O ano começou dinâmico no mundo dos chocolates. Janeiro nem terminou e já temos três novidades. Duas são resultado de parcerias entre marcas premiadas e pequenos produtores artesanais. Outra é o lançamento de um novo tipo de chocolate, o ruby – sim, você leu certo, uma nova categoria, além do amargo, do ao leite e do branco.
Mais conhecido como o chocolate rosa, o ruby será lançado pela belga Callebaut para o mercado profissional na próxima semana. O rosa do produto não é artificial. A coloração é natural, resultado da seleção de cacaus com amêndoas muito roxas. As pesquisas para desenvolvê-lo levaram 10 anos e envolveram uma universidade alemã. O processo é mantido em segredo.
Outra novidade que merece destaque é o 40% gianduia de castanha-do-pará do Lá da Venda + Mestiço, co-criado pela chef Heloisa Bacellar e pelo chocolateiro Rogério Kamei, da Mestiço, marca de chocolates bean to bar.
Helo tem um livro dedicado à receitas com chocolate e chamou a atenção de Kamei, produtor de cacau e dono da marca, ao preparar um bolo com o chocolate da Lá da Venda e enviar para ele.
A parceria entre os dois pequenos produtores artesanais rendeu uma barra, leve e doce, perfumada e aveludada (graças à gianduia), que derrete na boca com leve sabor de cacau no final. A barra (R$ 17; 50g) já está disponível nas lojas do Lá da Venda (R. Harmonia, 161, Vl. Madalena e Shoppping JK) e na Mestiço (R. Baluarte, 528, Itaim).
A última novidade vem de duas marcas premiadas de Curitiba. A Café do Moço, do barista Leo Moço, e a Cuore di Cacau fecharam parceria para produzir duas barras que combinam chocolate e café – uma com chocolate amargo 70% e outra com chocolate ao leite 38%. Ambas têm pedacinhos de café que lhes conferem sabor, aroma e crocancia (R$ 15; 50g). Já estão à venda no site do Café do Moço (cafedomoco.com.br).