagram @banquetabar.
Imakay O restaurante e bar já está com serviço de delivery - inclusive com alguns drinques da carta. O pedido pode ser feito por WhatsApp 3078-7786. Logo, a carta do restaurante também deve entrar no Rappi. Pineapple Bar Também está com drinques engarrafados para delivery. São cinco opções de clássicos (manhattan, dry martini, old fashioned, boulevardier e negroni). Cada garrafinha custa R$ 20. Pedidos pelos telefones 3031-2312/97071-0052 ou por mensagem direta no Instagram @pineapplebarsp. Canoa Cervejaria Embora seja uma cervejaria, a Canoa tem dois coquetéis para entrega delivery. Eles podem ser pedidos pelo site canoaemcas.com.br. Cama de Gato O cama de gato está fazendo delivery de kits para negroni, boulevardier, gim tônicas e muito mais. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (95330-5499).

Santos

Hideout Speakeasy, da cidade de Santos,  está na minha lista de bares que preciso conhecer assim que a pandemia acabar (assim como o Liz, do Rio de Janeiro). Então, inaugurando a sessão Santos da nossa lista de delivery, apresento o @hideout.speakeasy. Para quem mora em Santos, o bar está no Ifood e no Goomer. Rio de Janeiro Liz Cocktail Co. O Liz Cocktail entrega em toda a Zona Sul do Rio de Janeiro ou pick up. Informações e pedidos via direct @lizcocktails. Five Dollar Shake Drinks Entrega de 6ª e sábado na zona sul do Rio, Centro e Tijuca. Os pedidos podem ser feitos via direct @5dollarshakedrinks. Vizinho Gastro Bar O Vizinho está nos aplicativos Ifood e Rappi. O bar também atende pedidos via WhatsApp (21) 97154-0841. Shake Speake Easy Bar O Shake tem 10 opções de drinques de produção artesanal. Os pedidos podem ser feitos pelo direct @shakespeakeasybar ou pelo WhatsApp (21) 99369-0372. Nosso O nosso está com delivery de clássicos da casa, como o negroni envelhecido e outros. Cada garrafa serve quatro drinques. Pedidos e informações pelo celular (21) 99619-0099.
 

Olá, amigos

Como estão todos vocês.

Bora, tocar o  nosso barquinho etílico com juízo e segurança.

No balcão de hoje, uma entrevista exclusiva com o bartender Márcio Silva, que irá apresentar, ao lado de Marina Person, o primeiro reality show de coquetelaria na TV aberta, o Bar Aberto.

 

Marina Person e Márcio Silva, os apresentadores do novo reallity. FOTO: Barry Company

 

O programa estreia no próximo dia 13 de outubro após o Jornal da Noite, na Band. O reality será transmitido sempre às terças-feiras e acompanhará durante dois meses 10 participantes apaixonados por coquetelaria.

Todas as gravações obedeceram um rígido protocolo de biossegurança, devido à pandemia de covid-19. A equipe de produção foi reduzida e os participantes ficaram isolados no Hotel Hyatt, em São Paulo, onde também aconteceram todas as gravações.

O grande prêmio será uma viagem para conhecer as casas das mais importantes marcas da Pernod Ricard com tudo pago: Absolut na Suécia, Beefeater na Inglaterra, Chivas e Ballantine's na Escócia. Além disso o vencedor também ganhará um bar personalizado e 100% equipado, feito exclusivamente para sua casa.

Além de Márcio e Marina, o programa vai contar com um júri de profissionais renomados da área, como Fabio La Pietra, Adriana Pino, Zulu, Alice Guedes, Chula, Gustavo Rômulo, Stephanie Marinkovic, Alex Mesquita, Jairo Gama e também com a chef Elisa Fernandes, vencedora do primeiro Masterchef.

 

Bartender Stephanie Marinkovic (à dir.) com os apresentadores do Bar Aberto. FOTO: Barry Company

Entre muitas conquistas no universo da coquetelaria, nosso entrevistado é reconhecido por ser o responsável pela abertura do SubAstor, por ter colocado o bar Guilhotina na posição 15 entre os 50 melhores bares do mundo pelo "World's 50 Best Bars" e ser considerado uma  das 100 pessoas mais influentes da indústria de bebidas e bares no Mundo (na posição 36 pela renomada revista "Drinks International" de Londres).

Vamos ao papo com Márcio Silva:

 

Márcio Silva. FOTO: Barry Company

 

Como foi a experiência de fazer televisão e apresentar um reality?

Foi enriquecedora. Aprendi muito e sai um melhor ser humano dessa experiência.  Me familiarizar com a história dos participantes foi bem legal, aprendi  muito com a direção, a equipe de produção e, claro, com a Marina Person.  Acho que uma das mensagens do programa é a democratização. É levar uma possibilidade de chegar na casa das pessoas e mostrar que um coquetel pode ser apreciado em ocasiões de consumo feliz e responsável.

Como bartender, atrás do balcão, você sempre foi um profissional que se comunicou muito bem. Você levou o "comunicador" do bar para a televisão?

Por mais que os mercados tenham similaridades, foi bem diferente. No bar, você tem uma energia que sobe e que só vai diminuindo a partir do momento em que estamos prestes a fechar (e tudo isso é muito controlado por música - playlists são muito importantes dentro de um bar). Na TV, tive que aprender a controlar minha própria energia. Às vezes, a energia está lá em cima e você ouve "corta".  A Marina (Person) me guiou nesse aprendizado. Tive que aprender a equilibrar minha energia para não sair exausto das gravações.

Como o reality pode ser positivo para o mercado de bares e coquetelaria - assim como tem sido para a gastronomia? 

Acho que pode contribuir para a democratização do consumo. Acho que a cozinha é um mercado mais aberto do que o de bar, mas poucas pessoas se arriscam dentro de uma cozinha. Já em relação ao bar, independentemente da pessoa ter conhecimento ou não, todo mundo tem um pouquinho de bartender e se arrisca. Se você faz um churrasco, quer fazer a caipirinha. E hoje, em um esquenta em casa, as pessoas já fazem o próprio gim tônica. Acho que as pessoas devem irão identificar com o programa. A mensagem é consumir melhor, subir as escadinhas e melhorar o consumo de forma moderada. A exigência do consumidor e a profissionalização do bartender melhora todo o mercado.

