Para a chef Helô Bacellar, do Na Cozinha da Helô, a época de festa junina é uma das mais aguardadas e deliciosas do ano. E não é surpresa alguma, já que é a oportunidade perfeita para comparecer às diferentes celebrações juninas, nos bairros, instituições religiosas, clubes, eventos abertos e até em casa.
Nessa última opção, dá para reunir alguns convidados em casa sem gastar muito dinheiro e ainda fazer uma festa junina das boas. Se todo mundo se dividir e se organizar, é possível fazer uma celebração com comidas fartas e boas, e a chef compartilha a seguir dicas para tornar a ocasião ainda melhor.
O que não pode faltar em uma festa junina caseira?
Segundo a chef, o segredo para uma festa junina econômica e equilibrada em casa está nos pequenos detalhes, desde a maneira de servir e apresentar as receitas da época, até pequenos tipos de decoração que vão ficar ao redor da mesa e da casa. E nada disso precisa ser muito complicado.
Falando das receitas, Helô Bacellar e outros chefs convidados pelo Paladar nos ajudaram a reunir 10 pratos para você incluir na sua festa junina. A ideia da seleção foi focar em receitas de fácil execução e que não precisem de grandes investimentos, e que tenham a cara de festa junina, além de algumas opções para você conseguir sair um pouco do óbvio no cardápio.
Você pode conferir essas receitas de festa junina clicando aqui.
Como deixar a casa no clima de festa junina
“Uma boa festa junina precisa de uma atmosfera carinhosa, vibrante e colorida. É legal deixar a casa e a mesa bem colorida, já que as cores são uma das primeiras coisas que chamam a atenção”, conta a chef.
Para deixar a sua festa junina caseira com essa vibe, a chef recomenda alguns truques simples:
- Folhas sulfites coloridas podem ser recortadas em alguns pedaços e, novamente, recortadas no formato de bandeiras de festa junina para espalhar ao redor da mesa, dos móveis e superfícies. É possível pendurá-las com fitas para aquele visual junino clássico;
- Caso não tenha uma toalha de mesa bordada ou com o xadrez clássico, vale aproveitar panos de prato que tenham detalhes nas bordas: coloque-os por baixo dos recipientes e travessas em que você vai servir os seus quitutes, com a parte ornamentada à vista, para dar uma nova cara para as receitas;
- Falando em servir os quitutes, vale investir em uma pegada mais rústica: cestos e peneiras de palha, tigelas de madeira ou de barro e tábuas.
- “Para dar uma cor a mais, vale decorar a casa com algumas flores pequenas, que você encontra em floriculturas e bancas por um preço acessível”;
Tornando o cardápio ‘portátil’
“Em uma festa junina, é legal que o pessoal fique andando pela casa, pela sala, fazendo atividades e brincadeiras, e se reunindo ao redor do sofá e dos quintais”, diz a chef. A ideia é que a mesa sirva como uma bancada para dispor as opções de pratos da festa, e que as pessoas levem os quitutes pelo espaço.
Para isso, a chef recomenda investir em recipientes descartáveis ou portáteis, para que os presentes possam comer onde quiserem. Entre as sugestões específicas dadas pela chef, o amendoim torrado e salgado, ou quaisquer outros petiscos secos, podem ser servidos em cones feitos com papel kraft (enrolados e colados com alguma fita adesiva), que ainda contribuem para um visual rústico.
Até mesmo pratos mais elaborados, como o nhoque de milho com molho rústico, podem ser servidos em porções individuais, em pequenas cumbucas.
O que vale comprar já pronto?
Pensando na economia, vale procurar quitutes que tenham um preço mais acessível, nos quais você talvez gastaria um valor similar e/ou teria bastante trabalho para fazer em casa, segundo Helô Bacellar. Mas nada te impede de se aventurar e preparar algumas receitas clássicas do zero.
A chef citou exemplos como a paçoca, pé de moleque e doces cristalizados como opções que exemplificam a ideia.
E como fica a música?
As opções favoritas de música com clima de festa junina para a chef são as clássicas, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. “No Spotify você rapidamente monta, ou até mesmo acha pronta, uma boa playlist de festa junina.