Mais que uma receita, esse espaguete com tomate, anchova e alho é um convite para celebrar os 150 anos da imigração italiana essa semana – o navio La Sofia aportou em Vitória no dia 17 de fevereiro de 1874 trazendo a primeira leva de imigrantes da Itália, 380 famílias. É uma massa simples que retrata bem a culinária do sul da Itália, com seu frescor e perfume. O preparo não tem segredo. Se eu fosse você, deixaria sempre um vidrinho de anchovas em conserva na geladeira, para poder fazer essa massa de última hora.
Ingredientes
- 1 pacote de espaguete
- 200 g de tomates cereja
- 8 filés de anchova em conserva
- 1 dente de alho bem picado
- 1 cebola pequena cortada em fatias fina
- 1/4 de xícara de salsinha fresca picada
- 1/2 xícara de azeite
- 1/2 colher (chá) de pimenta calabresa seca
- Sal a gosto
Preparo
- 1.Ponha os tomates numa assadeira, tempere com sal e azeite e leve ao forno por 15 minutos, até começarem a murchar. Tire do fogo e reserve.
- 2.Cozinhe a massa em uma panela com 4 litros de água fervente com 2 colheres (sopa) de sal até que esteja macia mas firme.
- 3.Ponha o azeite e o alho picado em uma frigideira, aqueça por 30 segundos até o alho começar a chiar – cuidado para não deixar pegar cor. Junte a cebola picada e refogue por dois minutos.
- 4. Acrescente as anchovas, mexendo (atenção, a panela vai respingar!). Junte os tomates, mexa. Tempere com sal e pimenta calabresa.
- 5.Escorra a massa e despeje na frigideira com o molho, salpique a salsinha. Misture bem. Sirva quente.