Não dá para dizer que berinjela é boa até quando é ruim porque não é verdade. Ou vai dizer que você gosta de berinjela excessivamente tostada, amarga que só ela? Tão desagradável quanto aquele antepasto em que o alho encobre completamente a delicadeza do legume – para dizer a verdade, acho bem difícil combinar alho e berinjela, o alho fatalmente encobre a sutileza dela. Em compensação, a quantidade de receitas espalhadas pelo mundo não deixa dúvidas: berinjela faz longa parceria com a cebola e o tomate. Acontece que na receita dessa semana, ela chega sem cebola ou tomate, escoltada por mussarela de búfala fresca e presunto cru. Para finalizar, uma folhinha de manjericão.
Provei essa receita de entradinha numa aula de queijos na Escola Wilma Kovesi – aprendemos a fazer a mussarela (de leite de vaca) e as bolinhas recém-modeladas rechearam fatias de berinjela grelhada, em par com presunto cru. É facílima de fazer – e vou confessar que em vez de grelhar as rodelas de berinjela numa frigideira ou grelha uso o grill de uma sanduicheira! Dou só uma pincelada de azeite para não grudar.
+ 'Paladar' e Les Gourmands: menu italiano
Ingredientes
- 3 berinjelas de tamanho médio
- 150g de presunto cru em fatias
- 4 ou 5 bolas de mussarela
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Folhas de manjericão fresca
Preparo
- 1.Lave e seque as berinjelas e corte-as em rodelas de espessura média.
- 2.Pincele-as com um pouco (bem pouco) de azeite.
- 3.Aqueça uma grelha de ferro, ponha as berinjelas e grelhe por 3 ou 4 minutos de cada lado.
- 4.Tire do fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino.
- 5.Corte a mussarela em rodelas.
- 6.Ponha sobre cada rodela de berinjela uma fatia de mussarela e uma de presunto. Finalize com uma folhinha de manjericão.