Para entrar na moda coreana, que se espalha pelo mundo, experimente essas almôndegas. A receita original – da jornalista Kay Chun, do The New York Times – é assada. Mas, a menos que você tenha um forno bastante potente e deixe-o aquecer por uns 10 minutos antes de colocar as bolinhas de carne, faça à moda convencional: frite em uma frigideira com um pouco de óleo. Caso contrário, elas ressecam.
Usar carne bovina com teor de gordura de 20%, mais ou menos, também ajuda a deixar as almôndegas suculentas. Terceiro e último segredo: deixe a carne marinar na geladeira durante a noite.
Os coreanos comem com cheot-garak, palitos de metal, que eu não tenho, então usei o hashi japonês, de madeira.
Ingredientes
- ½ quilo de carne moída com boa porcentagem de gordura (acém, paleta, fraldinha, ponta de agulha…)
- 1 xícara de cebolinha cortada em rodelas finas e mais
- 2 colheres(sopa) de alho bem picado
- 12 biscoitos tipo cream crackers moídos (ou esmagados com as mãos em pedaços pequenos)
- 4 colheres (sopa) de shoyu
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher(chá) de pimenta-do-reino preta moída
Preparo
- 1.Ponha a carne moída em uma tigela, misture metade do shoyu (2 colheres), metade da cebolinha cortada (½ xícara), sal e pimenta e as bolachas cream cracker moídas. Mexa com as mãos.
- 2.Cubra a tigela com filme plástico e deixe marinar na geladeira pelo mínimo de 3 horas e o máximo de 12 horas.
- 3.Modele as almôndegas com as mãos (aproximadamente 12 bolinhas) e ponha em uma assadeira forrada com papel para assar.
- 4.Asse em forno preaquecido, em alta temperatura (300ºC) por aproximadamente 15 minutos. Se preferir, frite as almôndegas em uma frigideira com 2 colheres (sopa) de óleo vegetal quente.
- 5.Prepare o molho: misture 2 colheres (restantes) de shoyu com o vinagre.
- 6.Tire as almôndegas do forno, regue com o molho e sirva em tigelas individuais com arroz, cebolinha picada e, se gostar, kimchi.