Que a picanha é a grande estrela do churrasco ninguém contesta, mas você já reparou no alvoroço que o pão de alho causa tão logo ele sai da grelha? Queridinho entre adultos e crianças, ele é ou não é um forte candidato para ocupar a vice-liderança?
Com tanta expectativa em torno dessa guarnição, convém investir numa marca de confiança para não frustrar os convidados (e a si mesmo) com um pão de alho de casca molenga ou com interior seco, quase sem recheio, ou, pior, com gosto de alho passado.
Para socorrer o consumidor, que pode ficar perdido na hora da compra, o Paladar organizou uma degustação às cegas com marcas encontradas em mercados e lojas especializadas.
Seis amostras foram avaliadas por um júri formado só por especialistas: Antonio Mirandez, sócio da Dona Deôla, Fábio Lazzarini, chef do Varanda Grill, Mariana Weber, da Nuu Alimentos, Patrick Ambrogi, professor de panificação e consultor, e Rodrigo Chaluppe, que é diretor do Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC) e sócio da padaria Arizona.
Para fins de comparação, apenas baguetes, em sua versão tradicional - ou seja, sem queijo, calabresa ou pimenta -, entraram na degustação. As amostras foram preparadas na grelha e servidas logo em seguida. Aspecto visual, aroma, sabor e quantidade de recheio estavam entre os critérios de avaliação.
Confira a seguir o resultado do ranking qual amostra mereceu ganhar o cobiçado selo Paladar, que destaca apenas os campeões em cada categoria.
As melhores marcas de pão de alho para churrasco
- Zinho
- Swift
- Santa Massa
As seis marcas na avaliação dos jurados, listadas em ordem alfabética
Seco a ponto de esfarelar no corte, esse pão de alho, além de ter pouco recheio (nas pontas, então, nem se fale), ainda entregou um sabor residual amargo (R$ 10,49, 340g, 5 unidades).
“Pão de alho com muito recheio”, promete a embalagem, mas não foi bem isso o que os jurados encontraram. Além da aparência sofrida - “parece um pão que não cresceu”, afirmou um jurado -, o aroma, a textura e o sabor do recheio também não agradaram nem um pouco. “Muito artificial, me lembrou aquele salgadinho famoso de cebola” (R$ 8,39, 300g, 5 unidades).
Apesar da casca crocante, a amostra perdeu pontos por apresentar miolo levemente borrachudo. Quanto ao recheio, apesar da quantidade satisfatória, “faltou aroma e sabor de alho” e, por isso, esse pão de alho não conseguiu alcançar o pódio (R$ 7,99, 310g, 5 unidades).
Crosta dourada e crocante, miolo macio e molhadinho, boa quantidade de recheio, além do aroma e sabor agradáveis, que poderia “puxar um pouquinho mais para o alho”. Esse pão de alho só não conquistou um lugar mais alto no pódio pelo retrogosto levemente amargo (R$ 11,99, 400g, 5 unidades).
A marca, de fato, entrega o que promete na embalagem: recheio cremoso. A baguete conquistou o segundo lugar no pódio pela crosta dourada e crocante, com interior molhadinho e pelo sabor agradável de alho fresco, “com uma acidez interessante, que faz salivar” (R$ 11,98, 400g, 5 unidades).
O grande campeão da categoria conquistou os jurados logo de cara: além da crosta dourada, apresentou interior molhadinho, que escorreu ao corte. Mereceu ganhar o selo ‘Paladar’ pela “textura perfeita” e pelo “sabor agradável”, definiu o júri com unanimidade. “Excelente! É ele que eu quero no meu próximo churrasco!”, cravou um jurado (R$ 10,90, 300g, 5 unidades).