Ou seja, pode ajudar com que o consumidor perca o medo dos coquetéis.

Hoje, muita gente só pede o básico: cerveja e vinho. Não queremos tirar esse consumo, mas mostrar que é possível apreciar outras bebidas que muita gente nem prestavam atenção antes.

Como foi o seu processo como apresentador e a relação com os participantes?

A produção me mandou os vídeos dos participantes. Quis entender quem estava ali. Isso foi muito importante. Quando os diretores me conheceram no bar, eles tiraram o script. Eu usei o roteiro como um direcionamento. Mas fui mais o Márcio. Não criei personagem. Olhei para os participantes como se estivesse olhando para a minha equipe no Subastor ou no Guilhotina. Tive tempo de ouvir a história dos participantes, dar treinamento, toques técnicos e operacionais. Temos 10 histórias incríveis, de superação e determinação.  Pessoas que faziam coquetéis em casa e saíram mais profissionais, com mais conhecimento.

Quer continuar fazendo TV?

Eu torço que sim. É importante trazer o mercado do bar para televisão. Estou torcendo que tenha um repercussão gigantesca para que possa ter uma segunda temporada.

Notícias do Mundo da Coquetelaria

Shot 1 - O Global Bar Week, evento online para fomentar a troca de experiências entre profissionais do setor, bares e empresas, acontece de 12 a 18 de outubro.  A iniciativa é do Bar Convent (BCB), que tem edições em São Paulo, Berlin e Nova York, e da feira Imbibe, de Londres. A grade de apresentações e workshop tem a curadoria de Marco De la Roche, diretor de Educação do BCB. A participação é gratuita para o visitante, mas será necessário um registro a ser aprovado pela organização. Mais informações no site do evento www.barconventsaopaulo.com.br.

Shot 2 - A Diageo, proprietária de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Ypióca, anunciou São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza como as cidades que serão apoiadas pelo Movimento Pró-Bar, programa global da companhia que oferece suporte a bares e restaurantes a se recuperarem e receberem seus clientes de volta após a pandemia da Covid-19. A empresa irá doar R$ 15 milhões para beneficiar estabelecimentos dessas praças. Os interessados em participar da iniciativa devem solicitar apoio do fundo no Diageo Bar Academy (www.diageobaracademy.com).

Shot 3 - Nasceu um novo Astor! Desta vez, um Astor  localizado no cruzamento das ruas Oscar Freire e Peixoto Gomide. Terceiro endereço da marca da Cia. Tradicional de Comércio em São Paulo, o bar leva para os Jardins o mesmo espírito dos endereços mais antigos da marca. Para a carta de coquetéis, algumas novidades foram preparadas. Fabio La Pietra, Alex Sepulcro e equipe investiram em coquetéis mais "gastronômicos", como o I Fiori (R$ 33) (Aperol, Jerez fino, Cordial de morango, Verjus soda, Solução salina e Tintura de lavanda), o Choco Highball (R$ 33) (Tequila blanco, Vermouth tinto, Melado de cana, Chá de casca de cacau e Bitter Peychaud's) e o Milanese (R$ 33) (Vermouth tinto, Aperol, Campari, Cordial de morango, Cold brew e Água tônica). O bar Astor Oscar Freire fica na Rua Oscar Freire 163.

Shot 4 - O licor Amarula  anunciou sua mais nova parceria no Brasil com a rede de franquias Cuor di Crema, lançando o Gelato Amarula. A novidade chega na primeira semana de outubro, nas lojas Cuor di Crema e Boulangerie Carioca de São Paulo e do Rio de Janeiro, com o valor sugerido de a partir de R$ 12,50.

