A combinação é pra lá de improvável: anchovas, erva-doce e creme de leite… Mas, acredite, essa é a fórmula de um acompanhamento perfeito para sair da mesmice num dia frio. Admito que, naquela divisão do mundo entre os que amam ou odeiam anchovas em conserva, sou do primeiro time. Mesmo assim, testei com certa desconfiança essa receita do livro Big Little Recipes (Food 52, sem edição em português). O contraste do peixe salgado e insinuante com a delicadeza do creme costuma dar certo, mas o que a discreta erva-doce poderia acrescentar ao prato? Fui para a cozinha e tive uma ótima surpresa. Um aviso: só vale para quem realmente gosta de anchovas, porque o sabor do prato é intenso. Combinei com lombo suíno assado e ficou ótimo.
Ingredientes
- 4 cabeças de erva-doce (separe os bulbos e talos)
- 120 ml (½ xícara) de vinagre de vinho branco
- 8 a 10 filés de anchova em conserva de óleo bem picados
- 50g do óleo da conserva de anchova
- 2 xícaras de creme de leite fresco
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
- 1.Lave e seque os bulbos de erva-doce. Corte-os em pedaços grandes no sentido do comprimento. Reserve.
- 2.Prepare o picles: com uma faca afiada, corte os talos de erva-doce em fatias bem finas e ponha em uma tigela. Tempere com 1 colher (chá) de sal, misture bem, cubra com o vinagre e deixe marinar até a hora de usar.
- 3.Ponha o óleo da conserva da anchova em uma frigideira que possa ir ao forno, aqueça rapidamente e coloque a erva-doce. Cozinhe até começar a dourar (4 a 8 minutos).
- 4.Numa tigela à parte, misture as anchovas picadas, o creme de leite e a pimenta-do-reino preta. E junte na frigideira com a erva-doce. Deixe ferver. Tampe a frigideira, tire do fogo e transfira para o forno. Asse por aproximadamente 30 minutos (tire a tampa nos 5 minutos finais) até que a erva-doce esteja macia e o creme tenha engrossado.
- 5.Sirva quente, com o picles de talos de erva-doce à parte.