Arroz de tomate é um prato simples e muito popular em Portugal, geralmente servido com pataniscas de bacalhau, preparação bem típica também, em que o bacalhau em pedaços é empanado e frito. O tradicional arroz de tomate é feito com arroz carolino, uma variedade de grão branco, curto e gordinho, cultivada nos estuários dos rios Tejo, Sado e Mondego. Por aqui, pode ser encontrado em empórios gourmet.
Essa é uma entre tantas receitas sem dono, ninguém sabe quem inventou e nem quando, porém todo mundo faz, cada família à sua maneira. Eu aprendi a preparar uma versão bem leve desse prato com meu amigo Chico Millan, dono do bar Balcão. A graça dessa receita é usar tomate fresco, já testei com tomate pelado de lata, mas o fresco deixa o prato mais delicado.
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz
- 3 xícaras de água fervente
- 7 ou 8 tomates bem maduros
- 1 cebola pequena
- 2 colheres (sopa) de óleo para refogar a cebola e o arroz
- Azeite para finalizar
- Sal a gosto
Preparo
- 1.Ferva água em uma panela grande.
- 2.Faça um corte superficial em formato de “x” nos tomates e ponha na água fervente por dois ou três minutos para levantar a pele. Tire do fogo, escorra em água fria. Tire a pele e as sementes dos tomates.
- 3.Bata os tomates já sem pele e sem sementes no liquidificador para formar um purê.
- 4.Em uma outra panela com tampa, prepare o arroz: aqueça o óleo, refogue a cebola até murchar (sem pegar cor), ponha o arroz e refogue por mais 1 ou 2 minutos.
- 5.Acrescente os tomates batidos e a água fervente com sal a gosto (1 colher de sobremesa é boa medida).
- 6.Tampe a panela e cozinhe o arroz por por 15 minutos. Tire do fogo. Ponha na travessa de servir e regue com azeite. Sirva quente.