Delivery SP, Santos e RJ

Dita CoquetéisO Dita Coquetéis entrega clássicos e autorais na cidade de São Paulo. Pedidos pela DM @ditacoqueteis ou pelo (11) 95148-4718. 50/25 Cocktails Co.O 50/25 Cocktails Co. é o projeto de drinques engarrafados do head bartender e consultor de bar Paulo Ravelli  e da criadora de conteúdo digital Xan Ravelli. São garrafas de 375 ml com diversas variações de negroni e outros drinques autorais. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (11) 94602-6313. Mais informações no Insta do projeto, @50vintecinco. KoyaO Koya será inaugurado até o fim do ano. Mas enquanto esse dia não chega, ele está funcionando como  um projeto de coquetéis engarrafados assinados por Thiago Pereira - com drinques que em breve estarão disponíveis no site www.koya88.com.br. Além disso, ele também  oferece um clube de assinatura, em que é  possível receber mensalmente um kit com 8 garrafas com coquetéis. Os pedidos também podem ser feitos pelo Instagram, @koya88. Homemade Coffee DrinkO Homemade Coffee Drink faz delivery de coquetéis que levam um toque de café em sua composição. Na carta, coquetéis como Boulevardier Coffe, Kingston Coffe e outros. Cada drinque sai por R$ 25. Além dos coquetéis, o serviço também trabalha com um Cold Brew (R$ 15) e charuto premium (R$ 15). Os pedidos devem ser feitos pelo direct do Instagram, @homemadecoffeedrink. As entregas são feitas de quinta a sábado. Frank BarO Frank Bar lançou a plataforma de coquetéis sob encomenda, o "Frank Bar na sua Casa". Nela, os clientes poderão escolher entre oito opções de drinques. Os coquetéis tradicionais têm valor de R$ 75, enquanto as criações exclusivas saem por R$ 80. Cada garrafa comporta 160 ml, equivalente a cerca de duas doses. O cliente recebe ainda as guarnições. Retiradas na Rua São Carlos do Pinhal, 424 (mediante agendamento prévio realizado no momento da compra). Encomendas pelo site. Yuu drinksO Yuu drinks entrega coquetéis com frete fixo de R$ 10 para cidade de São Paulo. No cardápio, clássicos e autorais. Os coquetéis custam R$ 24. Para pedidos, DM pelo Instagram (@yuu.drinks) ou via WhatsApp (99545-1564). At Home SpeakeasyA bartender e chef de produção do Frank Bar, Adriana Morais, e Rafael Pires Domingues, bartender do Frank Bar, juntaram forças para criar o At Home Speakasy. O serviço de coquetéis delivery estreia com 3 criações da dupla: o cachaça-tai, o banana old fashioned e o tangerina sour. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp 99298- 0634. Jazz FactoryO Jazz Factory e o Quincas bar são parceiros no delivery de coquetéis e criações do  bartender Bryan Rocha. Destaque para o Yoda Juice (com néctar de rúcula). Você pode pedir pelo Ifood ou pelo telefone 3675-6337. Bio BarO Bio Bar nasceu para ser um bar itinerante, mas a pandemia do coronavírus fez com que o projeto se transformasse em um serviço de delivery de coquetéis. Na carta, drinques clássicos e sazonais. Os pedidos podem ser feitos pelo Instagram ( www.biobar.com.br. Sip LoversOs Sip Lovers, grupo que tem atuado na distribuição de garrafinhas para bares realizarem seus deliverys com menos custo, inaugurou sua própria loja virtual para venda de coquetéis. Na plataforma, é possível encontrar drinques autorais de bartenders convidados e clássicos modernos. Na estreia, os bartenders convidados são Jean Ponce (Guarita Bar), Marcelo Serrano (Venuto) e Adriana Pino (vencedora do World Class Brasil 2018).  Conheça e peça os drinques no www.siplovers.com ou no Instagram @siplovers. Staff CocktailsO Staff Cocktails começou a operar nessa semana com delivery de drinques. No cardápio, coquetéis como negroni, old fashioned, gim tônica, macunaíma e a possibilidade de pedir drinques específicos (sujeito à disponibilidade). Eles têm 250 ml (três doses, em média). Os pedidos podem ser feitos via DM (@locale.caffe) ou diretamente no local, das 8h30 às 22h. É possível pedir versões de Aperol Spritz, Negroni e Dry Martini engarrafados, todos por R$28. O Locale Caffè fica na Rua Manuel Guedes, 349, Itaim Bibi. Molotov BarO bar também iniciou o seu serviço de delivery de coquetéis. São oito opções em diferentes tamanhos, acompanhadas de gelo transparente e guarnições. Pedidos pelo goomer.app/molotov. Adote um BartenderO projeto Adote um Bartender já começou a entregar drinques por delivery. Comprando os coquetéis do projeto, você também ajuda os profissionais da área que estão em situação mais difícil nesse momento do País. Por enquanto, os pedidos devem ser feitos pelo Ifood, no restaurante Graxa Discos. Térreo Bar A cada final de semana, o Térreo Bar prepara uma carta diferente para o delivery. Os interessados devem consultar o Instagram do bar, @terreobar, e mandar seu pedido por DM. Boca de ouro Os órfãos do Boca de Ouro (eu incluso) já podem respirar aliviado. O 'Boca' começa o seu delivery, com os pratos do chefe Alê, os drinques do Rodrigo Roso e todo charme e elegância deArnaldo Hirai e Renato Martins. Claro que o clássico 'bolovo e macunaíma' estão disponíveis. Os pedidos podem ser feitos pelo Ifood. Ah, finalmente o 'Boca' tem um perfil no Instagram, o @barbocadeouro. The Lab The Lab voltou com seu próprio Delivery. Os pedidos podem ser feitos via Ifood ou direto no site do Thelabdelivery.com.br. Entre os autorais estão os surpreendentes Fish Martini, Influenza e o Black Berry Blood (que eram clássicos da carta do saudoso H. Gin). Mule Mule Muleria A casa especializada em Moscow Mule está entregando delivery pelo Ifood, Rappi ou pelo telefone 3614-9098. Riviera Bar Um dos mais tradicionais bares de São Paulo também está realizando delivery de drinques. Os clássicos da casa estão disponíveis pelo Ifood e pelo goomer. Ipo Bar O Ipo está com delivery de drinques clássicos, como o gold rush, negroni, boulevardier (com um toque de manga rosa) e gimlet. As garrafas custam R$ 65 e rendem 4 coquetéis. Os pedidos devem ser feitos pelo direct do Ipo no Instagram, @ipobar. Bang Bang Café O Bang Bang também iniciou o seu delivery de coquetéis artesanais e clássicos. Para pedidos, escreva para o WhastApp (94117- 7863). Mix n' GinDrinques autorais e clássicos. Delivery e retirada. De 6ª a domingo, entre 18h e 23h. Pedidos pelo direct (@mixngin), WhatsApp (98073-5161) e telefone (2597-8090).
Oguru Sushi & BarRestaurante japonês com delivery de drinques autorais e clássicos. Eles estão disponíveis pelo aplicativo Ifood ou, para take away apenas no Itaim Bibi, via WhatsApp (99297-8679), com 10% de desconto. Rafael Pires Domingues Rafael Pires Domingues, bartender do Frank Bar, está fazendo delivery por conta própria. O trabalho é 100% artesanal e feito na casa do Rafa. Todos os coquetéis produzidos são feitos com a cachaça Arbórea. Cada coquetel sai por R$ 35. Para pedir o seu drinque entre no Instagram do Rafael, @rpdomingues. Zenzero Drinques SPZenzero é uma empresa especializada em delivery de drinques que nasceu na Serra Gaúcha. Agora, desde abril está em São Paulo com a proposta de delivery. O Zenzero atende pelo Ifood. Os preços variam de R$ 27 a R$ 50. Soroko's BarO Soroko's Bar está preparando drinques para delivery. A casa está nas plataformas Uber Eats e ifood. Boteco Mano do CéuO bar já fazia delivery antes mesmo da pandemia. Na carta, negroni com Cynar 70 no lugar de vermute, clássicos como Bitter Giuseppe e Old Fashioned. Além do autoral Scarpa (que leva cachaça branca, Cynar e Brasilberg). O Boteco Mano do Céu atende pelo Ifood. Espaço 13O Espaço 13 está com delivery em dias fixos, nas quintas, sextas e sábados. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (99368-5785). Fortunato BarO Fortunato também está fazendo delivery dos seus ótimos coquetéis. Quem quiser, pode pedir pelo telefone 4680-2966. Degrau BarO Degrau Bar está realizando delivery de coquetéis, cervejas e lanches pelo Ifood ou para retirar no local. BenzinaOs coquetéis saem por R$ 20 (100 ml) e mais taxa de entrega. Os drinques devem ser encomendados com um dia de antecedência pelo direct do Instagram do Benzina (@gsantana.bartender). Pedidos também podem ser feitos pelo WhatsApp (98888-2365). Talita Simões/ Drinks@Home A bartender Talita Simões também está produzindo coquetéis para entrega. Entre os coquetéis, dois tipos de gim tônica e o Greta (gim, mix cítrico de casca de abacaxi, tônica e zimbro). Pedidos e encomendas pelo WhatsApp (96081-2223) ou pelo Instagram @talitasimoesmixology. Drosophyla Bar O 'Dró' também tem o seu delivery de comidas e coquetéis. Os pedidos devem ser feitos pelo telefone 3120-5535. Ou pelo WhatsApp 98588-1031/ 98588-1172. O menu pode ser acessado no Instagram do bar, @drosophylabar. QT Pizza Bar O cliente pode pedir pelo Ifood ou retirar no local os aperitivos em garrafinhas de 210 ml (R$ 36 cada): Armando (Amaro, vermute branco e Fernet), negroni (bitter aperitivo, vermute tinto e gim) e old fashioned (bourbon, xarope de açúcar e bitter). Detalhe, são três drinques pelo preço de um, enviados sem gelo. Lupe Bar y Taqueria O Lupe está no Ifood com ótimos coquetéis e, principalmente, dando um gostinho de sua nova carta. O bar lançou o coquetel No Manes! pelo aplicativo de entrega Ifood. Cubq O bar itinerante Cubq está fazendo delivery de coquetéis autorais e clássicos por meio do Ifood. Quem quiser conhecer mais da proposta do bar deve acessar o site www.cubq.com.br. Balaio IMS O restaurante está disponibilizando seus ótimos drinques autorais pelo aplicativo de entrega Ifood. Jiquitaia O restaurante tem três opções de coquetéis em seu delivery (caju amigo, detox e rabo de galo). Faça os pedidos pelos números: 99954-0071 ou 3262-2366. Venuto O restaurante Venuto, que tem como sócio o bartender Marcelo Serrano também está no Ifood.
Grog Bar O Grog está entregando kits de coquetéis que variam entre 2 a 15 drinques. Você pode pedir pelo direct do Instagram do bar @grog.bar ou pelo número 98551-4800. Caledonia Whisky & Co. O Caledonia está fazendo delivery de suas réguas de degustação de uísque. Para pedir, basta procurar o bar no Ifood. Apotheck Bar Drinques originais do Apotheck bar e os tônicos lançados em parceria com o bar dos arcos. Eles podem ser pedidos pelo site apothekcocktails.com. Guarita Bar O Guarita começou a fazer entregas. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (9805-93746). O cardápio de comida e drinques está disponível nos destaques do Instagram @guaritabar. O Picco Oferece quatro drinques engarrafados para consumir em casa: vodca martini, martinez, manhattan e kingston. Todos por R$ 20. O bar atende pelo Rappi, por mensagem no Instagram @o.picco ou pelo WhatsApp (99307-7651).
Regô O bar está oferecendo drinques engarrafados (150 ml). Entre os coquetéis, opções autorais (Lulone e 70) e clássicos (negroni e vésper). Pedidos podem ser feitos por mensagem direta no Instagram @ao.rego ou pelo WhatsApp (96252-0884). Os drinques custam entre R$ 25 e R$ 30. Sylvester O Slyvester faz coquetéis para retirada no local. Você pode reservar pelo telefone (3034-1268) ou pelo WhattsApp (96234-4314). Retirada na R. Maria Carolina, 745, Pinheiros. Eugênia Café Bar O Eugênia, em Pinheiros, aceita pedidos de coquetéis diretamente pelo Intagram @eugeniacafebar. Astor Disponibiliza drinques clássicos para delivery (negroni, dry martini, old fashioned, boulevardier e manhattan). Interessados devem ligar para 2883-5063. Banqueta bar Faz delivery do negroni clássico e da versão envelhecida em barris de carvalho ou amburana. As garrafas têm 375 ml e servem até quatro drinques. Cada garrafa acompanha um pack com quatro gelos translúcidos da Ice4Pros. Pedidos pelo direct do Instagram @banquetabar.
Imakay O restaurante e bar já está com serviço de delivery - inclusive com alguns drinques da carta. O pedido pode ser feito por WhatsApp 3078-7786. Logo, a carta do restaurante também deve entrar no Rappi. Pineapple Bar Também está com drinques engarrafados para delivery. São cinco opções de clássicos (manhattan, dry martini, old fashioned, boulevardier e negroni). Cada garrafinha custa R$ 20. Pedidos pelos telefones 3031-2312/97071-0052 ou por mensagem direta no Instagram @pineapplebarsp. Canoa Cervejaria Embora seja uma cervejaria, a Canoa tem dois coquetéis para entrega delivery. Eles podem ser pedidos pelo site canoaemcas.com.br. Cama de Gato O cama de gato está fazendo delivery de kits para negroni, boulevardier, gim tônicas e muito mais. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (95330-5499).

