O pudim é um dos doces mais queridos do brasileiro, mas vive sendo confundido com o flan. A panna cotta, prima italiana mais distante dos outros dois preparos, também apresenta semelhanças com eles. Então, como diferenciar? Detalhes na receita e na textura das sobremesas podem ajudar a solucionar a questão.
Pudim, acredita-se, teria origem no Império Romano e o flan, na Grécia Antiga, mas isso pouco importa. O fato é que as duas receitas têm mais parecenças do que diferenças, que estão nos detalhes. A textura é a chave para resolver o imbróglio. Pudim é firme e cremoso, flan é leve e gelatinoso. Na receita do primeiro, o uso consagrado do leite condensado no lugar do leite com açúcar é recente, mas ajudou a diferenciar os preparos. Já a panna cotta é um prato com origem na região italiana do Piemonte. Sua receita leva essencialmente creme de leite, açúcar e baunilha. Apesar disso, a maioria dos preparos que se vê desrespeita a fórmula original e inclui gelatina, o que diminui o custo e permite que o ponto do preparo seja alcançado com mais facilidade. Na escala de textura pudim-panna cotta-flan, a italiana fica no meio do caminho.
Abaixo, confira 11 receitas para aprender a teoria na prática:
Panna cotta com calda de pitanga
As panna cottas são um preparo simples e de sabor neutro, então ficam muito bem acompanhadas com caldas ou compotas de fruta. Neste caso, a polpa da pitanga vai ao liquidificador com açúcar e ao fogo com limão, até engrossar.
Panna cotta de açaí com granola caseira
Uma sobremesa de técnica italiana mas com cara de Brasil, criada por Victor Dimitrow. O preparo tradicional da panna cotta ganha uma dose de açaí e uma deliciosa granola caseira a acompanha.
Panna cotta de pistache com calda de chocolate
O grande diferencial dessa sobremesa é a pasta de pistache, que serve como base da panna cotta, juntamente com o creme de leite, a essência de baunilha e a gelatina. A calda de chocolate finaliza o doce.
+Doce millennials: conheça a nova geração de confeiteiros de São Paulo+As 10 melhores sobremesas de São Paulo
Flan de chocolate aromatizado com laranja e canela
Neste preparo da chef Helena Rizzo, do Maní, o creme de leite, o leite, a pele de laranja e a canela vão ao fogo junto com açúcar e lecitina. Chocolate e ovos são acrescentados à mistura, antes de ir ao fogo. Tem a textura leve.
Pudim de leite
Para resolver um dos grandes mistérios da humanidade, a equipe do Paladar foi atrás da receita perfeita de pudim de leite. E o resultado, depois de muita prova, foi um pudim feito com leite condensado, sem furinhos e assado no banho-maria.
Pudim de gabinete com recheio de romeu e julieta
O tradicional pudim de gabinete é mais uma variação da deliciosa sobremesa. Leva frutas secas na massa e, neste caso, recebe o reforço da excelente dupla queijo e goiabada. Para assar: banho-maria.
Pudim de laranja ou limão-siciliano
Este pudim foge do lugar-comum, leva críticos para dar novas camadas de sabores ao preparo. Funciona com laranja e também com limão-siciliano. A receita é de Daniela Aliperti, do Fôrma de Pudim.
Pudim de tapioca com calda de coco queimado
A receita de Maria de Lourdes Santos Oliveira, mãe do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, rende oito porções. O coco ralado dá a crocância - para isso, espalhe-o em uma assadeira forrada com silicone e asse em forno baixo, mexendo até dourar. O crocante de coco é adicionado à mistura perto de servir.
Pudim de cupuaçu e calda de cachaça de engenho
A calda de cachaça que escorre sobre o doce surgiu da ideia de unir dois ingredientes tipicamente brasileiros. E o resultado não poderia ser outro: uma sobremesa cremosa e de sabor forte, tanto do cupuaçu quanto da cachaça.
Pudim de amendoim
Nesta receita da chef Janaína Rueda, o amendoim torrado vai na massa do pudim e o amendoim caramelizado vai por cima, no fim. Para caramelizá-lo, leve todos os ingredientes ao fogo numa panela, mexendo sempre, por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar e decore o pudim.
Pudim de chocolate da Rainha Elizabeth
Nesta sobremesa real, leve o leite com a baunilha ao fogo até ferver. Apague e junte o açúcar e o chocolate em pó, misturando bem. Deixe esfriar e junte as gemas e os ovos. Passe na peneira três vezes e coloque em uma fôrma com um furo no meio, untada com manteiga e açúcar.