Quando você está pensando sobre o que fazer para o jantar, a pergunta geralmente é “O que eu quero cozinhar?” Mas também pode ser “Como eu estou afim de cozinhar isso?”
Às vezes, você quer secar com uma toalha, esfregar com sal e dourar cada pedaço de frango, saboreando o chiado, antes de adicionar líquido. Outras vezes, você prefere ir com calma, pular completamente a parte de dourar e empilhar tudo em uma panela, depois deixar ferver, sentindo o vapor em seu rosto.
Pular a fase de dourar não é um atalho, mas é outro caminho para resultados deliciosos. Pense na canja de galinha: como o frango não é dourado, fica macio com um sabor delicado. Quando o frango magro é selado em calor intenso e seco, seus sucos podem evaporar e deixar a carne seca. Portanto, embora um frango dourado possa ser bonito e complexo, o frango pálido é suculento com um sabor honesto de frango. É descomplicado, no bom sentido.
Pular ou não a etapa de dourar depende do corte de frango e dos ingredientes que o acompanham. O frango com osso e pele é um excelente candidato: a gordura, a cartilagem e os ossos são saborosos o suficiente para transformar a água em caldo. O frango desossado e sem pele resultará em uma carne úmida, mas precisando de algum sabor. Uma fervura em caldo de galinha ou ingredientes exuberantes pode ajudar, como nesta receita rápida de frango com verduras. Cozinhar coxas desossadas e folhas verdes escuras no caldo tornam o prato aconchegante, mas as pimentas em conserva adicionam uma personalidade agridoce.
Nem mesmo a carne moída precisa dourar sempre. Em muitas sopas de almôndegas, você pode colocar as almôndegas diretamente no caldo, onde elas cozinham suavemente e ficam macias. (Se você estiver preocupado com as almôndegas se desfazendo, leve à geladeira por 10 a 15 minutos para elas firmarem antes de cozinhar.)
Optar por não dourar também é prático: sem respingos em seu fogão, balcões e em você mesmo. Sem virar ou lutar com pedaços presos. O calor é mais baixo, mas o cozimento não é mais lento. A experiência de cozimento é mais suave e a carne fica mais macia. É o frango em uma panela, da melhor forma possível.
Receitas:
Canja de frango rápida levemente apimentada
Há uma família de pratos que são picantes e aconchegantes: sopa quente, couve refogada, puttanesca, peito e agora, esta tigela de frango assado e verduras. Sua potência vem das pimentas em conserva e sua salmoura, enquanto o conforto vem das cebolas douradas, pasta de tomate, cominho e caldo de galinha – e o conhecimento de que você pode fazer este prato rapidamente com coxas desossadas e quaisquer folhas verdes escuras em sua geladeira. Coma um ensopado, fica especialmente bom com torradas crocantes fritas em azeite, para absorver o caldo.
Ingredientes: 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem 1 cebola amarela grande, em fatias finas 1/2 xícara de pimenta em conserva cortadas, e duas colheres de sopa de salmoura, e mais a gosto 1/4 xícara de extrato de tomate 1 colher de sopa de açúcar mascavo claro ou escuro, e mais a gosto 1 colher de chá de cominho moído 4 xícaras de caldo de galinha 1/2 quilo a 1 quilo de coxas de frango desossadas e sem pele 1 a 2 maços de folhas verdes escuras, como couve, acelga ou escarola, picadas grosseiramente Torradas fritas (veja a dica) Sal
Preparo:
Dica: Para fazer torradas fritas com azeite, aqueça 1/4 de xícara de azeite de oliva em uma frigideira grande, adicione quatro fatias de pão crocante ou de fermentação natural e frite até ficar crocante em ambos os lados, 1 a 2 minutos. Tempere com sal e pimenta.
Espaguete com molho de tomates e almôndegas de frango
O molho de tomate encontra o espaguete e almôndegas de frango neste prato de uma só panela que pode ser preparado em apenas 30 minutos. Para manter as almôndegas de frango suculentas e leves, deixa de lado as migalhas de pão (que podem criar almôndegas densas ou sem graça) e nem pense em dourar as almôndegas antes (que pode fazer com que os sucos preciosos evaporem). Em vez disso, coloque-os na sopa fervente para cozinhar. Quaisquer sucos que eles liberarem serão capturados na sopa de tomate, que é cremosa, com bastente azeite e parmesão.
Sinta-se à vontade para adaptar esta receita às suas preferências: Adicione cebola picada, sementes de funcho esmagadas, orégano seco ou salsa ou manjericão picados à carne ou ao molho. A massa vai absorver a sopa à medida que fica, por isso é um prato melhor comido assim que ficar pronto.
Ingredientes: 1/2 quilo de frango ou peru moído 1 xícara de queijo parmesão ralado e mais um pouco para servir 8 dentes de alho, picados grosseiramente 1 ovo grande Sal 1/4 de xícara de azeite extra virgem 2 colheres de sopa de extrato de tomate Uma pitada de pimenta vermelha em flocos (opcional), e mais a gosto 4 xícaras de caldo de galinha 3 xícaras de molho marinara comprado ou feito em casa 255g de espaguete
Preparo
/TRADUÇÃO LÍVIA BUELONI GONÇALVES