Santos

Hideout Speakeasy, da cidade de Santos,  está na minha lista de bares que preciso conhecer assim que a pandemia acabar (assim como o Liz, do Rio de Janeiro). Então, inaugurando a sessão Santos da nossa lista de delivery, apresento o @hideout.speakeasy. Para quem mora em Santos, o bar está no Ifood e no Goomer. Rio de Janeiro Liz Cocktail Co. O Liz Cocktail entrega em toda a Zona Sul do Rio de Janeiro ou pick up. Informações e pedidos via direct @lizcocktails. Five Dollar Shake Drinks Entrega de 6ª e sábado na zona sul do Rio, Centro e Tijuca. Os pedidos podem ser feitos via direct @5dollarshakedrinks. Vizinho Gastro Bar O Vizinho está nos aplicativos Ifood e Rappi. O bar também atende pedidos via WhatsApp (21) 97154-0841. Shake Speake Easy Bar O Shake tem 10 opções de drinques de produção artesanal. Os pedidos podem ser feitos pelo direct @shakespeakeasybar ou pelo WhatsApp (21) 99369-0372. Nosso O nosso está com delivery de clássicos da casa, como o negroni envelhecido e outros. Cada garrafa serve quatro drinques. Pedidos e informações pelo celular (21) 99619-0099.
 

Olá, amigos

Como estão todos vocês.

Bora, tocar o  nosso barquinho etílico com juízo e segurança.

No balcão de hoje, uma entrevista exclusiva com o bartender Márcio Silva, que irá apresentar, ao lado de Marina Person, o primeiro reality show de coquetelaria na TV aberta, o Bar Aberto.

 

Marina Person e Márcio Silva, os apresentadores do novo reallity. FOTO: Barry Company

 

O programa estreia no próximo dia 13 de outubro após o Jornal da Noite, na Band. O reality será transmitido sempre às terças-feiras e acompanhará durante dois meses 10 participantes apaixonados por coquetelaria.

Todas as gravações obedeceram um rígido protocolo de biossegurança, devido à pandemia de covid-19. A equipe de produção foi reduzida e os participantes ficaram isolados no Hotel Hyatt, em São Paulo, onde também aconteceram todas as gravações.

O grande prêmio será uma viagem para conhecer as casas das mais importantes marcas da Pernod Ricard com tudo pago: Absolut na Suécia, Beefeater na Inglaterra, Chivas e Ballantine's na Escócia. Além disso o vencedor também ganhará um bar personalizado e 100% equipado, feito exclusivamente para sua casa.

Além de Márcio e Marina, o programa vai contar com um júri de profissionais renomados da área, como Fabio La Pietra, Adriana Pino, Zulu, Alice Guedes, Chula, Gustavo Rômulo, Stephanie Marinkovic, Alex Mesquita, Jairo Gama e também com a chef Elisa Fernandes, vencedora do primeiro Masterchef.

 

Bartender Stephanie Marinkovic (à dir.) com os apresentadores do Bar Aberto. FOTO: Barry Company

Entre muitas conquistas no universo da coquetelaria, nosso entrevistado é reconhecido por ser o responsável pela abertura do SubAstor, por ter colocado o bar Guilhotina na posição 15 entre os 50 melhores bares do mundo pelo "World's 50 Best Bars" e ser considerado uma  das 100 pessoas mais influentes da indústria de bebidas e bares no Mundo (na posição 36 pela renomada revista "Drinks International" de Londres).

Vamos ao papo com Márcio Silva:

 

Márcio Silva. FOTO: Barry Company

 

Como foi a experiência de fazer televisão e apresentar um reality?

Foi enriquecedora. Aprendi muito e sai um melhor ser humano dessa experiência.  Me familiarizar com a história dos participantes foi bem legal, aprendi  muito com a direção, a equipe de produção e, claro, com a Marina Person.  Acho que uma das mensagens do programa é a democratização. É levar uma possibilidade de chegar na casa das pessoas e mostrar que um coquetel pode ser apreciado em ocasiões de consumo feliz e responsável.

Como bartender, atrás do balcão, você sempre foi um profissional que se comunicou muito bem. Você levou o "comunicador" do bar para a televisão?

Por mais que os mercados tenham similaridades, foi bem diferente. No bar, você tem uma energia que sobe e que só vai diminuindo a partir do momento em que estamos prestes a fechar (e tudo isso é muito controlado por música - playlists são muito importantes dentro de um bar). Na TV, tive que aprender a controlar minha própria energia. Às vezes, a energia está lá em cima e você ouve "corta".  A Marina (Person) me guiou nesse aprendizado. Tive que aprender a equilibrar minha energia para não sair exausto das gravações.

Como o reality pode ser positivo para o mercado de bares e coquetelaria - assim como tem sido para a gastronomia? 

Acho que pode contribuir para a democratização do consumo. Acho que a cozinha é um mercado mais aberto do que o de bar, mas poucas pessoas se arriscam dentro de uma cozinha. Já em relação ao bar, independentemente da pessoa ter conhecimento ou não, todo mundo tem um pouquinho de bartender e se arrisca. Se você faz um churrasco, quer fazer a caipirinha. E hoje, em um esquenta em casa, as pessoas já fazem o próprio gim tônica. Acho que as pessoas devem irão identificar com o programa. A mensagem é consumir melhor, subir as escadinhas e melhorar o consumo de forma moderada. A exigência do consumidor e a profissionalização do bartender melhora todo o mercado.

Ou seja, pode ajudar com que o consumidor perca o medo dos coquetéis.

Hoje, muita gente só pede o básico: cerveja e vinho. Não queremos tirar esse consumo, mas mostrar que é possível apreciar outras bebidas que muita gente nem prestavam atenção antes.

Como foi o seu processo como apresentador e a relação com os participantes?

A produção me mandou os vídeos dos participantes. Quis entender quem estava ali. Isso foi muito importante. Quando os diretores me conheceram no bar, eles tiraram o script. Eu usei o roteiro como um direcionamento. Mas fui mais o Márcio. Não criei personagem. Olhei para os participantes como se estivesse olhando para a minha equipe no Subastor ou no Guilhotina. Tive tempo de ouvir a história dos participantes, dar treinamento, toques técnicos e operacionais. Temos 10 histórias incríveis, de superação e determinação.  Pessoas que faziam coquetéis em casa e saíram mais profissionais, com mais conhecimento.

