Bela pedida para o Dia de Reis, 6 de Janeiro, quando a tradição recomenda comer romã. Esse prato é inspirado em uma receita do chef-celebridade Yotam Ottolenghi de arroz vermelho e romã. Acrescentei uvas assadas, salsinha fresca e pedaços de queijo de cabra cremoso. O tempero é uma combinação de azeite, vinagre balsâmico com um toque de xarope de romã, que você encontra em casas de produtos árabes, de produtos naturais ou em mercados de produtos gourmet. Para facilitar, você pode cozinhar o arroz vermelho (na pressão) e deixar na geladeira por até dois dias antes de usar.
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz vermelho (cozinhe na panela de pressão com 5 xícaras de água e um pouco de sal) por aproximadamente 15 minutos, ou até estar macio.
- 2 cachos de uvas roxas sem sementes
- ½ xícara de azeite
- 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 4 colheres (sopa) de xarope de romã
- 1 xícara de sementes de romã
- ½ xícara de salsinha fresca picada
- 80 g de queijo de cabra cremoso (ou mais, se preferir)
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
- 1.Cozinhe o arroz vermelho na panela de pressão com água e sal por aproximadamente 15 minutos. Ou até estar macio, mas firme. Espere esfriar.
- 2.Ponha as uvas em uma assadeira – sem untar – e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Tire do forno e reserve.
- 3.Misture o arroz e as uvas em uma tigela grande. Tempere com sal e pimenta, a gosto e acrescente o azeite, o vinagre balsâmico e o xarope de romã – vá pondo aos poucos, misturando e provando a cada vez.
- 4.Finalize com as sementes de romã e a salsinha picada. Mantenha na geladeira até a hora de servir.