Aproveitando o finalzinho da safra da pera, uma fruta superversátil em receitas culinárias, o Paladar selecionou uma lista de preparos estrelados por ela. Tem entrada, salada, sobremesa e até sopa. Confira abaixo.
Pera com queijo de cabra
É difícil não gostar dessa entrada. A combinação de pera e queijo de cabra é perfeita – o doce sutil da fruta provoca a acidez do queijo, as texturas se completam e até as cores vão bem juntas, e ainda tem o alecrim que vai bem com mel e os pinoles que emprestam o sabor tostado e a textura crocante. Quer mais? É fácil e rápida.
Sopa fria de pera
Essa sopa gelada, servida em copo, é uma simpática maneira de começar uma refeição num dia de calor. O único cuidado é prepará-la pelo menos duas horas antes de servir, para dar tempo de esfriar e gelar bem. Em temperatura ambiente, ela perde metade da graça. Depois dela, uma boa salada e uns frios ou uma carne fria completam o jantar de verão.
Salada de peras e gorgonzola
Pera e gorgonzola formam um par e tanto. Com o agrião, viram uma salada fácil de fazer e ótima para abrir o apetite.
Galette de batatas e pera com roquefort
Mais uma versão de sucesso da dupla pera-queijo. Neste preparo de Rachel Khoo, as tiras fininhas de batata servem como cama para o roquefort e a pera, que dão sabor ao prato. Sirva bem quentinho, como acompanhamento de carnes.
Peras ao açafrão
E agora chegamos aos doces. As peras descascadas vão ao fogo com um xarope de mel, vinho e açafrão. Para acompanhar, sorvete de baunilha e um biscoitinho crocante bem delicado.
Crumble de maçãs e peras
Os ingleses têm mania de crumble, uma espécie de torta sem massa que combina fruta e uma farofa crocante. Muito fácil e reconfortante, leva farinha, açúcar, manteiga e um toque de especiaria. O crumble mais conhecido é o de maçã, mas pode ser feito com diversas frutas frescas. As ácidas e carnudas são as mais apropriadas – contrastam bem com a cobertura doce e crocante.
Poire belle Hélène
Auguste Escoffier criou esta sobremesa em homenagem à ópera La Belle Hélène, de Jacques Offenbach, apresentada em Paris, em 1864. Cozinhou as peras em calda de açúcar, cobriu com calda quente de chocolate e serviu com sorvete. Essa receita é uma versão menos doce, pois as peras são cozidas em água e vinho com um pouco de açúcar, além de cravo e canela.
+ 17 receitas de chefs brasileiras para inspirar você+ Bacuri, um dos melhores frutos do mundo
Torta morna de chocolate e peras
Uma sobremesa e tanto. As peras são preparadas com vinho branco seco, suco de laranja, suco de limão e canela. Depois, são intercaladas com amêndoas laminadas por cima da massa, até cobrir a superfície de toda a torta, formando um círculo.
Verrine de pera com chocolate e mascarpone
A verrine é uma terrine montada num copo, ou verre, em francês. Pelo visual, parece difícil, né? Mas é puro truque de montagem. O grande segredo desta receita é a farofa doce. Você pode fazê-la com antecedência e guardar num pote de vidro tampado. Dura uns 15 dias.
Chá branco com pera e melão
Para terminar, um chá gelado refrescante para apaziguar tardes de veraneio. Prepare o chá branco normalmente. Coe, deixe esfriar e complete a bebida com 750 ml de água bem gelada, gelo e as frutas picadas. Quanto mais tempo a fruta ficar no chá, melhor.