Receita de frango para o dia a dia, bem reconfortante e despretensioso – aprendi com uma senhora de Penápolis, chamada Djanira, que cozinhava na Usina Campestre no fim dos anos 1970. Ela usava também pimentão vermelho, mas prefiro sem, para deixar a receita mais leve. É bem fácil de fazer.
Fica ainda melhor com batata palha feita em casa, crocante e fininha. Você pode fazer a batata palha pela manhã e usar só à noite. Também dá para refogar o frango com antecedência e deixar para finalizar pouco antes de servir.
Ingredientes
- 500g de peito de frango
- 220g (1 pote) de requeijão cremoso
- 4 batatas grandes
- 300g de milho-verde
- 50g de manteiga (mais um pouco para untar)
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Preparo
- 1.Tempere o frango como preferir (costumo usar cebola, alho, sal, salsinha, vinho branco e um pouco de mostarda). Refogue numa caçarola, sem deixar dourar, vá adicionando água para amolecer. Espere esfriar e desfie. Reserve.
- 2.Rale as batatas e deixe numa vasilha com água até a hora de fritar. Escorra, enxugue bem com um pano e frite em óleo quente, aos poucos, separando as batatas para não grudarem. Escorra, tempere com sal e reserve.
- 3.Derreta a manteiga numa frigideira, junte o milho-verde. Misture. Junte o frango, tempere com pimenta-do-reino a gosto e mexa bem.
- 4.Unte com manteiga o fundo de um refratário e ponha o frango com o milho. Espalhe colheradas de requeijão sobre o frango.
- 5.Cubra com papel alumínio e leve ao forno para aquecer o frango e derreter o requeijão (leva uns 20 a 25 minutos, dependendo do forno).
- 6.Tire do forno, despeje a batata palha por cima do frango e sirva bem quente. Puro ou acompanhado de arroz branco.