Essa costelinha suína picante é tão boa e tão fácil de fazer que mal dá para acreditar. Cheguei a ela misturando e adaptando três ou quatro receitas – e confesso que da primeira vez ficou espetacular, mas não me lembrei de anotar todos os ingredientes e as quantidades, fui fazendo e jamais consegui repetir. Na segunda vez, ficou boa, mas faltava algo, então comecei a revirar as receitas de costelinha em todas as línguas, em livros e revistas, até descobrir o que eu tinha esquecido: era o vinagre balsâmico. Não deixe de usá-lo. O ideal é deixar a carne marinando durante a noite toda – mas uma vez deixei apenas duas horas e pegou bem o gosto. Já testei assar num dia e servir a costelinha no outro, deu certo também. Para acompanhar, sugiro os purês publicados na semana passada, de cenoura com laranja e batata com wasabi, além de rodelas de limão-siciliano.
Ingredientes
- 1 peça de costelinha suína com pouca gordura
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sal grosso
- 2 colheres de açúcar mascavo
- 1 colher (sopa) de alecrim fresco picado
- 1 colher (sopa) de tomilho fresco picado
- 1 colher (chá) de pimenta cayena
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
- 1 colher (chá) de páprica doce
- 1 xícara de vinagre balsâmico
- 2 xícaras de água quente
Preparo
- 1.Ponha o sal, o alho, a páprica, as pimentas e as ervas picadas num pilão e soque, soque, soque até fazer uma pasta grossa.
- 2.Esfregue a pasta de alho por toda a superfície da carne.
- 3.Ponha a carne numa assadeira (ou num saco plástico bem grande), regue com o vinagre balsâmico, cubra com o açúcar mascavo e deixe marinar por no mínimo duas horas (até 12 horas).
- 4.Preaqueça o forno a 180°C por 10 minutos. Despeje a água quente na assadeira em que está a carne.
- 5.Leve para assar por aproximadamente duas horas em forno bem baixo, ou até que a carne esteja macia e desprendendo do osso.