Concordo com todas as críticas que se faz ao filé-mignon. Caro, sem graça, fora de moda. Ele é mesmo isso tudo. Porém, este prato é uma delícia, além de ser rápido e muito fácil de fazer.
A receita valoriza a maciez do corte e empresta todo o sabor que ele não tem, combinando a cebola caramelizada com o shoyu. Não estranhe se não sobrar nem um pedacinho para repetir no dia seguinte (se sobrar, não hesite, leve a carne de volta para a panela com um fio de azeite; ele não perde a graça).
Dica: a carne deve estar em temperatura ambiente antes de ir para a panela. Se estiver gelada, vai ficar dura.
Ingredientes
- 1 peça de filé-mignon
- 8 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 xícara de shoyu
- 2 cebolas picadas
Preparo
- 1.Aqueça uma panela grande e funda. Ponha 6 colheres (sopa) de azeite, espere esquentar e coloque ponha o filé-mignon.
- 2.Deixe dourar bem de um lado, até conseguir desgrudar da panela. Vire, usando uma pinça grande, e vá dourando a carne de todos os lados por inteiro. Tire a carne da panela e reserve.
- 3.Sem lavar a panela, ponha as 2 colheres (sopa) de azeite restantes, aqueça e refogue a cebola até dourar bem (uns 15 minutos, mexendo para não queimar). Despeje o shoyu, misture bem e devolva a carne à panela.
- 4.Deixe a carne cozinhar no molho até aquecer bastante. Sirva inteira e fatie à mesa.
Vinhos para acompanhar
O sommelier Paulo Neto diz que vinhos com boa acidez harmonizam melhor com este prato, por conta do sal no shoyu. Ele explica também que o filé-mignon pede vinhos de médio corpo. Invista em rótulos argentinos de Malbec e Syrah ou espanhóis de Tempranillo, Syrah e Merlot.