Uma delícia esse arroz frito da Rita Lobo, que lembra o arroz chop-suey chinês. A receita está no livro Cozinha Prática (Panelinha, Editora Senac), uma compilação das receitas da série de programas que ela apresenta no GNT, com dicas para facilitar a vida de quem vai para a cozinha. A ideia, nesse caso, é aproveitar as sobras de arroz. Mas ele fica tão bom que vale a pena fazer o arroz fresquinho para servir assim. E, além de tudo, é rápido e bem fácil de fazer.
Ingredientes
- 3 xícaras de sobras de arroz branco
- 1 cebola
- 1/2 cenoura ralada no ralo grosso
- 1/4 de xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 ovos
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
- 1.Descasque a cebola, corte ao meio e faça fatias em meia lua.
- 2.Aqueça uma panela tipo wok, ponha 1 colher de sopa de azeite e frite a cebola. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar uns 15 minutos, mexendo, até dourar.
- 3.Ponha o arroz cozido numa tigela grande, transfira as cebolas refogadas para a mesma tigela e misture.
- 4.Ponha mais uma colher de azeite na wok, refogue a cenoura, junte a salsinha e a cebolinha. Transfira para a vasilha com o arroz.
- 5.Tire a wok do fogo, limpe com papel toalha. Leve de volta ao fogo.
- 6.Quebre os ovos numa tigelinha e ponha na wok, mexendo, até começar a cozinhar. Transfira o arroz para a wok, aqueça, tempere e sirva.
- 7.
Para beber
Para Luis Motta, do Attimo, o prato é fácil de harmonizar, embora leve ovo, que pode bloquear sabores. Ele sugere o Morandé Pioneiro Sauvignon Blanc 2013, com notas cítricas, o Vinhetica Terroir Rosé 2014, com notas florais e cítricas, e o Serre Romani Grenache Noir 2012, bem versátil.