Começa nesta quinta (31), em São Paulo, a terceira edição do SP Food Filme Fest, mostra de cinema dedicada aos filmes que tem a comida como protagonista. Em cartaz nas salas do Reserva Cultural, do Centro Cultural São Paulo e pela plataforma Spcine Play. No festival, que tem a curadoria de Daniela Guariba e André Henrique Graziano, o público tem a oportunidade de assistir filmes seguidos de degustações de pratos que têm alguma conexão com o filme. Os ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes de cada sessão, nas respectivas salas de cinema.
A programação reúne desde filmes que estiveram em cartaz recentemente, como Viúva Clicquot - A Mulher que Formou um Império, co-produção EUA, Reino Unido e França, o longa Estômago 2 - O Poderoso Chef, uma produção Brasil e Itália, e o francês O Sabor da Vida, até clássicos do cinema como o italiano O Jantar, de Ettore Scola, e o longa Pulp Fiction: Tempo da Violência, de Quentin Tarantino, que celebra 30 anos em 2024. O longa francês Os Sabores do Palácio e o dinamarquês Druk - Mais uma Rodada, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2021, também farão parte da programação.
Filmes inéditos
Os destaques da programação ficam por conta de três filmes inéditos no Brasil. No dia 1°, às 20h, será exibido no Reserva Cultural o longa Grand Maison Paris. Com direção de Ayuko Tsukahara, o filme conta a história do chef japonês Obana (Takuya Kimura), que abre um restaurante em Paris com o objetivo de obter a sua tão sonhada terceira estrela Michelin. Após o longa, o público terá a chance de provar a tartelete de iogurte defumado com sardinha confitada e cebola roxa, além do sorbet de yuzu com queijo comté e oxalis, da chef Telma Shiraishi, do restaurante japonês Aizomê, com sede nos Jardins e filial na Japan House.
E no dia 8 de novembro, às 19h, no Centro Cultural São Paulo, e no dia 9 de novembro, às 20h30, no Reserva Cultural, será exibido o longa Esperando Dalí, dirigido por David Pujol. O longa que se passa na década de 1970 e narra o encontro entre o talentoso chef Fernando, que se muda para a vila de Cadaqués e encontra com o seu morador ilustre: o famoso pintor Salvador Dalí. Na sequência das duas sessões, o público terá a oportunidade de provar os tomates com gelatina de castanha de caju, prato da chef Leila D’Barsoles.
Outro filme inédito é o documentário canadense inédito Born Hungry, que conta a história do chef Sash Simpson, que viveu nas ruas da Índia em sua infância e, após ser adotado, se torna um dos chefs mais notáveis do mundo.
Aulas-show
A programação inclui, também, aulas-show realizadas no Centro Cultural São Paulo. Após as exibições de episódios da série História da Alimentação no Brasil, o público terá a oportunidade de acompanhar workshops comandados por chefs de diversas regiões do País, que vão falar de ingredientes nacionais e mostrar o passo a passo de receitas.
No sábado (2), às 15h, a chef indígena Tainá Marajoara, de ensina o canhapira, uma receita elaborada com peixe seco em pimenta e sal de folha, cozido no vinho do tucumã e servido com beiju e farinha. No mesmo dia, às 18h, as dupla de chefs Alê Luvisotto e Elisa Mafra vão comandar uma aula dedicada ao cuscuz.
Já no domingo (3), às 15h, a chef Tereza Paim vai comandar uma aula dedicada ao coco e a sua importância na cozinha baiana. E, também, vai ensinar o passo a passo do preparo do camarão na redução de coco e especiarias com arroz na pimenta de cheiro e farofa verdinha.
O evento vai até o dia 10 de novembro e programação completa está disponível nas redes sociais do festival.