Começo de ano é época de goiaba. Para conseguir aproveitar a fruta, aposte em uma compota ou numa bela sobremesa. Mas, não tendo a fruta fresca em mãos, vá de goiabada. Ela rende doces cremosos e crocantes. O próprio Romeu e Julieta ganha diferentes versões.
Cheesecake de Romeu e Julieta
Está na época da goiaba! Para aproveitar a estação cheia de opções fresquinhas, a primeira delas é este cheesecake que utiliza a fruta tanto na forma de geleia quanto em fatias semiconfit, que são dispostas em cima da sobremesa. Ao todo, são cinco as etapas de preparação. Confira o passo a passo.
Bolo de fubá com goiabada
Com cara de feito pela vó, este bolo se destaca pela doçura dos quadradinhos de goiabada, que são acrescentados aos demais ingredientes ainda antes do prato ir para o forno. Confira a receita.
Romeu e Julieta no copinho
Misturada ao vinho, a goiabada ganha uma consistência espessa nesta sobremesa servida em pequenas porções. Em três camadas, ela traz queijo fromage blanc na base, seguido do creme feito com a fruta e de uma farofa de castanhas de caju torradas. Confira a receita.
Crumble de goiaba
Cozida com açúcar, a goiaba é servida junto com uma farofa de castanhas-do-pará. Na hora de consumir, a sobremesa é combinada ao creme inglês, mantido em um recipiente à parte. Confira a receita.
Compota de goiaba
Uma opção fácil e barata de aproveitar a fruta durante meses é fazer compotas. Afinal, além de serem consumidas individualmente, elas também podem ser misturadas a sucos, vitaminas e iogurtes. Para prepará-las, são necessários apenas três ingredientes: goiaba, açúcar e água. Confira a receita.
Cookie de goiaba crocante
Outra opção de lanche com a fruta é acrescentar pedaços de goiabada à massa de biscoitos. Neste cookie, por exemplo, o doce contrasta com a crocância da bolachinha. Confira a receita.
Releitura do Romeu e Julieta
A parceira quase perfeita ganha nova roupagem ao combinar um mousse de queijo meia cura com goiaba confit e calda de goiabada cascão. Confira a receita.
Pavê de Romeu e Julieta
Com uma apresentação digna de um grande restaurante, este pavê utiliza basicamente ingredientes do dia a dia, como ovos, açúcar e goiabada. Para dar contraste no sabor, ele aposta na combinação da fruta com um creme de Catupiry. Confira a receita.
Pudim de gabinete com recheio de Romeu e Julieta
A clássica combinação de queijo e goiabada também é o elemento principal desta sobremesa que, ainda, mistura frutas secas, castanha e vinho. Confira a receita.
Torrone de goiabada cascão
A brasileiríssima goiabada se mistura à culinária espanhola nesta sobremesa, que pode ser servida como lanche ou guardada em potes de vidro. Ao todo, para replicá-la são necessários apenas oito ingredientes e investir todas as habilidades manuais na hora de moldar os torrones. Confira a receita.
Bolo de rolo
A goiabada é o recheio principal desta tradicional sobremesa pernambucana. Na hora de preparar a massa, uma das dicas é separá-la em sete assadeiras rasas para, depois, formar as camadas do bolo. Confira a receita.
Cheesecake de goiaba
Em vez de cream cheese e creme de leite, esta versão do prato aposta em uma mistura de ricota, ovos, leite condensado e goiabada cremosa. Para completar, frutas caramelizadas são utilizadas na decoração. Confira a receita.
Biscotti de castanhas brasileiras e Romeu e Julieta
Neste biscoito, a goiabada é acrescentada apenas no momento do consumo. Antes disso, ingredientes como castanhas fritas, fubá e queijo curado são misturados e assados para formar a massa crocante. Confira a receita.
Petit suisse de goiaba
Esta sobremesa também utiliza apenas ingredientes fáceis de encontrar no comércio, como limão, creme de leite, sale açúcar. Ideal para consumir geladinha e de colher, seu preparo tem apenas três etapas até a sobremesa adquirir uma textura lisa e cremosa. Confira a receita.
Chips de goiaba
Acredite, é muito fácil de fazer - você só vai precisar ter um pouco de habilidade com a faca para fatiar a fruta bem fininho. Depois de pronto, coma com chips ou use para decorar outras sobremesas. Veja como fazer.
*Caderno de receitas publicado pela primeira vez em março de 2016. Atualizado pela última vez em fevereiro de 2021.