Este chutney é convencional e delicioso. Leva manga, maçã, cebola e uma quantidade de pimenta que você adapta conforme seu gosto. Prefiro apenas levemente picante e foi assim que eu fiz. Ele é ótimo para acompanhar assados e embutidos, mas para mim a combinação ideal é com bresaola e pão, num sanduíche inspirado no que está há anos no cardápio do bar Balcão.
Os indianos fazem muito chutney de coco e de tomate, porém no mundo ocidental o mais popular é o de manga. Por muito tempo se difundiu a ideia de que essa espécie de picles de frutas apimentado tivesse sido inventada por ingleses na Índia. É uma verdade parcial, como registra Alan Davidson em The Oxford Companion to Food (Oxford Press). Nos tempos da colônia, os britânicos se encantaram com o chatni, o molho picante que acompanhava o arroz ou o cozido de grãos e legumes chamado dal, mas deram seus pitacos: enfatizaram o aspecto doce da receita, originalmente agridoce, e transformaram sua textura, aproximando-a da geleia. Foi assim que o chutney virou mania de inglês e se espalhou pelo mundo.
Ingredientes
- 2 mangas grandes sem casca, cortadas em fatias finas
- 2 maçãs verdes picadas
- 2 cebolas grandes picadas
- 200 ml de vinagre de vinho branco
- 2 pimentas dedo-de-moça sem sementes fatiadas finamente
- 1/2 colher (chá) de mostarda em grãos
- 150g de açúcar cristal
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
- 1/2 colher (chá) de cravo em pó
- 1 limão (as raspas e o suco)
Preparo
- 1.Ponha a cebola, o vinagre e a pimenta numa panela grande e cozinhe por 10 minutos.
- 2.Toste os grãos de mostarda numa frigideira até chiarem e ponha na panela com a cebola. Junte as frutas e cozinhe por 15 minutos, mexendo.
- 3.Acrescente o açúcar, o gengibre, o cravo e as raspas de limão, cozinhe até ferver, mexendo e até atingir consistência de geleia rústica. Ponha o suco de limão, mexa, tire do fogo e guarde em potes esterilizados.