1. Nesta época do ano, o bacalhau é rei. E sendo o principal, não dá para errar o básico. Aprenda como comprá-lo e dessalgá-lo para acertar nas receitas.
2. Com a primeira etapa de aprendizado cumprida, é a hora de escolher qual receita vai fazer sucesso com a família. Ao forno, na frigideira, na assadeira, não importa o modo de preparo escolhido, basta dar uma olhada no nosso banco de receitas (com mais de 80 pratos).
3. A maior parte das receitas de bacalhau que conhecemos por aqui vem dos portugueses. Com os preparos chegam os nomes: à Brás, espiritual, nunca chega, à Gomes de Sá, punheta… Conheça a história (e veja a receita) destes e outros clássicos.
Conheça a história dos principais pratos portugueses de bacalhau
4. Se você é do tipo que já cansou de apresentar o bacalhau sempre da mesma maneira, ou se decidiu utilizá-lo como ingrediente para outras etapas da refeição, como uma entrada, por exemplo, esta seleção é para você. Pedimos a diversos chefs receitas com o tradicional bacalhau, mas em formatos inusitados e com ingredientes que vão além dos tradicionais.
Bacalhau não convencional: confira 9 receitas para a Páscoa
5. Para agradar quem não é tão fã do bacalhau, ou quer gastar menos dinheiro e menos tempo na cozinha sem deixar de fazer bonito na mesa do almoço, separamos receitas práticas e rápidas com diferentes peixes.
Receitas práticas com peixes para o almoço de Páscoa
6. O cordeiro é prato principal no almoço de Páscoa de cristãos em várias partes da Europa. Embora por aqui não seja associado a uma data especial, pode ser uma alternativa para a refeição em família. Veja dicas de preparo e algumas receitas.
É carne vermelha, mas é para a Páscoa: confira 9 receitas com cordeiro
7. A Páscoa representa um rito de passagem em muitos países. E essa simbologia se reflete nos pratos típicos da época - o cordeiro é só um exemplo de pratos representativos ao redor do mundo. Fomos além dos ovos de chocolate para exemplificar. Confira:
Pratos icônicos da Páscoa ao redor do mundo
8. Voltando à preparação do almoço. Definido o prato principal, o próximo passo é acertar no acompanhamento. As batatas são clássicas. Cozida, frita, assada, ao murro, palha... em rodelas, em tiras, ou amassadas, cada uma combina melhor com um tipo de prato. Veja dicas de preparo para que ela brilhe tanto quanto o bacalhau.
Não erre no acompanhamento: aprenda a fazer batatas perfeitas nesta Páscoa
9. Na hora de escolher o que beber, se a ideia for vinho, saiba que para cada receita há um par ideal. A gente te ajuda a não errar. Uma dica esperta é seguir a regra de quanto mais leve forem os ingredientes, mais leve deve ser o vinho. Veja exemplos.
Vinhos para a Páscoa
10. Se a ideia for beber cerveja, também não dá para ser qualquer uma. A dica é quanto mais gorduroso o prato, mais forte pode ser a bebida. Confira 12 sugestões de rótulos.
Cervejas para a Páscoa
11. A sobremesa é a oportunidade de fechar a refeição com chave de ouro. Sabemos que os ovos soberanos são os de chocolate. Mas, na tradição portuguesa - tão presente nesta época do ano por conta da dupla bacalhau-com-batata -, os ovos de gema e clara também ganham destaque. Para quem quer dar uma pausa no chocolate, dê uma olhada nestas receitas.
Doces de ovos para fazer na Páscoa
12. Para quem não consegue resistir ao chocolate, temos sugestões de receitas para ir além do ovo. De bolo a picolé, tem opções para todo mundo se deliciar.
10 sobremesas com chocolate
13. Mas como identificar um bom chocolate? Para não cair em ciladas, aprenda a reconhecer as qualidades pelo som, o visual e o sabor.
Seu navegador não suporta esse video.
Aprenda a reconhecer as qualidades de um bom chocolate pelo som, o visual e o sabor
14. Se a ideia é presentear, ou substituir o preparo da sobremesa, a opção mais prática já está espalhada pelas lojas da cidade, ou nos fazendo bater a cabeça nos supermercados: são os ovos de Páscoa. Olhar o preço é importante, claro, mas já analisou com cuidado para saber que eles não são todos iguais? Tem certeza que sabe o seu sabor preferido? Sabe dizer a diferença entre gianduia, marzipã ou ganache? Fizemos um dicionário chocólatra para você:
Dicionário chocólatra
15. Já aprendeu que ovo de páscoa não é tudo igual, certo? Agora ficou fácil escolher qual vale a pena dar de presente (ou levar para casa e aproveitar). Ok, a variedade ainda é grande, mas para facilitar ainda mais, o Paladar comprou, provou e avaliou 60 ovos de Páscoa divididos em sete categorias. Os melhores estão aqui.
16. O almoço já foi. Por algumas horas pode ser que nenhum familiar consiga pensar em comida, mas logo chega o cafézinho da tarde e as barrigas voltam a roncar. Para este momento, dá para fazer outra receita típica: a colomba pascal. Tem quem coma de manhã, outros que preferem servir como sobremesa após almoço. Aprenda a receita e decida quando servir.
O que é colomba pascal? (Não, não é panetone)
17. Para aproveitar ainda mais a família, que tal juntar todo mundo no sofá e começar uma sessão de cinema? Temos cinco sugestões de filmes (e uma série) no clima do chocolate.
Cinco filmes (e uma série) para quem ama chocolate
18. Mas se o melhor negócio for comer fora, nem por isso você precisa fugir da tradição. Elegemos os 10 melhores pratos de bacalhau da cidade para você escolher.