Homus é um dos pratos do momento, raros são os cardápios que não incluem pelo menos uma versão da pasta de grão de bico e tahine. Pistache é o ingrediente do ano de 2024, tendência no mundo todo. Reunir os dois em um aperitivo para o almoço de Páscoa, portanto, é receita de sucesso – e ainda, de quebra, uma maneira de celebrar o Dia da Comunidade Árabe, que foi ontem, 25 de Março.
Você pode fazer o homus da maneira tradicional e trabalhosa – deixar o grão de bico de molho por 24 horas e cozinhar em água com sal até ficar macio. Mas fique à vontade para pegar um atalho bem prático: comprar o grão-de-bico já cozido. Confesso que costumo comprar cozido e o único truque é lavar em água corrente e colocar em uma panela com água fervente por dois ou três minutos, isso deixa a textura da pasta mais homogênea e cremosa. Abaixo a receita tradicional, sem atalho.
Ingredientes
- 250 g de grão-de-bico
- 100 g de tahine
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (chá) de sal
- ½ xícara (chá) de água
- 1 xícara de pistaches descascados
- Azeite para regar
Preparo
- 1.Deixe o grão-de-bico de molho em água por 24 horas.
- 2.Escorra e ponha em uma panela com água e uma colher (sopa) de sal. Cozinhe até os grãos ficarem macios. Se preferir, use uma panela de pressão. Descasque os grãos ainda mornos e ponha no processador.
- 3.Misture a tahine com água, limão, água, sal e o alho picado em uma tigela e mexa para incorporar bem. Junte a mistura ao grão-de-bico no processador e bata até obter uma pasta homogênea.
- 4.Lave a tigela do processador, seque bem, e bata o pistache descascado até moer.
- 5.Misture o pistache moído ao homus. Transfira para o prato de servir e regue com bastante azeite.