Se quiser atualizar sua despensa, compre um pote de gochujang, a pasta de pimenta coreana anda aparecendo em receitas e cardápios pelo mundo todo. Depois que a conserva de acelga fermentada kimchi ganhou o ocidente e foi parar em pratos da Itália à Israel, agora é a vez desse condimento feito com pimenta malagueta fermentada, soja, arroz glutinoso, sal e açúcar. Sua aparência é semelhante à do extrato de tomate, porém o sabor é picante e levemente adocicado. Tem sido usado em tudo, do arroz frito ao molho de tomate – a Cecília, dona da banca de produtos orientais no Sacolão da Vila Sônia, me ensinou a colocar uma colherzinha de gochujang no tempero do feijão… Com certeza, você vai achar diferentes maneiras de utilizá-la. Esse camarão com tomatinho cereja pode ser um bom começo.
Ingredientes
- 1 kg de camarões grandes limpos e descascados
- 300 g de tomates-cereja cortados ao meio
- 1/2 de xícara de cebolinha cortada em rodelas
- 1/2 xícara de azeite
- 1 colher (sobremesa) de gochujang
- Sal a gosto
Preparo
- 1.Aqueça o azeite e refogue os tomates cortados ao meio por aproximadamente 5 minutos, até murcharem. Acrescente a cebolinha picada (reserve uma colher para finalizar o prato).
- 2.Junte os camarões e refogue por quatro ou cinco minutos, até mudarem de cor (cuidado para não refogar muito, para não endurecer).
- 3.Acrescente a pasta de pimenta, misture, prove e ajuste o sal, se necessário. Espalhe a cebolinha restante e sirva quente.