Já pensou em servir o aperitivo na sobremesa? Pois é essa a ideia da gelatina de gim tônica, receita da inglesa Nigella Lawson. É um doce pouco doce e muito refrescante. De quebra, é fácil e rápido de fazer.
Você pode usar a quantidade regular de gim, mas, se quiser fazer mais suave, menos alcoólico, é só reduzir. Outra vantagem é que dá para deixar a gelatina pronta, na geladeira, dois dias antes de servir (mas protegida com filme plástico, para não pegar gosto). Desta vez, não fui eu que fiz o prato para fotografar, pedi a ajuda da Renata Mesquita, repórter do Paladar.
Ingredientes
- 300 ml de água
- 300g de açúcar refinado
- 2 limões-sicilianos (suco e raspas)
- 400 ml de água tônica
- 250 ml de gim
- 28g de gelatina (folha incolor)
- Hortelã e framboesa para
- decorar
Preparo
- 1.Coloque a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio. Após começar a ferver, conte 5 minutos.
- 2.Tire a panela do fogo, adicione as raspas do limão e deixe repousar por 15 minutos.
- 3.Coe a calda e adicione a ela o gim, a água tônica e o suco dos dois limões. Essa mistura deve ter 1.200 ml. Adicione mais tônica ou gim, de acordo com a sua preferência.
- 4.Hidrate as folhas de gelatina em água gelada até amolecer.
- 5.Enquanto isso, em uma panela, aqueça 250 ml da mistura de gim e tônica. O líquido não deve ferver. Tire do fogo, deixe esfriar um pouco, adicione as folhas de gelatina já hidratadas e mexa bem até dissolverem. Junte a outra parte da mistura de gim e tônica. Mexa novamente.
- 6.Despeje a mistura em forminhas levemente untadas com óleo.
- 7.Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 6 horas (ou até endurecerem).
- 8.Encha um prato fundo com água quente e mergulhe o fundo das formas, uma a uma, por alguns segundos. Vire-as no prato em que irá servir a gelatina e decore com folhas de hortelã e framboesas.