Queijo e goiabada combinam tanto que foram batizados como um dos casais mais famosos da literatura: Romeu e Julieta. Assim como eles, e você e seu amor, alguns ingredientes parecem ter nascido um para o outro: morango e chocolate, melão e presunto, pato e laranja, ovo e bacon.
Eles se conheceram nas panelas, ou nas mesas e cozinhas mundo afora, e se transformaram em pares perfeitos. Outras, como o avocado e a torrada e o caramelo e a flor de sal são romances mais recentes, mas já inseparáveis.
Seja pelo contraste de sabores (pense na pera com gorgonzola) que potencializam um ao outro, ou pela simples combinação de aromas e texturas, esses casamentos vão bem às vezes sozinhos ou podem compor diferentes receitas. Veja, por exemplo, o tomate e o manjericão, são parceiros na salada e na pizza.
Inspirados por esses casais da cozinha, criamos uma sugestão de cardápio para você reproduzir em casa e deixar a celebração do Dia dos Namorados ainda mais romântica.
Tomate +Manjericão
Eles se conheceram na Itália e se consagraram mundo afora. Seja sobre o espaguete ou na pizza marguerita, não existe combinação mais perfeita que o encontro do tomate com o frescor do manjericão.
Espetinho caprese
Juntos já são imbatíveis, mas a mussarela de búfala faz da dupla um trio perfeito. Nesta receita os três se encontram no palito. Simples e delicioso. Veja como fazer.
Pera + Gorgonzola
Um casal sofisticado que já é um clássico. Enquanto o queijo é forte e salgado, a fruta é suave e doce, dando complexidade a qualquer prato, seja uma salada ou risoto. Nozes costumam aparecer segurando vela para esta casal.
Galette de batatas e pera com gorgonzola
A fruta e o queijo azul, aquecidos sobre finas fatias de batatas, formam uma bela sugestão de entrada nesta receita. Confira o passo a passo.
Salada de peras e gorgonzola
Pera e gorgonzola formam um par e tanto. Com o agrião, viram uma salada fácil de fazer e ótima para abrir o apetite. Veja a receita.
Ovo + Bacon
Talvez o casal mais popular e desejado do meio gastronômico. Cheio de química (umami), é aquele que todo mundo deseja ser -- e difícil encontrar quem não goste. Vai bem do café da manhã ao jantar. E as aplicações são infinitas, fritos, dentro de um sanduíche e até mesmo sobre batatas fritas.
Salada lyonnaise, bacon e ovo poché
Nesta receita ovo aparece na versão poché com gema mole e o bacon em cubinhos finaliza esta deliciosa salada.
Espaguete a carbonara
Não é a primeira receita que vem a cabeça quando pensamos no casamento do ovo com o bacon. Mas a clássica massa italiana não deixa de um das melhores aplicações deste casal. Confira como fazer.
Pato + Laranja
O romance desses dois começou na década de 60, na França, mas não por isso la passion foi deixada de lado. O pato e a laranja ainda fazem um grande par – que faz sucesso por onde passa.
Arroz de pato com laranja
A receita clássica desse encontro é o pato assado inteiro servido com molho de laranjas. Mas esta versão de arroz de pato é uma ótima sugestão para provar essa combinação no dia a dia. Confira como fazer.
Queijo + Goiabada
O famoso romeu e julieta. Um dos casais mais clássicos da literatura é também um dos mais tradicionais da culinária. Nesta receita eles se encontram em uma sobremesa delicada e fácil de fazer. Veja como fazer.
Morango + Chocolate
Individualmente ambos já são deliciosos, mas, quando estão juntos, ficam imbatíveis.
Fondue de chocolate
Você pode simplesmente fazer uma calda de chocolate para servir com o morango, mas nossa sugestão é apostar na fondue, já que as noites estão mais frias e a data pede algo especial. Veja como preparar em casa.
Maçã + Canela
A fruta e a especiaria foram feitas uma para a outra. Aquecidas ainda rendem um perfume inigualável na cozinha de casa, que aquece ainda mais o coração da gente.
Maçãs douradas com biscoito de canela
Feitos de massa folhada, os biscoitos são fáceis de fazer. Servidos com maçãs docinhas e chantilly, dão uma linda sobremesa.
.
Cachaça + Limão
Uma boa cachaça vai muito bem sozinha, nós sabemos. Além da porção de torresmo, nada combina mais com a boa e velha pinga que o limão. Ela ganha status de drinque e ainda segura o rebote. Seja na icônica caipirinha ou no clássico moderno Macunaíma.
Caipirinha
A boa caipirinha é equilibrada, fácil de beber. Veja como preparar o drinque nacional sem errar. Os ingredientes são apenas três: cachaça, limão e açúcar.
Macunaíma
O drinque criado no bar Boca de Ouro por Arnaldo Hirai, já se transformou em um marco para a coquetelaria nacional, ele combina cachaça branca, suco de limão e Fernet Branca. Veja como preparar.