Ainda não sabe o que preparar no almoço de Dia das Mães para impressionar a matriarca? Uma boa massa é sempre bem-vinda nas refeições em família e o preparo não exige muito tempo - assim, depois de lavar a louça, você ainda pode aproveitar o resto do dia ao lado dela.
Pensando nisso, o Paladar selecionou 15 receitas de massas fáceis de fazer, sem complicações no passo a passo, que garantem uma refeição caprichada para mãe nenhuma colocar defeito.
Amarre o avental na cintura e mão na massa!
1. Tagliatelle com manteiga de especiarias
Páprica, gengibre, canela, pimenta caiena, cúrcuma, coentro moído e açafrão. Sabores do Oriente Médio combinados a uma massa italiana. Ousado? Sim, mas uma delícia. O prato fica picante, aromático, com o toque adocicado da cebola. O pinole tostado faz o contraste de texturas e as folhas de hortelã dão um refresco. Aprenda a fazer aqui.
2. Penne alla vodca
Existem inúmeras maneiras de preparar a pasta alla vodca - esta é fácil e deliciosa. O molho (com tomate pelado, creme de leite fresco, pimenta calabresa e, claro, uma dose de vodca) fica cremoso, picante, o que num dia frio dispensa qualquer acompanhamento. Confira o passo a passo aqui.
3. Rigatoni recheado com cogumelos
A ideia de rechear massa em forma de tubo, que normalmente se serve apenas fica genial. Esta receita leva rigatoni bem grosso, mas se preferir use aquela massa em forma de concha, o conchiglioni, mais fácil de encontrar. Dá para fazer com horas de antecedência e deixar para levar ao forno só na hora de servir. Veja detalhes da receita aqui.
4. Penne com camarão e pesto
Uma bela receita de massa com camarões cozidos, molho de tomate e pesto de manjericão. Sugerimos usar penne, mas o preparo também combina com outros tipos de macarrão curto. Aprenda a fazer aqui.
5. Nhoque de semolina
Nhoque de semolina é uma receita romana – que aliás na Itália é chamada de gnocchi alla romana. Em vez de farinha e batata, os nhoques são feitos com semolina e cozidos no leite. Depois, vão ao forno, sem molho, apenas com um pouco de manteiga. Veja como fazer aqui.
6. Fusilli com rúcula, aspargo e ricota
O preparo (diferente) da massa faz toda a diferença nesse prato. Ferva um litro de água temperada com sal, adicione o macarrão parafuso mexa vigorosamente e, quando voltar a ferver, tampe a panela e desligue o fogo. Verifique o ponto da massa dois minutos antes do tempo indicado no pacote da massa. Acredite, vai dar certo. Confira o restante da receita aqui.
7. Lasanha de aspargos
É tradição servir lasanha no Dia das Mães? Que tal inovar nos complementos da massa? Essa lasanha de aspargos frescos é leve e tem sabor muito delicado. O molho é um creme de aspargos, só que um pouco mais grosso (com menos caldo). De resto, é só alternar o molho camadas de mussarela e de aspargos fatiados cozidos no vapor. Fácil e deliciosa. Confira a receita.
8. Macarrão cacio e pepe
Espaguete com manteiga, queijo (cacio), pimenta (pepe), um pouquinho da água do cozimento e nada mais. É superfácil de fazer - mas é preciso seguir direitinho o passo a passo da receita. Veja a receita completa.
9. Macarrão alla amatriciana
É muito fácil de fazer: você vai precisar de espaguete, guanciale, azeite, um tiquinho de vinho branco, tomates San Marzano (ou tomate pelado), pepperoncino, pimenta-do-reino e sal. Cozinhe a massa, refogue os demais ingredientes numa frigideira. Misture tudo e salpique queijo pecorino por cima. Não tem erro e fica uma delícia. Confira detalhes da receita aqui.
10. Fazzoletti ao pesto pedaçudo
Nessa receita, te ensinamos a fazer o macarrão e o pesto do zero em casa. Não tem segredo: dá para fazer a massa no processador e o corte é simples, um quadrado (fazzoletti) com cerca de 10 centímetros. Já o pesto é feito no liquidificador - mas não bata demais, a ideia é que fique pedaçudo. Veja como fazer.
11. Tagliatelle com creme de açafrão e abobrinha
Essa massa é para fazer rapidinho, fica deliciosa mas tem dois truques. O primeiro é usar o creme de leite fresco, que é mais leve e mais líquido, para fazer o creme de açafrão. O outro é servir imediatamente – não pode deixar esfriar e nem requentar no dia seguinte. Confira a receita.
12. Massa com ragu de pato
Você vai precisar de pelo menos duas horas para preparar esse prato, mas, acredite, vai valer a pena. Primeiramente é preciso temperar e assar pato, desfiar a carne e só então começar a preparar o ragu. Sirva com massa de tubo. Veja a receita completa aqui.
13. Espaguete à carbonara
O carbonara possui várias versões sobre sua origem e também sobre seu modo de preparo. Em algumas delas, as mais polêmicas, até creme de leite é acrescentado à receita. Nossa versão preferida leva gemas, queijo ralado, salsinha e pimenta. Aprenda a fazer aqui.
14. Espaguete ao limone
Eis uma massa de preparo simples e sabor refrescante. A receita usa o sumo e as raspas de limão-siciliano para dar um toque único- além disso, você só vai precisar de creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. Mas tem o seguinte: se na hora de raspar a casca do limão-siciliano você pegar um pouco da parte branca, jogue fora e comece de novo. A parte branca amarga a ponto de estragar o molho. Confira o passo a passo.
15. Rigatoni com ragu de linguiça
Esse ragu leva só linguiça toscana e vegetais picados – o tal do soffritto. Ele vai ganhando sabor conforme os vegetais cozinham, primeiro com a carne, em seguida com um copo de vinho branco, depois com um pouco de leite (sim, leite). E por fim, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Confira a receita completa.
*Caderno de receitas originalmente publicado em maio de 2016. Atualizado pela última vez em maio de 2020.