Esta cebola agridoce é a coisa mais simples do mundo – e é deliciosa. Clássico do balcão de antepastos na Itália, costuma dividir espaço com verduras e legumes em conserva, alguns affetatti (salames e embutidos fatiados) e a salada de feijão branco com cebola e aliche, entre outros pratos frios que variam conforme a região. Mas serve também como acompanhamento de carnes e aves. A receita é a mesma, o que varia é a temperatura. Como antepasto, ela é servida em temperatura ambiente. Como acompanhamento, fica melhor bem quente. A preparação é fácil – mas, como escreveu Marcella Hazan, em Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica (Martins Fontes), este prato tem um ingrediente secreto: a paciência de ir cozinhando as cebolas aos poucos em fogo baixo. Elas devem ficar bem douradas, caramelizadas, o que leva pelo menos uns 40 minutos.
Ingredientes
- 1 kg de minicebolas (tipo pérola)
- 1/2 tablete de manteiga sem sal
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 2 colheres (chá) de açúcar
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto
Preparo
- 1.Encha uma panela grande com água e leve ao fogo. Quando ferver, jogue as cebolas com a casca e deixe por 15 ou 20 segundos. Escorra e espere esfriar.
- 2.Tire a casca e corte a palha, com muito cuidado para não machucar as cebolas.
- 3.Ponha as cebolas e a manteiga numa panela grande, com 2,5 cm de água. Cozinhe em fogo alto por mais ou menos 20 minutos. Tempere com sal e pimenta.
- 4.Junte o vinagre a o açúcar quando a cebola estiver macia. Mexa bem, baixe o fogo e cozinhe por mais ou menos uma hora, mexendo de vez em quando para não grudar e pondo água quando necessário. Sirva com o caldo do cozimento.