A safra do figo vai até o finalzinho de março. Quer saber como aproveitar ao máximo a fruta? Ela rende ótimas tortas (doce e salgada), boas conservas e sobremesas rápidas. Confira a seguir.
Galette rústica de figo
Os franceses chamam as tortas achatadas de galette. Elas não têm recheio e sim uma cobertura – geralmente feita com frutas frescas. Esta galette de figos não é muito doce e fica ainda mais interessante se você deixar os figos marinando em vinho do Porto e açúcar por uma hora. Veja a receita.
Chutney de figos
Feito com especiarias, vinagre balsâmico, mostarda e gengibre, este chutney fica perfeito acompanhando rosbife, confit de pato, frango assado, hambúrguer e até batatas cozidas. Também forma um belo par com um cremoso brie ou camembert empanado. Veja a receita da chef Carla Pernambuco.
Figos com creme e mel
Eis uma sobremesa leve, bem pouco doce, para fazer rapidamente. Parece bobinha, mas o creme de mel dá uma graça, experimente. É só cortar os figos em quatro partes, assar com azeite e espalhar por cima o creme feito com mel e creme de leite. Não tem segredo. Veja a receita.
Melba de figo e morango com sorvete tuile
Uma calda feita com figo e morango, servida com sorvete e biscoito crocante de gergelim. Esta sobremesa é para impressionar e se deliciar. Veja como fazer.
Torta de queijo de cabra e figo
Esta torta salgada serve muito bem como entrada ou como acompanhamento para pratos de carne. Veja a receita.
Confit de figos e alecrim
Figos, limão e alecrim são os únicos três ingredientes que você vai precisar para este confit, um ótimo jeito de preservar a fruta para ela durar além da estação. Vai vem em doces e salgados: com sorvete de creme ou acompanhando carne de porco, por exemplo. Veja como fazer.