Seja para comer pura, com arroz, como acompanhamento de churrasco ou até no meio do pão, a salada de maionese é figurinha repetida nas refeições que reúnem a família. Maionese, claro, e batata são ingredientes obrigatórios, mas a receita apresenta algumas variações, com diferentes vegetais, algumas com ovos e temperos variados.
Pedimos, então, para que montassem algumas versões da receita, desde a clássica até algumas variações inusitadas, mas que trazem à mesa novos sabores, texturas e possibilidades para fazer sucesso com uma salada de maionese. As receitas foram desenvolvidas por Elton Belini e Isabel Araujo, docentes da área de gastronomia do Senac.
Veja a seguir, como fazer maionese em três diferentes versões com receitas simples:
Salada de maionese clássica
A versão que todo mundo conhece, clássica do churrasco, mas com toques de especialista. Elton Belini e Isabel Araujo ensinam a preparar uma receita simples e rápida - e nada de usar seleta de legumes industrializada! Clique no link abaixo para ver os ingredientes e o passo a passo completo.
Salada de maionese com wasabi e kani
Esta versão foi pensada especialmente para quem curte comida japonesa, já que leva wasabi, que entra com o pepino, gergelim preto, kani e cenoura fatiada fininha, que remetem a diferentes preparos frios da culinária japonesa.
Salada de maionese com ovo de codorna e repolho
Essa versão “comfort food”, com ingredientes não convencionais adicionados à salada de maionese. Dessa vez, entram repolho, couve-flor e ovos de codorna, com sabores leves dos vegetais cozidos e refogados na manteiga.
Veja também: qual é a melhor marca de maionese do supermercado?
Nada melhor que uma maionese caseira, mas nem sempre há tempo ou disponibilidade de fazer uma do zero. O Paladar reuniu um júri especializado para um teste às cegas com oito opções de produtos, a fim de eleger as melhores opções. Clique aqui para ver o ranking das melhores marcas de maionese do supermercado na opinião de especialistas.