Chegou o outono e, com ele, frutas, legumes e verduras da estação. O Paladar reuniu receitas com os ingredientes que estão em safra de março a junho para você aproveitar a fartura, os sabores mais acentuados, os bons preços e a facilidade de encontrar esses itens na feira. Confira uma lista de pratos deliciosos e reconfortantes!
Abóbora
Se tem um ingrediente que grita "outono" é a abóbora. Doce e salgada, carnuda e casca grossa, ela se presta a muita coisa. Tudo nela é comestível: polpa, flor, sementes e folhas. E, reconfortante, ela pode aparecer da entrada à sobremesa. O Paladar tem mais de 30 receitas com abóbora aqui no site. Mas separamos aqui alguma das mais legais para você colocar em prática hoje:
Seu navegador não suporta esse video.
Abóbora é uma delícia, mas antes é preciso vencer sua casca grossa. O Paladar pediu ajuda à chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, que ensinou o melhor jeito de cortar e retirar as sementes da hortaliça. Leia mais emhttp://oesta.do/1D7KZ55
Torta de abóbora e couve
A receita desta torta é da Anna Jones, ex-ajudante de Jamie Oliver, autora de Um jeito moderno de comer (Ed. Alaúde), um livro cheio de boas ideias. O recheio de abóbora, couve e queijo gruyère é bem fácil de fazer e fica leve e delicioso. Você pode usar queijo da Canastra (ralado grosso) ou outro queijo que preferir.
Sopa de abóbora e cebola assadas
Abóbora, cebola e especiarias fazem uma grande parceria no prato. E essa sopa é bem simples de preparar, a única diferença é que em vez de cozinhar a abóbora e a cebola, a gente assa as duas, depois de temperar com pimenta caiena, cravo e canela em pó, um toque de páprica doce e sal e um fio de mel de agave. Com uns 40 minutos de forno, os legumes se caramelizam e o sabor adocicado vai combinando com as especiarias de uma forma deliciosa. Veja como preparar.
Abóbora, coalhada e hortelã
Como sugestão para esta lista, um acompanhamento delicioso e fácil de fazer, que combina ingredientes perfeitos para esta estação que não é nem muito quente, nem muito fria. Confira a receita.
Beterraba
A beterraba é da família da acelga e suas folhas não são apenas comestíveis, mas gostosas. Elas ainda servem de indicativo para saber se ela está boa. Por isso, prefira sempre comprar a beterraba íntegra, com caule e folha. E para sair da fama de que ela está aí apenas para sujar a salada, separamos algumas receitas para você aproveitá-la bem na cozinha.
Risoto de beterraba
Para o outono, quando já começa a esfriar, nossa dica é um risoto bem quentinho, mas com cor vibrante. Essa receita, criada pela chef Helena Rizzo, do Maní, além de linda, vai bem com uma taça de vinho. Leia a receita completa.
Beterrabas ao murro com queijo de cabra
Nada a ver com aquela beterraba molenga e sem graça que mancha a salada. Esta receita do livro Sete Fogos – Churrasco ao Estilo Argentino, de Francis Mallmann (V&R, 278 págs.), é uma lição de como transformar um vegetal comum num prato disputado à mesa. Fica tão boa que é só colocar o queijo de cabra esmagado por cima, um pouco de pimenta hora e azeite. Veja como fazer aqui.
Espinafre
Espinafre é uma das folhas que melhor funciona em pratos quentes, seja no clássico creme de espinafre, em entradinhas ou em gratinados. Seu sabor amargo faz dele um ingrediente cheio e personalidade, que vai bem com queijos, cremes ou mesmo na salada - a suculência e crocancia das folhas é outro grande trunfo deste vegetal.
Tagliatelle de outono
Fácil, rápido e delicioso, esse tagliatelle tem a cara do outono. O molho é frio, feito com uma combinação de espinafre e dill, alho, azeite e sal. Tem um certo amargor, que é quebrado pela presença da mozzarella e pelas nozes torradas salpicadas. Se você preferir um sabor mais suave, refogue rapidamente as folhas de espinafre antes de misturar. Veja como fazer.
Sopa de cogumelo e espinafre com especiarias
Essa é uma sopa intensa, reconfortante, pedaçuda, para os dias mais gelados. A combinação de temperos – a mistura perfumada de cominho, coentro, canela e pimenta-da-jamaica – vai muito bem com qualquer ingrediente de sabor forte. Para melhorar ainda mais as coisas, use vários tipos de cogumelos e cozinhe até ficarem dourados e bem caramelizados. Confira a receita aqui.
Forminhas de ricota e espinafre
Essa receita é bem fácil e requer apenas dois cuidados: não bata muito a massa, para não murchar – use o processador apenas para bater a ricota e o creme azedo, depois disso, mexa manualmente, só para misturar; e não deixe passar do ponto no forno, para não ressecar. Veja aqui como fazer.
Abacate
Abacate incrementa sanduíches e saladas. Acompanha peixes, reforça pratos vegetarianos e brilha como guacamole. Além disso, ainda vira muso do Instagram quando colocado em cima de uma torrada. Mas aproveite a safra da fruta para tentar um preparo menos usual.
