Abacate é uma fruta transgressora, que não se intimida com as fronteiras entre doce e salgado. Faz sucesso nas mais variadas circunstâncias. Sua polpa verde-clara untuosa e macia forma parcerias com grande facilidade.
Abacate com camarão é um clássico da cozinha americana. Com cebola, chiles e coentro, faz o guacamole, ícone da culinária do México - onde aliás, é encontrado em profusão e integra muitas receitas. Batido com açúcar, vira sobremesa no Brasil. Entra também em diversas receitas de Israel, alguns países da África, e da Austrália, países em que é cultivado. Em cima da torrada, virou até símbolo hipster.
E se você é do tipo que não vê tanta graça na fruta ou acha que ela tem mais textura que sabor, saiba que há boas razões para comer abacate: ele é muito rico em proteínas e óleos e, portanto, uma grande fonte de energia. Não por acaso, a fruta tem sido cultivada há pelo menos 7 mil anos e pode ser encontrada em mais de 500 variedades. Todas elas descendentes de três ramos da mesma família, a Persea americana: o do México, o da Guatemala e a das Antilhas.
O avocado - palavra em inglês para abacate, muitas vezes usada como sinônimo - é, na verdade, um tipo específico da fruta, com casca dura e escura, pouca água e rico em óleo, das variedades hass e fuerte.
Se sozinho ele é apenas uma fruta, combinado com outros ingredientes dá força a aperitivos, entradas, pratos e sobremesas. São muitos os tipos de abacate, e inesgotáveis suas possibilidades na cozinha.
Confira as receitas abaixo!
1. Guacamole
Guacamole parece tão simples que até dispensa a receita. Mas, ao contrário do que se imagina, é fácil errar a mão: contrapor a delicadeza do abacate à intensidade de alho e cebola crus é uma arte. Se você não tomar cuidado, poderá soterrar a sutileza e o frescor da fruta na pungência da cebola e do alho. Ou, então, usar tudo com tanto cuidado que o resultado não terá qualquer semelhança com a especialidade mexicana. Veja como não errar!
2. Sanduíche aberto de camarão e guacamole
Esse tipo de sanduíche que parece uma tartine é muito popular na Dinamarca. E a combinação de camarão e abacate é infalível. Veja como fazer.
3. Tostada verde
Entre na onda das torradas de abacate e aposte nessa receita da Padoca do Maní, com abacate, pesto de manjericão, mussarela de búfala e folhas verdes. Confira como fazer.
4. Salada de atum com abacate
Servida com vinagrete de mostarda, limão e mel, essa salada tem presença e personalidade. Veja a receita.
5. Avocados frescos com mussarela
Entrada deliciosa, criada pela chef Paola Carosella, do Arturito. Confira a receita.
6. Salada de avocado e grapefruit
Simples, mas rica em cor e sabor, essa salada é um exemplo da "revolução deliciosa" proposta pela chef americana Alice Waters. Veja a receita.
7. Tigela de arroz com gengibre, rabanete e abacate
Receita do livro Simplesmente Nigella - receitas para se sentir bem, da chef inglesa Nigella Lawson. Perfeita para um almoço ou jantar leve e reconfortante. Saiba como fazer.
8. Pesto de abacate
Mais do que uma receita, pesto é uma técnica - "pestar" significa amassar com pilão. Então, quase tudo pode virar esse versátil molho criado na Itália. Esse é feito com abacate, azeite, suco de limão, nozes, mostarda Dijon e queijo gorgonzola. Vai bem em sanduíches e é uma boa companhia para endívias. Confira a receita.
9. Fettuccine picante
Massa com tomate, camarão, abacate, tequila e pimenta-calabresa, criada pelas chefs Mary Sue Milliken e Susan Feniger para a Comissão Californiana do Avocado. Confira a receita.
10. Peixe com legumes e abacate
Peixe branco, legumes diversos, arroz negro e um guacamole levinho dão uma bela refeiçao. Veja como fazer.
11. Ceviche Dulce Ají
Com peixe branco, abacate, gengibre, salsão, cebola roxa, pimenta dedo-de-moça e molho teriyaki. Aprenda a fazer em casa.
12. Tacos de jicama e abacate
Jicama é um tipo de nabo mexicano, que pode ser substituído por nabo comum. Aqui, eles servem de base para dois tipos de taco com abacate. Confira a receita.
13. Carne louca com avocado e cuscuz de milho
Receita da chef Helena Rizzo, que aproveita carnes do churrasco e constrasta texturas e sabores - o abacate é batido e colocado no congelador para virar pequenas "rochas". Confira a receita.