Herdamos dos portugueses a tradição de comer bacalhau no Natal. Uns preferem na ceia da véspera, outros no almoço do dia 25. As receitas variam, mas o bacalhau é quase obrigatório. Dessa vez, inspirada pelo calor, sugiro um bacalhau frio, delicioso, fácil e rápido de preparar e que tem uma vantagem adicional: fica melhor feito na véspera e mantido na geladeira.
Ingredientes
- 1 kg de bacalhau dessalgado
- 500ml de água
- 300 ml de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 dente de alho picado
- 2 mini cebolas descascadas
- 4 ou 5 grãos de pimenta-do-reino
- 1 xícara de salsinha
- 2 cebolas roxas (uma inteira e outra fatiada)
- 2 colheres (sopa) de alcaparras lavadas e escorridas
- 1 limão siciliano em rodelas finas cortadas em quatro e as raspas
- 1 xícara de azeite
- ½ xícara suco de limão
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
Preparo
- 1.Ponha a água e o vinho em uma panela, acrescente a folha de louro, os grãos de pimenta, uma cebola e o alho inteiro descascados. Espere ferver.
- 2.Prepare um banho-maria invertido: encha uma bacia ou tigela grande de gelo e acomode dentro dela uma tigela vazia. Reserve.
- 3.Cozinhe as postas de bacalhau na água aromatizada por 3 ou 4 minutos. Escorra e ponha na tigela vazia cercada por gelo. Deixe esfriar.
- 4.Ponha o suco de limão e um pouco de sal em uma tigela pequena e bata com um garfo ou batedor de arame, enquanto vai despejando o azeite. Junte as raspas de limão e metade da salsinha picada.
- 5.Corte o bacalhau em lascas e distribua na travessa de servir.
- 6.Despeje o azeite com limão sobre o bacalhau. Espalhe as fatias de cebola, as alcaparras e as rodelas de limão cortadas em quatro. Salpique a salsinha.
- 7.Cubra com um filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro até a hora de servir.