Esse arroz de costelinha é um espetáculo – e um jeito de variar o tempero do assado natalino. A receita tem um toque levemente oriental, com um pouco de shoyu, sake mirin e cebolinha. Mas eles entram só na finalização, o tempero da costelinha é bem brasileiro, uma vinha d’alho. É facílimo de preparar e se temperar a costelinha na véspera vai ficar ainda mais saborosa. Senão, deixe marinar por pelo menos três horas.
Ingredientes
- 1 costelinha suína
- 6 dentes de alho
- 2 xícaras de vinho branco
- 1/2 abacaxi
- Sal e pimenta-do-reino moida na hora a gosto.
- 2 xícaras de arroz (cozinhe normalmente na água fervente com sal, depois de refogar com óleo e cebola)
- 1 pedaço grande de gengibre (uns 8 a 10 cm)
- ½ xícara de shoyu
- ½ xícara de sake
- 1 xícara de cebolinha francesa picada
- 1 cebola picada em cubos pequenos
- ½ xícara de azeite
Preparo
- 1.Ponha no liquidificador o vinho branco com o abacaxi picado e bata para fazer suco.
- 2.Tempere a costelinha com sal e pimenta. Faça furos na carne e encaixe os dentes de alho. Ponha em uma vasilha que tenha tampa, acrescente o suco de abacaxi e vinho, tampe e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.
- 3.Transfira a costelinha para uma assadeira com a marinada. Se o caldo for pouco, complete com água fervente, para cobrir a costelinha até a metade. Embrulhe a assadeira em papel de alumínio e asse por 1 hora tampado. Destampe e deixe no forno até dourar, regando de vez em quando. Tire do forno, espere esfriar e desfie a carne.
- 4.Cozinhe o arroz.
- 5.Descasque o gengibre e corte em fatias finas. Junte as fatias e esprema com as mãos em uma cumbuca, para extrair o líquido.
- 6.Refogue numa frigideira grande a cebola no azeite até murchar, acrescente a cebolinha, o shoyu e o sake, misture e junte a carne desfiada. Despeje o caldo do gengibre espremido Vá colocando o arroz cozido, aos poucos, mexendo. Se for necessário acrescente um pouco mais de shoyu e azeite. Ponha numa travessa e sirva quente.