Quer continuar fazendo TV?

Eu torço que sim. É importante trazer o mercado do bar para televisão. Estou torcendo que tenha um repercussão gigantesca para que possa ter uma segunda temporada.

Notícias do Mundo da Coquetelaria

Shot 1 - O Global Bar Week, evento online para fomentar a troca de experiências entre profissionais do setor, bares e empresas, acontece de 12 a 18 de outubro.  A iniciativa é do Bar Convent (BCB), que tem edições em São Paulo, Berlin e Nova York, e da feira Imbibe, de Londres. A grade de apresentações e workshop tem a curadoria de Marco De la Roche, diretor de Educação do BCB. A participação é gratuita para o visitante, mas será necessário um registro a ser aprovado pela organização. Mais informações no site do evento www.barconventsaopaulo.com.br.

Shot 2 - A Diageo, proprietária de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Ypióca, anunciou São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza como as cidades que serão apoiadas pelo Movimento Pró-Bar, programa global da companhia que oferece suporte a bares e restaurantes a se recuperarem e receberem seus clientes de volta após a pandemia da Covid-19. A empresa irá doar R$ 15 milhões para beneficiar estabelecimentos dessas praças. Os interessados em participar da iniciativa devem solicitar apoio do fundo no Diageo Bar Academy (www.diageobaracademy.com).

Shot 3 - Nasceu um novo Astor! Desta vez, um Astor  localizado no cruzamento das ruas Oscar Freire e Peixoto Gomide. Terceiro endereço da marca da Cia. Tradicional de Comércio em São Paulo, o bar leva para os Jardins o mesmo espírito dos endereços mais antigos da marca. Para a carta de coquetéis, algumas novidades foram preparadas. Fabio La Pietra, Alex Sepulcro e equipe investiram em coquetéis mais "gastronômicos", como o I Fiori (R$ 33) (Aperol, Jerez fino, Cordial de morango, Verjus soda, Solução salina e Tintura de lavanda), o Choco Highball (R$ 33) (Tequila blanco, Vermouth tinto, Melado de cana, Chá de casca de cacau e Bitter Peychaud's) e o Milanese (R$ 33) (Vermouth tinto, Aperol, Campari, Cordial de morango, Cold brew e Água tônica). O bar Astor Oscar Freire fica na Rua Oscar Freire 163.

Shot 4 - O licor Amarula  anunciou sua mais nova parceria no Brasil com a rede de franquias Cuor di Crema, lançando o Gelato Amarula. A novidade chega na primeira semana de outubro, nas lojas Cuor di Crema e Boulangerie Carioca de São Paulo e do Rio de Janeiro, com o valor sugerido de a partir de R$ 12,50.

