Desculpem a falta de modéstia, mas meu espaguete ao vôngole é bem bom. O principal segredo é usar o vôngole mais fresco possível – dessa vez, eles saíram do mar em Santa Catarina, na quinta-feira de madrugada, chegaram a São Paulo na hora do almoço e, à tarde, já estavam na panela. O resto da receita não tem erro.
Ingredientes
- 1 kg de vôngoles frescos nas conchas
- 1 pacote de espaguete
- 100g de manteiga
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 xícaras de vinho branco seco
- 1 xícara de água
- 3 dentes de alho bem picadinhos
- 1 xícara de salsinha fresca bem picada
- Sal a gosto
- 1 colher (sopa) rasa de pimenta calabresa seca em flocos
Preparo
- 1.Lave muito bem os vôngoles nas conchas em água corrente. Repita para ter certeza de que estão limpos.
- 2.Derreta a manteiga com uma colher de azeite em uma panela grande tipo caçarola. Ponha o alho picado e deixe refogar por um minuto (cuidado para não dourar). Acrescente o vinho. Deixe aquecer.
- 3.Despeje os vôngoles limpos na panela. Deixe cozinhar por dois ou três minutos, junte a água, tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por uns dez minutos até as conchas abrirem. Desligue o fogo e descarte as conchas que estiverem fechadas.
- 4.Cozinhe o espaguete em 4 litros de água com 2 colheres (sopa) de sal seguindo o tempo indicado no pacote ou até que esteja macio mas firme. Escorra.
- 5.Volte ao fogo a panela com os vôngoles, deixe aquecer. Acrescente a pimenta e metade da salsinha. Misture a massa cozida. Mexa bem, teste os temperos e sirva quente.