A ensaladilla rusa é uma instituição na Espanha, todo mundo faz, todo mundo come, todo mundo gosta: é uma salada de batatas com maionese e complementos que variam conforme o endereço. Ela é popular no país todo, em casas, restaurantes e bares de tapas.
Tão popular, aliás, que neste ano o congresso que define tendências e desdobramentos da revolução de vanguarda espanhola, o Gastronomika, em San Sebastian, fez uma pausa para escolher a melhor ensaladilla rusa da Espanha.
O júri foi presidido por Martín Berasategui, que tem um três-estrelas com seu nome, entre outros restaurantes. Ganhou a de Carlos Abellan, do Tapas 24, em Barcelona. Os truques fazem a diferença: ele tempera as batatas ainda quentes. Faz a própria maionese, claro, e usa parte do óleo das latas de anchovas, atum e da água das azeitonas.
Ingredientes
- 700g de batatas monalisa
- 140g de cenouras
- 90g de azeitonas verdes
- 140g de atum em lata
- 75g de anchovas em conserva
- 25 ml de água da conserva das azeitonas
- 25 ml de óleo da conserva de anchovas
- 75g de óleo da conserva de atum
- 1/2 dente de alho
- 300 ml de óleo de girassol
- 75g de ovos
- 6 ml de azeite de oliva
- 3g de sal
Preparo
- 1.Cozinhe no vapor as batatas inteiras com a pele por 45 minutos aproximadamente.
- 2.Descasque as cenouras e cozinhe até estarem macias.
- 3.Pique as azeitonas e as anchovas.
- 4.Escorra e separe o atum em lascas sem dispensar o óleo da conserva (será usado).
- 5.Descasque e pique batatas e cenouras em cubos pequenos.
- 6.Bata no liquidificador o ovo, o alho picado e o sal, coe e volte ao liquidificador. Vá juntando os óleos aos poucos, sem parar de bater, para montar a maionese.
- 7.Misture a maionese com as batatas e cenouras picadas ainda quentes, adicione as anchovas e as azeitonas picadas e o atum. Resfrie rapidamente na geladeira, mas o ideal é consumir em temperatura ambiente.