A praticidade cobra um preço alto quando o assunto é suco de laranja. Optar por uma versão comprada pronta no mercado, em vez de fazer um suco fresquinho na hora, pode amargar a sua experiência, literalmente. Mais do que outras frutas, a laranja sente o passar do tempo e, aparentemente, até a indústria pena para evitar a oxidação e fermentação do produto. Por isso, é tão difícil encontrar um suco de laranja industrializado que não seja amargo e nem tenha aquele cheirinho indesejado de fruta passada.
Em socorro aos consumidores que não têm tempo nem disposição para espremer meia dúzia de laranjas toda vez que bate a vontade de tomar um suco, o Paladar organizou um teste com opções de suco 100% laranja encontradas no mercado. Com esse recorte, ficaram de fora da avaliação os refrescos (que têm, em volume, ao menos 30% de suco natural) e os néctares (com 50% de suco natural), além de versões adicionadas de açúcar, conservantes e outros ingredientes artificiais.
Alternativas adoçadas com suco de maçã também ficaram de fora. Na seleção, portanto, entraram apenas opções integrais (sem adição de água ou qualquer outra coisa), concentradas (quando o suco é parcialmente desidratado) e reconstituídas (quando adiciona-se água à versão concentrada), com, no máximo, acidulante ácido cítrico, vitamina C e aroma natural somados à enxuta lista de ingredientes.
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À convite do Paladar, o júri, formado por Mario Panezo, chef do restaurante Feriae, Nicholas Fullen, sócio do Locale Caffè, Rachel Louise, bartender do Tuju, Ricardo Takahashi, bartender do Beefbar, e Ygor Lopes, chef do AE Café, avaliou às cegas 11 amostras. Aspecto visual, aroma e sabor estavam em jogo na degustação.
Confira, a seguir, quais marcas se saíram melhor na degustação, além de detalhes sobre o que os jurados acharam sobre cada uma das amostras.
Quais as melhores marcas de suco de laranja do mercado?
- Fazenda Bela Vista
- OQ
- Prat’s