A grande ceia do ano não precisa ser repetitiva. Bacalhau, tender, peru, cordeiro, frango, pernil e chester vão bem na mesa de Natal. Confira 20 receitas de carnes assadas para o período natalino.
+ Confira outras receitas especias para a ceia de Natal
Pernil de porco laqueado com dois molhos
Receita que acompanha dois saborosos molhos, com perfis distintos. Um deles ácido, com raspas de limão e tomilho, e o outro mais adocicado, feito à partir de maçãs e açúcar. Sirva o saboroso pernil com os molhos à parte. Veja como fazer.
Lombo assado
Hora do lombo, um corte mais macio e mais gorduroso que o pernil. Também vai muito bem com uma farofa ou com frutas. Luíza Estima e Cida Maciel ensinam a preparar essa receita, com marinada e longo tempo de forno. Aprenda aqui.
Pernil ao molho próprio e cebolinhas
Uma atração por si só no centro da mesa, o pernil é acessível e, vamos combinar, muito mais saboroso que qualquer peru. O porco é marinado no vinho branco com temperos por pelo menos um dia antes de ir ao forno. Confira o passo a passo.
Lombo à moda da Leila
Uma prato cheio de personalidade, com recheio agridoce que combina ameixas, azeitonas e presunto e ainda recebe fatias de bacon cobrindo toda a superfície. Confira a receita.
Tender com melado de romã e salada de tomate e romã
Misture melado de romã, mostarda de Dijon, uísque e especiarias e besunte e tender antes de levá-lo ao forno. Para acompanhar, aproveite a temporada de romãs e prepare uma salada com as sementes da fruta e tomates certeja. Confira a receita.
Tender com laranja e mel
Nessa receita do chef Carlos Siffert, o tender fica saborosíssimo - e nem precisa de marinada. Pudera, ele vai ao forno com alho-poró, cenoura, cebola, mel, vinho branco, suco de laranja e mostarda. Sirva com uma compota de frutas. Confira a receita.
Costelinha picante
Essa costelinha suína picante é tão boa e tão fácil de fazer que mal dá para acreditar. O ideal é deixar a carne marinando durante a noite toda – vai alho, açúcar mascavo, alecrim, tomilho, pimenta cayena, pimenta-do-reino, páprica doce e vinagra balsâmico. Confira a receita.
Peru com recheio de castanhas portuguesas e pernil
Um prato imponente, para impressionar à mesa. É um peru à moda do Norte da França, recheado com castanhas portuguesas e pernil. Confira a receita.
Peru com molho de jabuticaba, amora e acerola
As frutas casam extremamente bem a carne de peru, que é bem sequinha por dentro. Nessa versão de Carlos Siffert, a jabuticaba, em plena safra, divide o estrelato com acerolas e amoras. Se quiser encorpar ainda mais o preparo, o chef ainda ensina como preparar uma farofa de pão para rechear o interior da ave. Confira como fazer.
Peru com champignons
Não há mistérios para preparar esse peru. A ave vai ao forno com sua própria marinada, feita com temperos clássicos. O molho de cogumelos arremata o prato. Veja como fazer.
Peito de peru enrolado com presunto cru
Essa receita não necessita da ave inteira, com preparo simples e sensivelmente mais rápido. Abra o peito de peru e faça dois filés, distribua as fatias do presunto cru sobre eles e enrole os filés antes de prendê-los com barbante ou palitos. Os rolinhos são ainda dourados no azeite e cozidos no vinho branco. Veja a receita completa.
Frango Cheio
Pense numa farofinha úmida e saborosa no recheio do frango assado. É uma receita simples, fácil de fazer em casa e deliciosa. Veja como fazer.
Frango assado na panela
Depois de experimentar esse frango assado na panela, vai ser difícil você voltar a comprar o frango de tevê de cachorro na padaria… Fica espetacular. Essa é a adaptação de uma receita francesa, muito simples. Veja como fazer.
Peito de chester laqueado
A ave é muito procurada na época das festas natalinas; pode ser servida de diferentes maneiras. Maior do que a maioria dos outros frangos, mas não tão grande como um peru, o chester tem mais uma vantagem: cabe em refrigeradores e fornos pequenos, comuns nas cozinhas brasileiras. Veja como fazer.
Bife Wellington
Tirar do forno um bife wellington com a massa folhada crocante e dourada, fatiá-lo e ver o interior rosado e suculento é um dos maiores prazeres de um cozinheiro amador – e até mesmo de um chef profissional. Confira o passo a passo.
Pernil de cordeiro e legumes assados
Esse pernil vai virar um trunfo na sua cozinha. Pode apostar. Cheio de sabor, fácil de fazer e acompanhado de um molho que é quase melhor que a carne – ops, acho que exagerei nessa, mas o molho é maravilhoso de fato. Confira a receita completa.
Roll de vitela com molho de tamarindo e vinho marsala
Elegante e diferente, maravilhosa no centro da mesa de Natal. Aprenda essa deliciosa receita de Carolina Brandão, do Las Chicas e do Clementina. Confira a receita completa.
Bacalhau com natas
Uma receita supertradicional portuguesa. Leite integral, creme de leite fresco e Catupiry formam o creme que se juntará ao bacalhau. Para montar, batata ralada e queijo parmesão também ralado se intercalam com as natas. Fica delicioso. Veja a receita.
Bacalhau à Zé-do-Pipo
De comer com os olhos, imagine só como ele vai ficar lindo da mesa posta de Natal. É um prato clássico, cremoso e reconfortante, com batata, cebola, ovo, azeitonas e maionese (caseira, de preferência) . Confira a receita.
Robalo em crosta de pistache
Um prato de peixe delicioso, rápido e fácil de fazer, perfeito para uma ocasião especial. Você pode deixar tudo pronto até um dia antes, guardar o peixe na geladeira e assar pouco antes da hora de servir. É tipo curinga. Veja como fazer.