Quando quiser tirar a batata da mesmice, experimente esta receita. Para começar, troque a batata comum pela doce. E asse-a em vez de fritar – vai ficar crocante e sequinha. Mas antes de levar ao forno, pincele azeite e passe nos temperos para fazer uma crosta. Siga a receita na primeira vez e depois, vá experimentando suas próprias combinações de especiarias e temperos favoritos. Mas mantenha sempre a dupla sal grosso e pimenta.
Ingredientes
- 1/2 kg de batata-doce (qualquer tipo, menos a roxa)
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher(chá) de sementes de coentro
- 1 colher(chá) de sal grosso
- 1/2 colher (chá) de sementes de erva-doce
- 1/2 colher(chá) de orégano
- 1/4 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
Preparo
- 1.Lave e seque bem as batatas, descasque (se preferir, pode manter a casca). Corte as batatas em fatias verticais de espessura média.
- 2.Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira grande com azeite.
- 3.Ponha o sal e os temperos num pilão (ou num moedor de grãos) e bata para moer. Despeje num prato raso.
- 4.Pincele o azeite em cada fatia de batata e em seguida passe as fatias nos temperos moídos do prato. Ponha as batatas na assadeira untada.
- 5.Asse as batatas em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos, vire para dourarem do outro lado e asse até que fiquem crocantes e douradas.
DICA DA SOMMELIÈRE DANIELA BRAVIN
Tenho duas boas sugestões para combinar com estas batatas-doces picantes. Maccagno Roero Arneis DOCG 2012 (Piemonte, Itália) é um vinho leve, fino e elegante, que evoca maçãs maduras e frutas cítricas. Custa R$ 95, na Wine O’Clock. E Dona Paterna Alvarinho 2013 (Minho, Portugal). Também é elegante, mas fresco e mineral. Custa R$ 125, na Premium.