Daniella Romano ainda era advogada quando teve sua primeira experiência intensa com o nariz e o vinho. Foi algo quase transcendental: na primeira aula sobre aromas, já sentiu uma explosão deles. Queria entender mais e iniciou seu périplo internacional - foi à Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estados Unidos; à Université du Vin, na França; e à Rioja, na Espanha, para estudar defeitos.
Neste período, entendeu que os aromas, sua maior paixão, eram o ponto fraco de muita gente, abriu a empresa Aromas do Vinho e resolveu montar seus próprios kits, que batizou de Nariz do Vinho, clara alusão ao kit francês Nez du Vin, que serviu como ponto de partida e que reúne 54 aromas. Depois aperfeiçoou e ampliou seu kit - que também inclui transparências que tratam sobre a coloração do vinho e um kit de degustação em que consegue demonstrar acidez, taninos e gradação alcoólica. E o abrasileirou, elegendo frutas nacionais para representar aromas clássicos.
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“Às vezes, elementos diferentes têm as mesmas moléculas olfativas. Goiaba é um aroma muito presente no Cabernet Sauvignon chileno. O maracujá está em vinhos brancos como o Sauvignon Blanc. A jabuticaba, na Nebbiolo”, diz. Hoje, ela adaptou seus kits também para cegos. Há sete anos, montou um grupo de degustação especial e viu que suas necessidades eram outras.
Daniella Romano vende sua caixa de 54 aromas no site www.aromasdovinho.com.br por R$ 950, e a de 15 por R$ 290. Dá cinco anos de garantia e refil de todas as essências.