Delivery SP, Santos e RJ

Dita CoquetéisO Dita Coquetéis entrega clássicos e autorais na cidade de São Paulo. Pedidos pela DM @ditacoqueteis ou pelo (11) 95148-4718. 50/25 Cocktails Co.O 50/25 Cocktails Co. é o projeto de drinques engarrafados do head bartender e consultor de bar Paulo Ravelli  e da criadora de conteúdo digital Xan Ravelli. São garrafas de 375 ml com diversas variações de negroni e outros drinques autorais. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (11) 94602-6313. Mais informações no Insta do projeto, @50vintecinco. KoyaO Koya será inaugurado até o fim do ano. Mas enquanto esse dia não chega, ele está funcionando como  um projeto de coquetéis engarrafados assinados por Thiago Pereira - com drinques que em breve estarão disponíveis no site www.koya88.com.br. Além disso, ele também  oferece um clube de assinatura, em que é  possível receber mensalmente um kit com 8 garrafas com coquetéis. Os pedidos também podem ser feitos pelo Instagram, @koya88. Homemade Coffee DrinkO Homemade Coffee Drink faz delivery de coquetéis que levam um toque de café em sua composição. Na carta, coquetéis como Boulevardier Coffe, Kingston Coffe e outros. Cada drinque sai por R$ 25. Além dos coquetéis, o serviço também trabalha com um Cold Brew (R$ 15) e charuto premium (R$ 15). Os pedidos devem ser feitos pelo direct do Instagram, @homemadecoffeedrink. As entregas são feitas de quinta a sábado. Frank BarO Frank Bar lançou a plataforma de coquetéis sob encomenda, o "Frank Bar na sua Casa". Nela, os clientes poderão escolher entre oito opções de drinques. Os coquetéis tradicionais têm valor de R$ 75, enquanto as criações exclusivas saem por R$ 80. Cada garrafa comporta 160 ml, equivalente a cerca de duas doses. O cliente recebe ainda as guarnições. Retiradas na Rua São Carlos do Pinhal, 424 (mediante agendamento prévio realizado no momento da compra). Encomendas pelo site. Yuu drinksO Yuu drinks entrega coquetéis com frete fixo de R$ 10 para cidade de São Paulo. No cardápio, clássicos e autorais. Os coquetéis custam R$ 24. Para pedidos, DM pelo Instagram (@yuu.drinks) ou via WhatsApp (99545-1564). At Home SpeakeasyA bartender e chef de produção do Frank Bar, Adriana Morais, e Rafael Pires Domingues, bartender do Frank Bar, juntaram forças para criar o At Home Speakasy. O serviço de coquetéis delivery estreia com 3 criações da dupla: o cachaça-tai, o banana old fashioned e o tangerina sour. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp 99298- 0634. Jazz FactoryO Jazz Factory e o Quincas bar são parceiros no delivery de coquetéis e criações do  bartender Bryan Rocha. Destaque para o Yoda Juice (com néctar de rúcula). Você pode pedir pelo Ifood ou pelo telefone 3675-6337. Bio BarO Bio Bar nasceu para ser um bar itinerante, mas a pandemia do coronavírus fez com que o projeto se transformasse em um serviço de delivery de coquetéis. Na carta, drinques clássicos e sazonais. Os pedidos podem ser feitos pelo Instagram ( www.biobar.com.br. Sip LoversOs Sip Lovers, grupo que tem atuado na distribuição de garrafinhas para bares realizarem seus deliverys com menos custo, inaugurou sua própria loja virtual para venda de coquetéis. Na plataforma, é possível encontrar drinques autorais de bartenders convidados e clássicos modernos. Na estreia, os bartenders convidados são Jean Ponce (Guarita Bar), Marcelo Serrano (Venuto) e Adriana Pino (vencedora do World Class Brasil 2018).  Conheça e peça os drinques no www.siplovers.com ou no Instagram @siplovers. Staff CocktailsO Staff Cocktails começou a operar nessa semana com delivery de drinques. No cardápio, coquetéis como negroni, old fashioned, gim tônica, macunaíma e a possibilidade de pedir drinques específicos (sujeito à disponibilidade). Eles têm 250 ml (três doses, em média). Os pedidos podem ser feitos via DM (@locale.caffe) ou diretamente no local, das 8h30 às 22h. É possível pedir versões de Aperol Spritz, Negroni e Dry Martini engarrafados, todos por R$28. O Locale Caffè fica na Rua Manuel Guedes, 349, Itaim Bibi. Molotov BarO bar também iniciou o seu serviço de delivery de coquetéis. São oito opções em diferentes tamanhos, acompanhadas de gelo transparente e guarnições. Pedidos pelo goomer.app/molotov. Adote um BartenderO projeto Adote um Bartender já começou a entregar drinques por delivery. Comprando os coquetéis do projeto, você também ajuda os profissionais da área que estão em situação mais difícil nesse momento do País. Por enquanto, os pedidos devem ser feitos pelo Ifood, no restaurante Graxa Discos. Térreo Bar A cada final de semana, o Térreo Bar prepara uma carta diferente para o delivery. Os interessados devem consultar o Instagram do bar, @terreobar, e mandar seu pedido por DM. Boca de ouro Os órfãos do Boca de Ouro (eu incluso) já podem respirar aliviado. O 'Boca' começa o seu delivery, com os pratos do chefe Alê, os drinques do Rodrigo Roso e todo charme e elegância deArnaldo Hirai e Renato Martins. Claro que o clássico 'bolovo e macunaíma' estão disponíveis. Os pedidos podem ser feitos pelo Ifood. Ah, finalmente o 'Boca' tem um perfil no Instagram, o @barbocadeouro. The Lab The Lab voltou com seu próprio Delivery. Os pedidos podem ser feitos via Ifood ou direto no site do Thelabdelivery.com.br. Entre os autorais estão os surpreendentes Fish Martini, Influenza e o Black Berry Blood (que eram clássicos da carta do saudoso H. Gin). Mule Mule Muleria A casa especializada em Moscow Mule está entregando delivery pelo Ifood, Rappi ou pelo telefone 3614-9098. Riviera Bar Um dos mais tradicionais bares de São Paulo também está realizando delivery de drinques. Os clássicos da casa estão disponíveis pelo Ifood e pelo goomer. Ipo Bar O Ipo está com delivery de drinques clássicos, como o gold rush, negroni, boulevardier (com um toque de manga rosa) e gimlet. As garrafas custam R$ 65 e rendem 4 coquetéis. Os pedidos devem ser feitos pelo direct do Ipo no Instagram, @ipobar. Bang Bang Café O Bang Bang também iniciou o seu delivery de coquetéis artesanais e clássicos. Para pedidos, escreva para o WhastApp (94117- 7863). Mix n' GinDrinques autorais e clássicos. Delivery e retirada. De 6ª a domingo, entre 18h e 23h. Pedidos pelo direct (@mixngin), WhatsApp (98073-5161) e telefone (2597-8090).
