Ela está verdejante nas feiras. De verde profundo, amarga, até refrescante. A rúcula é ótima comida crua, em saladas, mas também vai bem quente em torradas e massas. Cria sanduíches interessantes, dá textura e sabor ao cuscuz. E rende um pesto incrível, a salvação para o finalzinho do maço que sobrou na geladeira. Confira a nossa seleção de receitas:
1. Cuscuz verde
Mesmo que você não seja fã de cuscuz, dê uma chance a esta receita – os grânulos de sêmola são misturados a um pesto de ervas, o que deixa a base do prato muito saborosa. Além disso, ele leva cebola, pistache, feta e rúcula. É ideia do chef Yottam Ottolenghi, chef fascinado por legumes e verduras. Confira a receita.
2. Salada de abóbora com queijo de cabra
Para virar uma linda salada, a rúcula só precisa de um bom molho, nada mais. Mas, se você quiser criar uma salada que é uma refeição completa, com diferentes sabores e texturas, aposte nessa receita do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó. Ela leva rúcula, abóbora, queijo de cabra, tomate cereja, castanha de caju e vinagrete de limões. Veja como fazer.
3. Tramezzino de abobrinha, queijo de cabra e rúcula
Esse é um sanduíche italiano e nacionalista. É que para substituir os sanduíches ingleses nos cafés, os italianos inventaram versão própria. É servido frio em pão branco e o recheio varia com a região. Aqui, usamos abobrinha, queijo de cabra e rúcula.
4. Fusilli com rúcula, aspargo e ricota
Quer um jantar rápido, interessante e saboroso? Essa é uma receita perfeita. O macarrão parafuso cozinha rápido e pede pouca água no cozimento. Rúcula, aspargos e ricota fresca formam o molho. Queijo ralado dá o toque final. Veja como fazer.
5. Torrada com tomate assado, rúcula e queijo feta
Essa é uma das receitas “limpa geladeira”. Os tomates que estão no fundo da gaveta vão para o forno, onde ganham doçura e muito sabor. A rúcula da salada de ontem forra a torrada. O queijo que você tiver à mão completa a festa. Veja como fazer esse belo aperitivo.
6. Pesto de rúcula, hortelã e gorgonzola
Fazer pesto é uma dessas habilidades que muda o seu jeito de cozinhar. Tudo vira pesto. E nunca mais folha nenhuma vai morrer dentro da sua geladeira. Faça pesto! Ele serve como molho para massas, saladas, carnes e torradas. Aqui, o pesto de rúcula leva ainda hortelã, pelo frescor, e gorgonzola, pela intensidade. Veja como fazer.
7. Pesto de rúcula, manjericão e azeitonas
Mais uma versão do pesto, agora servido com nhoque de inhame, peras e nozes. O pesto é feito com avelãs e queijo grana padano, mas pode usar nozes ou castanha-do-pará e parmesão ou um queijo minas bem curado. Aprenda a fazer em casa.
SAIBA MAIS: