Para começo de conversa, você sabe qual é a diferença entre um refresco, néctar ou suco de fruta? Se sua resposta for “sim”, ótimo, desça algumas linhas e vá logo para o que interessa: o resultado do teste. Agora, se você fica perdido diante de tantas opções oferecidas em caixas ou garrafas de plástico ou vidro, chega mais: é preciso esclarecer algumas coisas para que você não compre gato por lebre.
A diferença entre esses tipos de bebidas, claro, não está apenas no preço. De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), que regulamenta a classificação de bebidas não-alcoólicas à base de frutas, um refresco de uva deve conter, no mínimo, 30% em volume de suco natural, enquanto o néctar tem 50%. No restante da composição, entram água, açúcar, aromatizantes, corantes, estabilizantes - e por aí vai.
Nem as opções que ostentam um chamativo “100% suco” na embalagem podem ser colocadas no mesmo balaio. As versões integrais (sem água, açúcar, etc e tal) devem estar em sua concentração natural, ou seja, na lista de ingredientes não podem aparecer os termos “concentrado” (quando o suco é parcialmente desidratado) e “reconstituído” (quando adiciona-se água à versão concentrada).
Ah, e o suco de sua preferência - de uva ou qualquer outra fruta - pode estar misturado a suco de maçã e continuar sendo 100% suco. A indústria e suas pegadinhas…
O teste
Agora que você já sabe diferenciar um suco de um refresco ou néctar, bote reparo nas opções integrais de uva presentes nas gôndolas de supermercados e hortifrutis: a variedade passa de dez. Para facilitar a vida do consumidor na hora da compra, o Paladar decidiu organizar uma degustação às cegas para avaliar a qualidade desses produtos.
Um júri de peso, formado por profissionais acostumados a avaliar bebidas à base de uva, foi recrutado para realizar essa missão: Gabriel Bocchese, sócio do Paloma, bar de vinhos do Copan, Lua Sampaio, sommelière e influenciadora no @fluanovinho, Rafaela Xavier, embaixadora da vinícola portuguesa Quinta dos Avidagos, e Suzana Barelli, colunista de vinhos do Paladar.
Os jurados avaliaram dez amostras quanto à aparência, aroma e sabor. Para a realização do teste, as garrafas foram devidamente descaracterizadas e os sucos, servidos em copos transparentes para possibilitar a observação.
Confira, a seguir, quais marcas se saíram melhor na degustação, além de detalhes sobre o que os jurados acharam sobre cada uma das amostras.
Quais as melhores marcas de suco de uva do mercado?
- Casa Madeira
- Davo
- Villa Piva