Oguru Sushi & BarRestaurante japonês com delivery de drinques autorais e clássicos. Eles estão disponíveis pelo aplicativo Ifood ou, para take away apenas no Itaim Bibi, via WhatsApp (99297-8679), com 10% de desconto. Rafael Pires Domingues Rafael Pires Domingues, bartender do Frank Bar, está fazendo delivery por conta própria. O trabalho é 100% artesanal e feito na casa do Rafa. Todos os coquetéis produzidos são feitos com a cachaça Arbórea. Cada coquetel sai por R$ 35. Para pedir o seu drinque entre no Instagram do Rafael, @rpdomingues. Zenzero Drinques SPZenzero é uma empresa especializada em delivery de drinques que nasceu na Serra Gaúcha. Agora, desde abril está em São Paulo com a proposta de delivery. O Zenzero atende pelo Ifood. Os preços variam de R$ 27 a R$ 50. Soroko's BarO Soroko's Bar está preparando drinques para delivery. A casa está nas plataformas Uber Eats e ifood. Boteco Mano do CéuO bar já fazia delivery antes mesmo da pandemia. Na carta, negroni com Cynar 70 no lugar de vermute, clássicos como Bitter Giuseppe e Old Fashioned. Além do autoral Scarpa (que leva cachaça branca, Cynar e Brasilberg). O Boteco Mano do Céu atende pelo Ifood. Espaço 13O Espaço 13 está com delivery em dias fixos, nas quintas, sextas e sábados. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (99368-5785). Fortunato BarO Fortunato também está fazendo delivery dos seus ótimos coquetéis. Quem quiser, pode pedir pelo telefone 4680-2966. Degrau BarO Degrau Bar está realizando delivery de coquetéis, cervejas e lanches pelo Ifood ou para retirar no local. BenzinaOs coquetéis saem por R$ 20 (100 ml) e mais taxa de entrega. Os drinques devem ser encomendados com um dia de antecedência pelo direct do Instagram do Benzina (@gsantana.bartender). Pedidos também podem ser feitos pelo WhatsApp (98888-2365). Talita Simões/ Drinks@Home A bartender Talita Simões também está produzindo coquetéis para entrega. Entre os coquetéis, dois tipos de gim tônica e o Greta (gim, mix cítrico de casca de abacaxi, tônica e zimbro). Pedidos e encomendas pelo WhatsApp (96081-2223) ou pelo Instagram @talitasimoesmixology. Drosophyla Bar O 'Dró' também tem o seu delivery de comidas e coquetéis. Os pedidos devem ser feitos pelo telefone 3120-5535. Ou pelo WhatsApp 98588-1031/ 98588-1172. O menu pode ser acessado no Instagram do bar, @drosophylabar. QT Pizza Bar O cliente pode pedir pelo Ifood ou retirar no local os aperitivos em garrafinhas de 210 ml (R$ 36 cada): Armando (Amaro, vermute branco e Fernet), negroni (bitter aperitivo, vermute tinto e gim) e old fashioned (bourbon, xarope de açúcar e bitter). Detalhe, são três drinques pelo preço de um, enviados sem gelo. Lupe Bar y Taqueria O Lupe está no Ifood com ótimos coquetéis e, principalmente, dando um gostinho de sua nova carta. O bar lançou o coquetel No Manes! pelo aplicativo de entrega Ifood. Cubq O bar itinerante Cubq está fazendo delivery de coquetéis autorais e clássicos por meio do Ifood. Quem quiser conhecer mais da proposta do bar deve acessar o site www.cubq.com.br. Balaio IMS O restaurante está disponibilizando seus ótimos drinques autorais pelo aplicativo de entrega Ifood. Jiquitaia O restaurante tem três opções de coquetéis em seu delivery (caju amigo, detox e rabo de galo). Faça os pedidos pelos números: 99954-0071 ou 3262-2366. Venuto O restaurante Venuto, que tem como sócio o bartender Marcelo Serrano também está no Ifood.
Grog Bar O Grog está entregando kits de coquetéis que variam entre 2 a 15 drinques. Você pode pedir pelo direct do Instagram do bar @grog.bar ou pelo número 98551-4800. Caledonia Whisky & Co. O Caledonia está fazendo delivery de suas réguas de degustação de uísque. Para pedir, basta procurar o bar no Ifood. Apotheck Bar Drinques originais do Apotheck bar e os tônicos lançados em parceria com o bar dos arcos. Eles podem ser pedidos pelo site apothekcocktails.com. Guarita Bar O Guarita começou a fazer entregas. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (9805-93746). O cardápio de comida e drinques está disponível nos destaques do Instagram @guaritabar. O Picco Oferece quatro drinques engarrafados para consumir em casa: vodca martini, martinez, manhattan e kingston. Todos por R$ 20. O bar atende pelo Rappi, por mensagem no Instagram @o.picco ou pelo WhatsApp (99307-7651).
Regô O bar está oferecendo drinques engarrafados (150 ml). Entre os coquetéis, opções autorais (Lulone e 70) e clássicos (negroni e vésper). Pedidos podem ser feitos por mensagem direta no Instagram @ao.rego ou pelo WhatsApp (96252-0884). Os drinques custam entre R$ 25 e R$ 30. Sylvester O Slyvester faz coquetéis para retirada no local. Você pode reservar pelo telefone (3034-1268) ou pelo WhattsApp (96234-4314). Retirada na R. Maria Carolina, 745, Pinheiros. Eugênia Café Bar O Eugênia, em Pinheiros, aceita pedidos de coquetéis diretamente pelo Intagram @eugeniacafebar. Astor Disponibiliza drinques clássicos para delivery (negroni, dry martini, old fashioned, boulevardier e manhattan). Interessados devem ligar para 2883-5063. Banqueta bar Faz delivery do negroni clássico e da versão envelhecida em barris de carvalho ou amburana. As garrafas têm 375 ml e servem até quatro drinques. Cada garrafa acompanha um pack com quatro gelos translúcidos da Ice4Pros. Pedidos pelo direct do Instagram @banquetabar.
Imakay O restaurante e bar já está com serviço de delivery - inclusive com alguns drinques da carta. O pedido pode ser feito por WhatsApp 3078-7786. Logo, a carta do restaurante também deve entrar no Rappi. Pineapple Bar Também está com drinques engarrafados para delivery. São cinco opções de clássicos (manhattan, dry martini, old fashioned, boulevardier e negroni). Cada garrafinha custa R$ 20. Pedidos pelos telefones 3031-2312/97071-0052 ou por mensagem direta no Instagram @pineapplebarsp. Canoa Cervejaria Embora seja uma cervejaria, a Canoa tem dois coquetéis para entrega delivery. Eles podem ser pedidos pelo site canoaemcas.com.br. Cama de Gato O cama de gato está fazendo delivery de kits para negroni, boulevardier, gim tônicas e muito mais. Os pedidos devem ser feitos pelo WhatsApp (95330-5499).

