Essa conserva tem um potencial incrível de realçar os pratos e você vai encontrar dezenas de maneiras de usá-la. Experimente espalhar um pouco sobre uma pizza de queijo gorgonzola (o contraste entre a acidez delicada e a cremosidade do queijo é espetacular). Também usei num sanduíche de rosbife e para acompanhar um peito de frango assado, e estou só começando a ter ideias…
A receita, do livro Jerusalém (Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi, Panelinha, 2014), é fácil e rápida – e estará pronta para usar em 24 horas, não precisa de quatro semanas como as conservas tradicionais de limão.
Ingredientes
- ½ pimenta chilli vermelha sem sementes, picada
- 3 colheres (sopa) de sumo de limão sicliano
- 3 limões sicilianos
- 35g de açúcar
- ½ colher (sopa) de sal marinho grosso
- 1 dente de alho descascado e amassado
- 1 colher (chá) de páprica doce
- ¼ de colher (chá) de cominho em pó
- 1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó
- ¼ de colher (sopa) de pimenta calabresa seca
Preparo
- 1.Corte os limões ao meio no sentido vertical e faça fatias finas (as mais finas que puder). Ponha em uma tigela.
- 2.Use um pilão para amassar a pimenta picada e uma colher (chá) de sumo de limão. Transfira a pasta para a tigela com o limão fatiado. Misture
- 3.Acrescente os demais ingredientes e mexa cuidadosamente para misturar bem todos os temperos. Cubra a tigela com filme plástico e deixe na geladeira por 24 horas.
- 4.Esterilize um pote de fechamento hermético para guardar a conserva: ferva água em uma panela grande, mergulhe o pote e deixe por um minuto. Escorra, espere secar e use para guardar a conserva. Dura 2 semanas na geladeira.
- 5.