Uma dica antes de começar, aprenda a escolher: primeiro, observe a casca, se estiver verde escura, lisa e bem brilhante, ainda não está pronto. Abacate maduro tem pele verde clara, lisa e com pouco brilho. Toque o abacate com cuidado, ele deve estar pesado e firme. Apalpe delicadamente: mole demais, já passou do ponto; duro ainda não chegou lá. Atualmente duas variedades de abacate estão em alta temporada, o avocado, aquele pequeno, de pele verde-escura bem enrugada (a escolha desse tem de ser pelo toque, macio e firme) e o abacate quintal, de pele lisa e polpa cremosa. Escolhida a fruta, o resto é fácil. Muito fácil.
Salada de abacate com ervas e alcaparras
Essa salada pode ser servida como aperitivo, como guarnição para peixes e carnes grelhados ou assados ou como prato principal de um almoço leve, com pão em pedaços e queijo de cabra cremoso e levemente picante. Veja como preparar.
Panna cotta de abacate
Nem tão gelatinosa como o flan, nem tão firme como o pudim, a panna cotta é uma sobremesa típica do Piemonte, uma das regiões leiteiras da Itália, o que explica a base da receita, o creme de leite fresco. Aqui, a receita ganha uma variação com polpa de abacate e licor italiano de limão, o limoncello. Confira como fazer.
Sanduíche aberto de camarão e guacamole
Combinação é infalível de camarão e abacate, este sanduíche aberto, que parece uma tartine é muito popular na Dinamarca. Chama smørrebrød (smør, em dinamarquês, é manteiga, e brød, pão). Veja como preparar.
Caqui
A temporada de caqui está só começando, mas vai até o fim de maio. A fruta que chegou ao Brasil com imigrantes japoneses, no início do século 20, nessa época está boa, farta e barata. Quer dizer, é o momento certo de inventar receitas com ela. O caqui vermelho, que é mais doce e tem a polpa macia, é geralmente comido in natura ou usado no preparo de geleias.
Tarte tatin de caqui com pimenta caiena
Arrisque preparar uma tarte tatin com ele. A maior dificuldade é descascar o caqui maduro, ele se desfaz, por isso é preciso fazer a tarefa com delicadeza e uma faca bem afiada. Você pode preparar uma torta grande ou tortinhas individuais. Veja como fazer.
Pera
Pera vai bem em doces e salgados, fria ou quente. Aproveite o fim da safra para fazer entradas, acompanhamentos, saladas, sobremesas e bebidas com a fruta.
Pera com queijo de cabra
É difícil não gostar desta entrada. A combinação de pera e queijo de cabra é perfeita – o doce sutil da fruta provoca a acidez do queijo, as texturas se completam e até as cores vão bem juntas, e ainda tem o alecrim que vai bem com mel e os pinoles que emprestam o sabor tostado e a textura crocante. Quer mais? É fácil e rápida - veja aqui como fazer.
Galette de batatas e peras
Aposte nessa galette, que só leva três ingredientes e 20 minutos para ficar pronta. Perfeita como entradinha nos jantares de noites frias do outono. Veja a receita completa.
Chuchu
O chuchu sofre com a má fama de inssoso e molenga. Mas, aprendendo a usá-lo, percebe-se que ele é um ótimo condutor de sabor e um ingrediente versátil na cozinha.
Chuchu com camarão
Nesse prato feito pelo chef Marcelo Corrêa Bastos, do Jiquitaia e do Vista, ele faz par com camarão, em um ensopadinho bem tradicional - confira a receita.
Jiló
Bolinho de jiló
Quem não gosta de um bolinho frito? Esse aperitivo criado pela chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, vai agradar até aos paladares mais enjoados - confira a receita. O jiló, pouco usado por muita gente, também vai bem como prato principal, como o lobozó, tradicional da zona rural mineira, ou em um refogado cheio de sabores indianos, como cominho, mostarda, cúrcuma e pimentão.
Abobrinha
Eis um ingrediente versátil. A abobrinha vira suflê, arroz de forno, antepasto, espaguete, sanduíche, torta... Durante o outono, a variedade brasileira é a que está em safra.
Espaguete de abobrinha ricota e amendoim
Essa receita é leve, surpreendente e gostosa a ponto de não deixar ninguém notar que é vegetariana. . Não deixe de experimentar esse prato, que pode ser servido quente ou em temperatura ambiente. Confira aqui como fazer.
Gratin de arroz com abobrinha
Aproveite para fazer uma das clássicas receitas da chefJulia Child, que levou a cozinha francesa para os Estados Unidos. Esse arroz de forno com abobrinha é excelente acompanhamento para carnes. Leia a receita completa.
Tangerina
Escandalosamente aromática, a mexerica, tangerina, ou bergamota, como quiser chamar, vai bem ao natural ou preparada em forno e fogão. Dá sabor aos doces, perfuma os salgados. As receitas comprovam que a fruta é irresistível em qualquer variedade. A cravo é a primeira a entrar em safra. Logo depois vem a poncã. Assim que começar a encontrar essa perfumada fruta na feira, agarre!
Frango agridoce com tangerina
Nesse prato, ela prova que frango não precisa ser sem graça. A receita, com um sabor agridoce bem interessante, combina frango, tangerina (suco e raspas, que dão sutileza e frescor), jerez, vinagre de arroz e shoyu. Veja como fazer em casa.
Potinho caramelizado de miniarroz com mexerica
Aprenda a fazer o doce com receita da chef Heloisa Bacellar. Veja aqui.