Santos

Hideout Speakeasy, da cidade de Santos,  está na minha lista de bares que preciso conhecer assim que a pandemia acabar (assim como o Liz, do Rio de Janeiro). Então, inaugurando a sessão Santos da nossa lista de delivery, apresento o @hideout.speakeasy. Para quem mora em Santos, o bar está no Ifood e no Goomer. Rio de Janeiro Liz Cocktail Co. O Liz Cocktail entrega em toda a Zona Sul do Rio de Janeiro ou pick up. Informações e pedidos via direct @lizcocktails. Five Dollar Shake Drinks Entrega de 6ª e sábado na zona sul do Rio, Centro e Tijuca. Os pedidos podem ser feitos via direct @5dollarshakedrinks. Vizinho Gastro Bar O Vizinho está nos aplicativos Ifood e Rappi. O bar também atende pedidos via WhatsApp (21) 97154-0841. Shake Speake Easy Bar O Shake tem 10 opções de drinques de produção artesanal. Os pedidos podem ser feitos pelo direct @shakespeakeasybar ou pelo WhatsApp (21) 99369-0372. Nosso O nosso está com delivery de clássicos da casa, como o negroni envelhecido e outros. Cada garrafa serve quatro drinques. Pedidos e informações pelo celular (21) 99619-0099.
 

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