Pernil, lombo ou costelinha? Quase toda ceia de Natal tem pelo menos um desses cortes suínos, uma carne cheia de sabor e que derrete na boca.
Poder ser servida como tira-gosto, divide o prato da ceia com uma boa farofa e ainda vira recheio de sanduíche no dia seguinte.
Veja abaixo uma seleção de receitas para preparar uma ótima carne de porco no Natal.
Pernil assado
Uma receita simples e básica, ensinada por Mauricio Lopes. O pernil é marinado no vinho branco por pelo menos um dia antes de ir ao forno. Veja como fazer.
Pernil ao molho próprio e cebolinhas
Uma atração por si só no centro da mesa, o pernil é acessível e, vamos combinar, muito mais saboroso que qualquer peru. O porco é marinado no vinho branco com temperos por pelo menos um dia antes de ir ao forno. Confira o passo a passo.
Pernil de porco laqueado com dois molhos
Receita que acompanha dois saborosos molhos, com perfis distintos. Um deles ácido, com raspas de limão e tomilho, e o outro mais adocicado, feito à partir de maçãs e açúcar. Sirva o saboroso pernil com os molhos à parte. Veja como fazer.
Pernil à pururuca
Versão hardcore do tradicional prato de Natal. Antes de ser assada, a carne recebe alguns furos. Depois de quatro horas no forno, retire o papel, jogue um fio de óleo por cima e volte ao forno até dourar. Retire e jogue óleo fervendo por cima, para pururucar. O preparo pode ser decorado com frutas. Confira a receita.
Pernil com molhos de pitanga, seriguela e caju
O clássico pernil pode ter um gosto especial com a receita da chef Heloisa Bacellar. Enquanto o pernil assa, separe três panelas pequenas e, em cada uma, coloque uma das polpas - de pitanga, de seriguela e de caju - juntamente com açúcar. Cada um dos preparos ainda recebe o molho do pernil assado, presente na assadeira, antes de ser servido. É uma explosão de sabor. Aprenda a fazer.
Pernil assado com molho de goiaba
Essa receita de Edinho Engel leva ingredientes especiais. Cebola, alho, sucos de limão e laranja, pimenta-de-cheiro, sal, pimenta-do-reino e polpa de goiaba se juntam no molho e dão personalidade ao preparo. Além disso, o pernil utilizado no preparo é de montau, uma diferente raça de porco, com carne muito suculenta. Confira a receita.
Lombo assado
Hora do lombo, um corte mais macio e mais gorduroso que o pernil. Também vai muito bem com uma farofa ou com frutas. Luíza Estima e Cida Maciel ensinam a preparar essa receita, com marinada e longo tempo de forno. Aprenda aqui.
Lombo à moda da Leila
Uma prato cheio de personalidade, com recheio agridoce que combina ameixas, azeitonas e presunto e ainda recebe fatias de bacon cobrindo toda a superfície. Confira a receita.
Lombo com bacon
Ótima receita para quem busca fugir dos preparos tradicionais. Depois de temperada, faça incisões na carne e enfie alho fatiado, ervas picadas e manteiga. Enrole em fatias de bacon e amarre. A carne é dourada na panela e depois vai ao forno para assar. Aprenda a receita.
Lombo suíno com purê de abóbora e caju
Preparo de Carlos Ribeiro, chef do Na Cozinha, em que o caju surge como purê para acompanhar uma carne suína, também temperada com o suco da fruta. Para o creme, o caju é refogado com cebola e abóbora pré-cozida. O forte sabor da fruta contrasta bem com o da carne. Confira o preparo.
Costelinha picante
Essa costelinha suína picante é tão boa e tão fácil de fazer que mal dá para acreditar. O ideal é deixar a carne marinando durante a noite toda – vai alho, açúcar mascavo, alecrim, tomilho, pimenta cayena, pimenta-do-reino, páprica doce e vinagra balsâmico. Confira a receita.
Costelinha assada com crosta de castanha de caju
Nessa receita de Rita Lobo, a costela é marinada em geleia de fruta amarela (pode ser damasco, laranja ou abacaxi). Além do sabor agridoce, destaque para a crosta de castanha de caju, que acrescenta textura ao prato. Aprenda a fazer aqui.
Filé-mignon suíno com laranjas em calda
Ideial para uma ceia para poucas pessoas (esse prato serve seis). O filé-mignon suíno é menor e mais fino que o lombo e, como toda carne de porco, casa perfeitamente com laranja. Confira a receita.
Dica extra
Marinada de cachaça e ervas frescas para carne de porco
Marinada é uma mistura usada para dar sabor e amaciar carnes. Versátil, ela pode ter diferentes sotaques e definir a personalidade de um prato. Nessa receita, a chef Heloísa Bacellar, do Lá na Venda, aposta em sabores bem familiares e brasileiros para temperar a carne de porco. Você pode usar o corte suíno que mais gostar, basta se lembrar de ajustar o tempo de descanso da carne na marinada: 24 horas para cortes com até 2 quilos, podendo chegar a até 3 dias para peças com mais de 10 quilos. E lembre-se de tirar a carne da geladeira com antecedência - ela deve ir ao forno em temperatura ambiente. Essa marinada vai ao forno junto com a carne e pode ser servida como molho. Confira a receita.
* Lista publicada em dezembro de 2017. Atualizada pela última vez em dezembro de 2021.